Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Tendências

Ideias de decoração com plantas para ter em casa

04/10/2019

Decoração com plantas está em alta nos projetos residenciais, ainda mais agora que reaparece de uma forma mais conceitual, como a proposta urban jungle. Neste post, várias dicas de décor para você se inspirar!

Se você acompanha as tendências, como a recente urban jungle, provavelmente já notou que a decoração com plantas está em alta nos projetos residenciais. Além de trazer mais cor e beleza aos ambientes, as plantas decorativas proporcionam também outros benefícios, como a sensação de bem-estar.

As plantas para casa realmente contribuem para a qualidade de vida: algumas espécies podem até mesmo ajudar a purificar o ar, por exemplo. Então, que tal conhecer alguns tipos de plantas e descobrir como usá-las na decoração?

Tipos de plantas na decoração

Existem diversos tipos de plantas para a decoração de casa. Antes de escolher, é essencial saber quais são as necessidades de cada espécie em relação à iluminação e à rega. Assim, você garante que cada uma seja colocada no espaço ideal para crescer com saúde e beleza.

Plantas para dentro de casa

Plantas e revestimentos em madeira deixam ambiente aconchegante (Californian Wood / Portobello)

Plantas e revestimentos em madeira deixam ambiente aconchegante (Californian Wood / Portobello)

Entre as plantas para dentro de casa, a samambaia é uma das espécies mais conhecidas. Elas não são muito exigentes em relação à iluminação e, por isso, desenvolvem-se bem em ambientes internos. Com as folhas em cascata, essa espécie fica linda em estantes, prateleiras ou vasos decorativos suspensos.

A espada-de-são-jorge (veja acima) é outra planta indicada para dentro de casa, pois exige pouca manutenção. O mesmo acontece com as suculentas e os cactos, que só demandam um cuidado especial na hora da rega, já que não podem ficar muito úmidos.

A decoração com flores no interior de casa também pode ser feita com plantas artificiais, que são cada vez mais parecidas com as naturais e recomendadas para quem não tem muito tempo para se dedicar à manutenção. Os vasos decorativos com lavanda são um bom exemplo, pois se destacam pela cor viva.

Orquídeas em diversos formatos, tamanhos e cores também ganham destaque em qualquer área, sejam naturais ou artificiais. Essa espécie pode ser utilizada para decorar tanto a sala, quanto a cozinha ou banheiro, e ainda dá um toque elegante e delicado ao cômodo.

Plantas para ficar fora de casa

Se as plantas estão fazendo sucesso dentro de casa, no lado externo elas continuam chamando atenção. Entre as plantas que podem ficar fora de casa, as palmeiras são uma ótima opção e podem ser colocadas em varandas, áreas de churrasco e espaços de lazer, como a piscina. Begônias e roseiras também são boas possibilidades, pois oferecem mais cor ao espaço.

Duas formas estilosas e modernas de fazer a decoração com plantas em ambientes externos são o jardim vertical e os vasos suspensos, que proporcionam uma estética diferente aos cômodos da casa.

Quais plantas colocar em cada ambiente

Como os ambientes têm características diferentes, é importante escolher as plantas e flores ideais para cada um.

Na sala, que é uma área em que costuma haver boa circulação de ar, é possível apostar na diversidade de plantas, investindo em espécies de diferentes tamanhos – desde vasos minimalistas até plantas maiores. No entanto, é importante tomar cuidado com a iluminação, já que algumas espécies precisam de mais luz do que outras.

Os quartos também são bons locais para a decoração com plantas. Nesse caso, novamente é preciso ter atenção à luminosidade, alocando as plantas que precisam de luz, de preferência, perto das janelas. Vasos decorativos suspensos ou colocados sobre prateleiras e estantes, junto com outros objetos, como livros e porta-retratos, são uma boa opção.

Sobre as plantas para cozinha, o recomendado é manter as plantas distantes do forno e do fogão, pois o calor gerado por eles pode ser prejudicial. Se o ambiente tiver uma iluminação mais baixa, prefira plantas que se desenvolvam bem nessas condições ou deixe-as no sol uma ou duas vezes por semana. Vasos com temperos são uma ótima opção, porque, além de decorativos, são também funcionais na cozinha.

Nos banheiros, a preocupação é com a umidade, por isso, aposte em espécies que sejam resistentes. Duas boas opções são a espada-de-são-jorge e a samambaia, muito usada em jardins verticais, que dão destaque à decoração.

Em varandas e outros ambientes onde há incidência direta de luz natural, é preciso ter cuidado com a rega, já que o solo costuma ficar mais seco. Escolha tipos de plantas que resistam ao sol e dobre o cuidado com insetos.

Que tal apostar em uma decoração com plantas na sua casa? Comente o que você acha dessa tendência e compartilhe este artigo com outras pessoas que gostam do assunto!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *