Menu
Projetos e Obras
Busca
Fornecedor de arquitetura

Fornecedor de arquitetura

Conteúdo Matérias

Saiba como proceder para escolher o fornecedor de arquitetura ideal para seus projetos

29/10/2018

Com o poder de influenciar na estética, na durabilidade e na qualidade de uma obra, os materiais corretos são cruciais para o sucesso do seu trabalho. Veja no artigo algumas maneiras de garantir as melhores parcerias!

A realização de um bom projeto de arquitetura não acontece do dia para a noite. É preciso utilizar materiais de boa procedência, que respeitam a natureza e criam ambientes únicos. Além disso, é essencial cumprir o orçamento e os prazos de entrega estipulados no planejamento do projeto.

Por mais bem-preparado e capacitado que seja o arquiteto, em algum momento será necessário contar com a ajuda de parceiros de trabalho.

Nessas horas, a escolha de um bom fornecedor de arquitetura é a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. Basear a decisão apenas no fator financeiro não é uma boa ideia, pois nem sempre o menor preço é capaz de trazer a qualidade ideal. Basta um único equívoco para a perda de credibilidade com o cliente — e não é isso que você deseja, certo?

Este post vai mostrar dicas de como proceder para encontrar parceiros de arquitetura para os seus projetos. Confira!

Avalie o portfólio

Avaliação do portfólio com cuidado é fundamental

A quantidade e a qualidade dos projetos de arquitetura e construção atendidos por um parceiro são fundamentais em sua escolha. Se você quer evitar imprevistos e surpresas, saiba que é essencial avaliar o portfólio do fornecedor.

Verifique quais obras se parecem com o seu projeto e descubra qual foi o papel do fornecedor. Não considere apenas o preço, mas observe fatores como:

  • tempo de entrega;
  • cumprimento das cláusulas contratuais;
  • canais de comunicação utilizados;
  • rapidez e agilidade de resposta.

Hoje em dia, uma simples pesquisa na internet permite conhecer o portfólio do parceiro. Isso faz com que você ganhe tempo e possa analisar mais propostas de uma vez.

Porém, sempre considere fazer uma visita presencial no show-room ou no escritório. Aproveite esse momento para estreitar laços e conhecer as pessoas que farão parte do seu dia a dia no futuro.

Considere o tempo de mercado

fornecedor de arquitetura

Converse com o fornecedor e confira o seu histórico de entregas

Quanto mais experiente for o seu fornecedor de arquitetura, menores são as chances de surpresas e imprevistos. Isso quer dizer que o tempo de atuação é outro fator imprescindível em sua escolha.

Fornecedores em início de carreira até podem oferecer preços competitivos. Mas tenha cuidado para não ser atraído pelo menor valor. Preze o uso de práticas reconhecidas por outros empreendimentos e busque a opinião de antigos clientes.

Com o avanço das redes sociais, é fácil encontrar feedbacks positivos e negativos sobre a empresa em análise.

Pense também na participação que o fornecedor tem nos maiores eventos de arquitetura em nosso país. Estar ao lado dessas gestões significa utilizar aquilo que há de mais moderno e eficiente na construção — e isso, provavelmente, é o que você deseja para os seus projetos, certo?

Pense nas facilidades

Fornecedores de credibilidade no mercado têm boas formas de pagamento, prazos flexibilizados e adequados às necessidades do seu projeto e às melhores condições de entrega.

Evite fechar negócio com a primeira proposta que você receber. Levante dados e leia todas as cláusulas dos contratos. Esses cuidados evitam que você cometa algum erro.

Analise a qualidade do produto

Uma obra vai muito além das paredes e dos sistemas construídos. Na prática, o que está em jogo é a satisfação do cliente e a qualidade do serviço realizado.

Por esses motivos, você não pode deixar de averiguar como as obras do seu fornecedor foram executadas. Falhas estruturais e problemas nas instalações hidráulicas e elétricas tiram as noites de sono dos moradores e dos usuários.

Outra forma de colocar isso em prática é utilizar apenas produtos com selo de qualidade, reconhecidos no mercado nacional e internacional.

Verifique se o fornecedor de arquitetura tem compromisso

Importante a comunicação clara e o comprometimento do fornecedor

Toda obra está sujeita a atrasos e imprevistos. Contudo, a grande diferença de ter um bom parceiro de arquitetura é vista na hora de encontrar uma solução para esses casos. Fornecedores comprometidos sempre cumprem o que foi estipulado no contrato.

Imagine que o fornecedor de revestimentos de uma de suas obras tem um caminhão roubado ou um pneu furado. Ao reconhecer o problema, ele encontra uma resposta imediata, a fim de evitar danos ao andamento do seu projeto.

A criação de um plano de ação preventiva é algo que faz muita diferença nessas situações, já que a pressão e a responsabilidade podem atrapalhar o desempenho e a qualidade do serviço.

Portanto, discuta com o seu futuro parceiro quais medidas deverão ser tomadas caso alguma eventualidade aconteça.

Lembre-se da sustentabilidade

Verifique se o seu fornecedor tem um compromisso com a sustentabilidade

O pensamento sustentável já não é mais um diferencial para se destacar no mercado. O respeito à natureza deve ser uma premissa de qualquer projeto ou fornecedor de arquitetura.

Os profissionais e as empresas que atuam nessa área devem agir em conjunto, adotando soluções ecologicamente corretas e eficientes. Saiba que, hoje em dia, existem opções para todos os tipos de edificações.

Residências podem utilizar sistemas de aproveitamento de água de chuva e diminuir despesas, assim como indústrias já estão utilizando a energia fotovoltaica para otimizar o abastecimento elétrico.

Outras possibilidades estão relacionadas ao uso de materiais recicláveis. Não pense que esses insumos têm qualidade inferior. Na verdade, em muitos casos, é possível criar ambientes únicos e com boas características estruturais.

Semana do Design Nacional, por exemplo, mostrou que projetos sustentáveis representam uma tendência que não para de crescer no mercado nacional.

Como agir agora

Próximo passo: mãos a obra

Ao ler este conteúdo, você entendeu como é importante escolher o fornecedor de arquitetura ideal para os seus projetos. Antes de tomar qualquer decisão, é essencial analisar os tópicos mostrados acima.

O portfólio, a qualidade do serviço de arquitetura e a sustentabilidade são questões que você nunca pode deixar de lado.

Tenha em mente que um bom escritório de arquitetura precisa de parceiros que trabalham sob os mesmos princípios e valores, ajudando-o a trilhar o caminho do sucesso e a realizar serviços de qualidade.

Ao atuar com empresas do mesmo padrão que a sua, você tem facilidade para atrair e fidelizar clientes e seguir as tendências sobre arquitetura, design e outras inovações.

Se você deseja encontrar um parceiro que atende a esses e outros critérios, entre em contato com a gente e se prepare para ter exclusividade e inovação em seus projetos!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *