Menu
Projetos e Obras
Busca
Fabiano Hayasaki, o arquiteto dos jogadores de futebol, abre projeto em Ribeirão Preto

Conteúdo Arquitetura com opinião

Fabiano Hayasaki, o arquiteto dos jogadores de futebol, abre projeto em Ribeirão Preto

22/03/2019

“Minha esposa e eu saímos do interior, de condições de extrema pobreza, sem conhecermos ninguém. Já chegamos longe demais. Não tivemos padrinhos, conquistamos degrau por degrau”, declara Fabiano Hayasaki. Conheça sua história de superação pessoal e sucesso na arquitetura, além de um lindo projeto revestido de porcelanato.

O arquiteto dos jogadores de futebol. Assim ficou conhecido Fabiano Hayasaki, que comanda, ao lado da esposa, a designer de interiores Tania Hayasaki, um escritório de arquitetura em São José do Rio Preto. Dudu, Willian Bigode, Leandro Castán e a grande estrela Neymar estão entre os mais de 40 clientes boleiros. Porém, o trabalho de Fabiano vai muito além.

Tania e Fabiano Hayasaki (Foto: Miro Martins)

“Como fizemos projetos para pessoas muito famosas, acabamos ganhando fama também. Mas a maioria dos nossos clientes são pessoas comuns, em geral empresários ou médicos”, conta. O que fez um escritório do interior de São Paulo atingir clientes importantes e ganhar projeção internacional? “Relacionamento, respeito humano, olhar nos olhos das pessoas e entregar mais do que prometer. Todos os novos clientes são indicações de clientes satisfeitos. E a maioria dos nossos clientes não faz um projeto só, faz todos os projetos da vida”, explica Fabiano.

Neto de imigrantes japoneses, assim como Tania, Fabiano teve uma infância humilde. Aos nove anos, sua família perdeu a casa onde morava. Esse episódio fez despertar em Fabiano o desejo de ser arquiteto. “Numa folha de papel, desenhei uma casa e entreguei para os meus pais, dizendo que aquela seria a nossa casa. De um fato difícil, descobri minha paixão”, relembra, emocionado.

Foi outro momento triste que impulsionou o sucesso de Fabiano. O pai de Tania faleceu no dia anterior ao casamento deles. “Eu queria entender por que passei por tanto sofrimento em minha vida. A resposta que encontrei é que eu tinha que sofrer para aprender a parar de reclamar e dar valor à vida. Eu entendi o significado da vida, precisava correr atrás do sucesso. Busquei amigos melhores, me cerquei de pessoas com conteúdo”, relembra.

Modernidade na cozinha (Foto: arquivo pessoal)

Após 16 anos trabalhando como desenhista em escritórios de outros arquitetos, em 2004 ele decidiu investir na própria carreira. “A Tania e eu nos unimos, abrimos nosso escritório, nossa filha nasceu e tudo de bom começou a acontecer. Prosperamos quando olhamos para dentro. Nossa carreira deu um salto gigantesco, muito rápido”, diz.

Em abril, o escritório Fabiano Hayasaki Arquitetura completará 15 anos, com 2.050 projetos realizados. Para comemorar o sucesso, a dupla contará com a Portobello Shop Vila Olímpia para realizar seu primeiro projeto na CASACOR São Paulo, prestigiada mostra de decoração, que mais uma vez terá sustentabilidade como tema. A Arena do Conhecimento, ambiente de 400 m², receberá workshops, palestras, coquetéis e outros eventos da mostra. “É um ambiente de trabalho, mas que terá muita natureza, muita vida, com materiais ecologicamente corretos”, adianta Fabiano.

LEIA AINDA: CASACOR SC/Florianópolis: uma imersão completa através dos quatro sentidos

Varanda conta com espaço gourmet com chopeira (Foto: arquivo pessoal)

Também pela sustentabilidade, Fabiano e Tania utilizam muito porcelanato em seus projetos. “Tem vantagens técnicas em comparação aos materiais naturais, além de custo menor e beleza. As reproduções da madeira da Portobello são as melhores. Não se diz a diferença e o piso frio combina com o clima do Brasil”, elogia Fabiano.

Um destaque entre os projetos com porcelanato é este apartamento em Ribeirão Preto. O Perlino Bianco polido 90x90cm foi aplicado em todas as áreas sociais e de serviço. O piso claro e brilhante, da Portobello, é a base perfeita para receber móveis de estilo clássico, claros e escuros, mas sempre de tons neutros.

Apartamento em Ribeirão Preto por Fabiano Hayasaki Arquitetura (Foto: arquivo pessoal)

“Muitos clientes não sabem definir o próprio estilo. Por isso, no processo criativo, mais do que conversar, pedimos que nos mandem imagens de referência. Quando detectamos o real estilo, direcionamos para o que será melhor para cada casa”, detalha Tania.

A área social exibe decoração no estilo clássico (Foto: arquivo pessoal)

A sala de jantar, como toda a área social, recebeu Perlino Bianco, da Portobello, no piso (Foto: arquivo pessoal)

O estilo dos projetos varia de acordo com o cliente. No Fabiano Hayasaki Arquitetura, o morador é sempre o protagonista da decoração. Na tão comentada casa de Neymar em Angra dos Reis, por exemplo, a dupla trabalhou com um estilo mais despojado. Para o jogador do Paris Saint-Germain há outros dois projetos, ainda não realizados, entre eles a casa da futura aposentadoria. Até lá, Fabiano e Tania seguirão marcando muitos gols nos campos da arquitetura.

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *