Menu
Projetos e Obras
Busca
fachadas-ventiladas

Portobello Tendências

Fachadas ventiladas: 8 benefícios para o seu projeto

09/10/2019

Elas ainda são pouco difundidas no país, mas oferecem uma série de benefícios que podem ajudar na sua popularização.

Você está em busca de opções que oferecem mais segurança e valor agregado aos seus projetos? Então, precisa conhecer a enorme versatilidade das fachadas ventiladas.

Embora elas ainda sejam pouco conhecidas, mais de 40 projetos arquitetônicos país afora já testaram e atestaram que esse tipo de revestimento é versátil, belo e durável.

Para ajudar você a identificar as melhores opções, a seguir, falaremos sobre tudo o que você precisa saber a respeitodas fachadas ventiladas. Confira!

Afinal, o que são as fachadas ventiladas?

Trata-se de um sistema cujas placas são fixadas por meio de uma estrutura metálica no lugar do tradicional reboco com argamassa colante. Isso o coloca à frente da estrutura dos edifícios como um revestimento extra.

Vale destacar que as fachadas ventiladas não levam esse nome à toa, pois existe um espaço (mínimo de 7 cm e máximo de 50 cm) entre o revestimento e a parede. Assim, constrói-se uma câmara de ar, gerando o “efeito chaminé”, que isola termicamente o interior (do frio ou calor) e o exterior da obra, aumentando o conforto e economizando a energia.

No entanto, o maior benefício para o proprietário é a segurança, pois as fachadas ventiladas são sistemas industrializados projetados e montados que contam com até 10 anos de garantia das empresas fornecedoras — um modelo de negócio muito diferente do tradicional sistema aderido.

Por fim, a flexibilidade arquitetônicaé outra novidade, já que as placas que formam as fachadas ventiladas não têm qualquer limitação de altura ou tamanho, além de permitirem volumetrias inovadoras.

Projeto de Fachadas Ventiladas

Projeto de fachadas ventiladas (Foto: Portobello Tijucas)

Como é a composição delas?

Além dos itens citados, o sistema de fixação das fachadas ventiladas é muito mais simples do que o do aderido porque não requer a aplicação de chapisco, emboço, argamassa colante e rejunte.

Por ser uma instalação a seco, a limpeza final é feita com pano úmido. Ou seja, muito mais prática do que aquela realizada com ácidos e hidrojato.

Abaixo, confira os componentes que dão suporteàs placas das fachadas ventiladas:

  • uma camada aplicada de material isolante (opcional);
  • a base, que serve, essencialmente, como um suporte de fixação;
  • o material de revestimento de sua preferência;
  • uma subestrutura que tem como principal objetivo o auxílio à fixação das camadas;
  • a câmara de ar, citada previamente, que garantirá o espaço de circulação e escoamento de água;
  • as juntas, que serão instaladas entre as placas ou os painéis.

Deu para entender como as fachadas ventiladas podem ser aplicadas nos seus projetos arquitetônicos? Que tal seguirmos, então, para os benefícios práticos de instalá-las em edifícios?

Fachadas Ventiladas - Edificio Reñaca Norte

Edificio Reñaca Norte (Foto: MK Inmensamente Exclusivo)

Quais são as suas vantagens?

Com base no que vimos, dá para ter uma boa ideia das vantagens que os arquitetos e as empreiteiras identificam no uso das fachadas ventiladas, não é mesmo?

Apelo estético

Partindo do óbvio, que salta aos olhos para quem observa um edifício com a fachada ventilada, vale mencionar que o seu projeto adquire um apelo estético irresistível.

Isso sem falar que a estrutura é diferenciada em relação ao que vemos nos prédios atualmente. Assim, é possível criar um efeito interessante, que chama a atenção das pessoas nas ruas de imediato.

Outro ponto interessante é que esse sistema remove algumas barreiras à criatividade, como:

  • não ter limitações para a altura do edifício;
  • permitir o uso de placas de porcelanato de grandes formatos;
  • possibilitar a criação de volumes sem ter que fazer enchimentos ou estruturas complexas;
  • permitir a composição com outros elementos, como brises e vidros, para ventilação ou ocultação de máquinas de ar-condicionado.

Durabilidade

Os sistemas são desenhados para a máxima performance, oferecendo entre 200 e 300 vezes mais área de fixação do que os grampos simples ou inserts metálicos.

Garantia

Garantia de 10 anos pelos serviços prestados de materiais, projeto e instalação.

Fachadas Ventiladas - Boulevard 14/32

O Boulevard 14/32, que fica de frente para o novo Aeroporto Internacional de Florianópolis, tem uma fachada ventilada composta por porcelanatos da Portobello (Projeto: Juliana Castro)

Serviço 100% legalizado

São poucas as empresas do mercado capazes de entregar laudos de laboratórios independentes, atestando que a solução oferecida atende à normativa brasileira de ventos e impactos.

Além disso, todas as obras são asseguradas por apólice de seguro e registro de um responsável técnico brasileiro.

Fácil gestão da obra

Gerenciar todos os aspectos de uma obra é um serviço muito complexo e demanda total conhecimento da equipe técnica. O modelo de venda da solução completa consiste em um único contrato de fornecimento que já contempla materiais, projeto, instalação, fiscalização e garantia.

Menor custo de manutenção

A única manutenção necessária é a limpeza periódica. Eventuais defeitosde projeto ou instalação são cobertos por 10 anos de garantia.

Rapidez na instalação

A fachada ventilada permite a instalação em um tempo pelo menos quatro vezes menor do que o método tradicional. O motivo para isso é que se trata de um sistema industrializado de instalação a seco de alta produtividade.

Conforto térmico

O efeito chaminé de circulação natural do ar por dentro da fachada isola o ambiente interno do externo, reduzindo em até 20% o consumo de ar-condicionado.

Para você que se interessou pela versatilidade das fachadas ventiladas, temos um convite: aproveite para dar uma conferida em nosso artigo que privilegia a arte de usar e transformar os seus projetos por meio do porcelanato. Até a próxima!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *