Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Olhar criativo

Festival de Luzes de Florença: intervenções deixam a cidade ainda mais iluminada

11/02/2019

Berço do Renascimento, o local teve a brilhante (literalmente!) ideia de destacar ainda mais os seus monumentos. Já virou tradição — todos os anos no período festivo — Florença encantar os turistas que passam pela capital toscana com suas incríveis projeções do projeto F-LIGHT Firenze. Venha conferir!

Vinte lugares foram tomados por uma iluminação especial, instalações, projeções e videomapping. Na última edição, estima-se que cerca de 460 mil turistas passaram pelas ruas fiorentinas. Tudo isso sem considerar o público de moradores e trabalhadores locais que, durante o período, cruzaram uma Florença iluminada enquanto realizavam suas atividades rotineiras.

Projeção homenageia Leonardo Da Vinci (Foto: Luiza Vegini)

Um dos monumentos mais famosos do mundo, a Ponte Vecchio, se transformou em uma tela de Leonardo Da Vinci. Um videomapping sugestivo celebrou o grande gênio das artes. O projeto, curado por Sergio Risaliti – diretor artístico do Museu Novecento –, teve como lema “Beleza e utilidade, experiência contemplativa da arte e da ciência”. Uma síntese perfeita do que foi Leonardo, entre suas criações artísticas e seus experimentos.

Já na Piazza della Signoria, uma luz particular iluminava as abóbadas da Loggia de’ Lanzi, criando uma atmosfera mágica e delicada para as esculturas romanas.

Iluminação em LED na torre do Palazzo Vecchio (Foto: reprodução site F-Light Firenze)

Ao lado, com seus 95 metros de altura, a Torre de Arnolfo dominou a cidade com uma espetacular iluminação de LED destacando o Palazzo Vecchio.

O mercado central, muito frequentado por turistas e moradores locais, nesta edição recebeu um destaque na sua fachada com curadoria de Marco Lodola, um renomado artista italiano que se destaca pelos seus grandes trabalhos cinematográficos.

Fachada do Mercado Central de Florença com curadoria de Marco Lodola (Foto: reprodução site F-Light Firenze)

Além das intervenções em alguns dos marcos da cidade, as árvores de Natal também chamaram a atenção na cidade. Dentre elas, a que teve grande destaque foi a versão da Piazza Santa Maria Novella, um cone com 20 metros de altura e milhares de luzes coloridas, executado em formas geométricas remetendo aos desenhos e formatos da Basílica da praça.

Piazza Santa Maria Novella

O fator mais interessante do F-light é que, ao fim de cada festival todos os anos, alguns pontos da cidade ganham iluminação permanente. Isso mesmo! Uma boa tradição que agrega ainda mais beleza às maravilhas de Florença. Neste ano, os escolhidos foram: Palazzo Medici Riccardi, Basilia di San Miniato e as antigas torres nas principais entradas da cidade.

Gostaram do festival? As edições surpreendem a cada ano e encantam todos que passam pelas ruas de Florença. Não deixe de conferir as próximas edições caso você esteja com viagem marcada para Itália! Buon viaggio!

Jogo de luzes reflete na água

A iluminação cria novas possibilidades para as construções

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *