28.07.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Revestimento que reproduz mármore é atemporal. Tonalidade escura traz elegância e sofisticação ao projeto (Projeto: Portobello S.A.)

Fachadas de casa: como renovar o cartão de visitas do seu lar

 minutos de leitura
calendar-blank-line
28.07.2022
Estilo de decoração, tipos de revestimento... Saiba tudo sobre as fachadas de casa e confira 5 projetos inspiradores!
minutos de leitura

É unânime: as fachadas de casa são o “cartão de visita”, a primeira impressão quando se chega à residência.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Além de serem uma amostra da decoração do interior, ainda podem ajudar a captar melhor a iluminação natural, melhorar a ventilação ou aproveitar a amplitude do terreno. Portanto, é um aspecto do projeto que merece toda a atenção.

Pensando nisso, reunimos os principais tipos de fachadas de casa e seus revestimentos, além de separar projetos inspiradores. Acompanhe!

Tipos de fachadas de casa

Estilo moderno está entre os mais usados para fachadas de casa nos dias de hoje (Projeto: Portobello S.A.)

Cada um tem um estilo, uma personalidade, e prefere seguir um tipo específico de decoração. Quando o assunto são fachadas de casa, todos esses elementos também podem estar presentes.

Afinal, há muitos tipos de fachadas de casa. Certamente, um deles vai se adequar perfeitamente ao projeto e às preferências dos moradores.

Entre os tipos de fachadas de casa mais comuns estão:

  • Fachada moderna. Comum em projetos contemporâneos e minimalistas, tem como principal característica as linhas retas;
  • Colonial. Além do telhado que segue esse estilo, uma fachada assim costuma ter detalhes ao redor de janelas e portas, que geralmente são de madeira;
  • Neoclássica. Uma evolução da arquitetura clássica, conta com colunas e pórticos imponentes, sempre em cores claras;
  • Rústica. Remete à simplicidade e geralmente usa materiais naturais como madeira e pedra natural na ornamentação e até na estrutura.

Principais revestimentos para fachadas de casa

Agora, além de considerar a beleza da arquitetura das fachadas de casa, também é necessário levar em conta aspectos como o local e o clima. Dessa maneira, é possível garantir que o aspecto da fachada vai ficar intacto por mais tempo.

Nesse sentido, é importante dar atenção à escolha do revestimento da fachada. Os mais comuns são:

Pintura

É uma das principais escolhas para fachadas de casa, sejam elas simples ou mansões. O resultado é bonito e pode ter praticamente qualquer cor.

Aquelas destonalizadas sofrem menos com a ação do sol. Por isso, tendem a estar entre as preferidas. Entre os exemplos estão off-white e bege.

Eles também são ótimos para manter um aspecto moderno e atemporal. Portanto, a recomendação costuma ser deixar tons vibrantes para a decoração de interiores.

Ainda assim, com o tempo é necessário realizar a manutenção da fachada. Isso porque a pintura mancha, desbota e suja. Sem falar que pode descascar, principalmente se houver umidade.

Grafiato

Já o grafiato é uma espécie de pintura com ranhuras. A textura é feita com uma massa específica e desempenadeira.

O interessante é que para a aplicação não é necessário lixar as paredes. Portanto, o trabalho é mais prático. Por ser pintura em cima das ranhuras, ainda sim precisa de manuntenção periódica.

Revestimento cerâmico

Fácil de manter e impermeável, revestimento cerâmico gigante como a Lastra ainda melhora conforto térmico da casa (Projeto: Portobello S.A.)

Entre as opções mais modernas para fachadas de casa está o revestimento. Além da tradicional cerâmica, é possível escolher materiais mais atuais e sofisticados, como porcelanato ou Lastra.

Confira as principais vantagens de usar revestimento na fachada:

  1. São diversas opções de revestimento para escolher. Pode ter aspecto de madeira, de mármore, pedras naturais ou concreto, além de texturas, relevos e desenhos;
  2. É possível misturar diferentes revestimentos nas fachadas de casa, tornando o projeto ainda mais personalizado;
  3. Proporciona mais conforto térmico à casa;
  4. Protege a construção do sol e da chuva;
  5. Tem visual moderno;
  6. É impermeável.

Madeira

Fachadas de casa podem ser totalmente feitas em madeira, ou ter apenas alguns detalhes com esse material. 

Entre os cuidados na hora de usar madeira nas fachadas de casa estão passar impermeabilizante para evitar problemas com a ação da chuva, além de verniz, que dá o brilho característico.

Entretanto, a manutenção deve ser frequente, principalmente porque com o tempo o verniz se desgasta e é necessário aplicar novamente.

Além disso, é importante ficar de olho para saber se não há a ação de cupins ou se a madeira está apodrecendo.

O ideal é utilizar revestimentos cerâmicos que interpretam a madeira, que são mais resistentes e facilitam a manutenção (Projeto: Portobello S.A.)

Concreto

Essa é uma das opções mais resistentes para fachadas de casa. Principalmente em projetos de concreto aparente. Além disso, não requer manutenção.

Também é possível deixar blocos de concreto à mostra, ou ainda optar por uma camada de cimento queimado. As opções são ótimas para projetos em estilo industrial ou contemporâneo.

Por outro lado, os porcelanatos e as Lastras que recriam o concreto são mais sustentáveis, fáceis de limpar e muito resistentes.

Fachada revestida com Lastra, que traduz a urbanidade do concreto com suavidade (Projeto: Portobello S.A.)

Tijolinhos

Usar tijolinhos nas fachadas de casa também é uma alternativa para ter uma aparência rústica e acolhedora.

Assim como no caso da madeira, a casa pode ter a aplicação dos tijolinhos em toda a sua fachada, ou só em alguns detalhes, que são um charme à parte.

Pedras naturais

Embora muito elegantes, as pedras naturais estão entre as opções mais caras para fachadas de casa. No entanto, contam com uma grande vantagem: você praticamente não vai precisar fazer manutenção.

O interessante é que há muitas opções, variando não só no formato, como também no tamanho e na cor. Pedra Miracema, Canjiquinha e São Tomé estão entre as principais opções. Uma ideia para conseguir um design contemporâneo é mesclar a fachada de pedras com outro tipo de revestimento, a exemplo do porcelanato, da madeira ou tijolinho.

Vidro

Apesar de parecer pouco resistente, há opções bastante seguras de vidros para fachadas de casa. Contudo, antes de escolher esse tipo de revestimento, leve em consideração a redução da privacidade, além da incidência de luz solar, que pode ser muito forte.

Como transformar a frente da sua casa: 5 inspirações

A seguir, confira 5 inspirações de fachadas de casa que usam revestimento cerâmico na decoração.

1. Fachada moderna transborda sofisticação com detalhes em preto

Estilo moderno ganha elegância com revestimento marmorizado em tom escuro (Projeto: Ilana Santiago)

A fachada moderna é tendência, com suas linhas retas e elegantes. O projeto em destaque traz detalhes imponentes em porcelanato que reproduz mármore: Nero Venato.

Em tom escuro com veios dourados, a peça transborda sofisticação, dando um gostinho do que se pode encontrar no interior da casa.

Além disso, é interessante ressaltar que o mármore é um material atemporal. Então, um revestimento com esse aspecto vai garantir uma fachada de casa sempre atual.

Mas a sofisticação também aparece em outros detalhes do projeto. Por exemplo, o luxo do preto é potencializado pela combinação com cinza.

Outros aspectos modernos completam a fachada, como as esquadrias pretas, a porta na mesma cor, além dos vidros das janelas.

2. Movimento do cimentício se destaca em fachada imponente

Fachada com revestimento texturizado é verdadeira obra de arte (Projeto: Portobello S.A.)

Fachadas de casa com um tamanho desses já chamam a atenção por si só. Mas que tal incrementar com um revestimento que adiciona movimento à decoração?

O cimentício Marea tem inspiração nas ondas do mar e traz um ar elegante com a tonalidade clara e atemporal.

Os detalhes tridimensionais parecem terem sido esculpidos, o que deixa qualquer fachada de casa mais imponente.

E o resultado não poderia ser diferente: um revestimento moderno e tecnológico, que mistura clássico e artesanal.

3. Detalhes com revestimento amadeirado compõem estilo rústico

Reprodução de madeira preserva estilo rústico e torna conservação da fachada da casa mais prática
(Projeto: Melissa de Angelis)

Em construções modernas e urbanas, o estilo rústico não precisa ser deixado de lado. Afinal, existem materiais como o porcelanato, que conferem durabilidade e praticidade. Além, claro, de um visual muito atual.

Assim como no caso da madeira natural, o porcelanato que interpreta a madeira também pode ter diferentes cores e texturas.

A variação entre os desenhos da mesma peça fazem com que o revestimento se pareça ainda mais com a madeira natural. É o caso e Ibirapuera Mix, que se mescla à pintura, dando um ar rústico ao projeto.

4. Revestimento dá toque moderno à fachada de tijolinhos

Clássico, tijolinho ganha releitura para fachada com revestimento cerâmico moderno
(Projeto: Rafael Granero e Ana Lívia Mafra / Foto: Carolina Mossin)

Uma das vantagens de revestimentos cerâmicos como o porcelanato nas fachadas de casa é o fato de conseguir reproduzir diferentes materiais. Mas isso sem abrir mão das vantagens do revestimento, como a durabilidade.

E que tal criar uma superfície que lembra as fachadas de casa no bairro Chelsea, em Londres? Essa é a proposta do revestimento homônimo da Portobello.

Os famosos bricks e sua textura rústica chegam com formatos e espessuras diferentes, formando relevos. Assim, é possível ter uma superfície totalmente personalizada.

Uma mistura da decoração com tijolinhos clássica e da contemporaneidade do bairro que hoje é um importante centro cultural.

5. Fachada de casa totalmente revestida em projeto contemporâneo

É possível ter fachadas de casa totalmente revestidas por cerâmica, porcelanato ou Lastra (Projeto: Portobello S.A.)

A Lastra Portobello é uma excelente opção para quem quer revestir fachadas de casa inteiramente com porcelanato.

Além de proporcionar conforto térmico e ser fácil de conservar, ainda tem a vantagem de ser uma peça grande e única, que confere sofisticação a qualquer projeto.

No caso de Folk Desert, a reprodução é Limestone, uma pedra calcária geralmente encontrada na Turquia e na Espanha.

Gostou das nossas ideias de fachadas de casa? Que tal agora entender melhor sobre pisos para esses ambientes? Continue com a gente para conhecer revestimentos amadeirados para áreas externas!

Revestimento que reproduz mármore é atemporal. Tonalidade escura traz elegância e sofisticação ao projeto (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Fachadas de casa: como renovar o cartão de v...

Fachadas de casa: como renovar o cartão de visitas do seu lar

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies