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Instalação View, de Nanda Vigo e Dan Vo em homenagem a Enzo Mari (Crédito: Gianluca Di Ioia)

Instalação View, de Nanda Vigo e Dan Vo em homenagem a Enzo Mari (Crédito: Gianluca Di Ioia)

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Retrospectiva celebra vida e obra de Enzo Mari, na Triennale di Milano

02/12/2020

A mostra presta homenagem a um dos designers mais inquietos e provocativos de todos os tempos.

Em 17 de outubro, a Triennale di Milano inaugurou uma das exposi√ß√Ķes mais esperadas do ano com a retrospectiva da obra do designer italiano Enzo Mari. Infelizmente, Mari veio a falecer no dia seguinte √† vernissage, aos 88 anos, acometido pela COVID-19. Apesar disso, o designer participou de todo o processo de cria√ß√£o da mostra intitulada Enzo Mari curated by Hans Ulrich Obrist, com co-curadoria de Francesca Giacomelli.

Atualmente, a Triennale est√° novamente fechada devido √† segunda onda da pandemia que atingiu em cheio a Lombardia. Mas tem reabertura prevista para 3 de  dezembro. Quem puder visit√°-la ‚ÄĒ at√© 18 de abril de 2021‚Äď ter√° a oportunidade de apreciar o trabalho de um dos designers mais brilhantes, inquietos e provocativos dos √ļltimos tempos. Oportunidade √ļnica pelos pr√≥ximos 40 anos. 

O designer Enzo Mari (Crédito: Ramak Fazel)

√Č que Mari doou em vida seu arquivo √† cidade de Mil√£o, onde trabalhou e morou. S√£o cerca de 1500 projetos entre desenhos t√©cnicos, maquetes, prot√≥tipos, obras de arte, fotografias e livros, que v√£o fazer parte do patrim√īnio c√≠vico da cidade. No entanto, o mestre estabeleceu uma condi√ß√£o: nada deve ser mostrado ao p√ļblico durante as pr√≥ximas quatro d√©cadas. “Ele justificou isso alegando que, de acordo com suas previs√Ķes mais otimistas, esse ser√° o tempo necess√°rio at√© que uma nova gera√ß√£o, que n√£o seja mimada como a de hoje, seja capaz de fazer bom uso desse acervo, retomando o controle do profundo significado das coisas”, explica Stefano Boeri, presidente da Triennale.

Na exposição, é possível ver desenhos, protótipos e obras de arte criadas por Enzo Mari ao longo de mais de 60 anos de carreira (Crédito: Gianluca Di Ioia)

A exposi√ß√£o est√° dividida em duas partes: uma se√ß√£o hist√≥rica e outra, onde uma s√©rie de artistas e designers de v√°rias partes do mundo foram convidados a homenagear Mari com instala√ß√Ķes site-specific. Entre os nomes que assinam essa homenagem, est√£o Nanda Vigo e Dan Vo, Tacita Dean, Dominique Gonzalez-Foerster, Adelita Husni-Bey e Dozie Kanu. Na parte hist√≥rica, √© poss√≠vel ver a vers√£o de uma exposi√ß√£o montada em Turim, entre 2008 e 2009, apresentada em ordem cronol√≥gica, com curadoria do pr√≥prio designer. Est√£o expostos cerca de 250 trabalhos criados por Mari entre a d√©cada de 1950 e 2010.

Tamb√©m faz parte da mostra uma s√©rie de entrevistas em v√≠deo, feitas pelo curador Hans Ulrich Obrist, que ilustram as constantes tens√Ķes √©ticas de Mari, a profundidade de sua compreens√£o te√≥rica e sua extraordin√°ria habilidade com o design.   

Design com propósito

S√£o mais de 60 anos de uma carreira que passou pelas artes, design, arquitetura, filosofia e educa√ß√£o. “Em minhas conversas com Mari sobre seu trabalho na d√©cada de 1960, aprendi sobre sua conex√£o com o comunismo e o movimento de artes e of√≠cios, e como ele sempre viu o design como algo inerentemente pol√≠tico”, explica Obrist. A partir da√≠, o curador come√ßou a entender todas as nuances do trabalho de Mari como designer industrial, designer de m√≥veis, artista, escritor e um polemista, especialmente famoso por sua f√ļria contra a industria e o consumismo. “Sempre que passava por Mil√£o, nunca perdia a oportunidade de me encontrar com ele e sua esposa”, revela. 

A miss√£o de Mari no universo do design foi muito al√©m do que a de desenhar produtos que aliam forma e fun√ß√£o. Para ele, o design tamb√©m comunicava algo e n√£o deveria ser atrelado a ganhos econ√īmicos. “Uma das coisas com as quais ele tinha grandes problemas era com o objetivo de lucro do mundo do design. Ele queria me livrar dessa ideia de comercializar ‚ÄĒ seja da ind√ļstria, das marcas, at√© da publicidade. Porque, para Mari, design s√≥ √© design se tamb√©m comunica conhecimento”, afirma Obrist. 

Assim, uma das caracter√≠sticas mais importantes de seus projetos, em qualquer √°rea, √© que eles foram pensados para resistir √† passagem do tempo. “Ele sempre teve como objetivo criar desenhos que fossem sustent√°veis em sua materialidade e est√©tica, al√©m de serem acess√≠veis para todos”, complementa o curador. 

Alinhado com esse conceito de democratiza√ß√£o do design, ele criou, em 1974, o manual Autoprogettazione, que prop√īs um exerc√≠cio a ser realizado individualmente com desenhos que se opunham √† ind√ļstria. A ideia √© que quem ler o livro possa construir sua pr√≥pria pe√ßa usando pranchas de madeiras e pregos. Vision√°rio, Mari certamente foi o precursor do design open source.     

Componentes de uma cadeira de madeira com instru√ß√Ķes de montagem mostrada no manual Autoprogettazione  

O calend√°rio Perp√©tuo Timor, de 1967, criado para a Danese, √© outro conhecido desenho de Mari que vai contra o consumismo propagado pelo desenvolvimento da ind√ļstria. Inspirado nas comunica√ß√Ķes visuais das ferrovi√°rias, ele √© modul√°vel, lav√°vel, transform√°vel e dur√°vel. L√Ęminas de PVC mostrando os dias e meses em numeral e os dias da semana giram em torno de um suporte central feito de uma √ļnica pe√ßa de pl√°stico. Segundo Mari, os calend√°rios perp√©tuos exigem intera√ß√£o porque √© preciso lembrar de atualiz√°-los todos os dias.  

Calendário Perpétuo Timor, de 1967, para a Danese

Outros cl√°ssicos

Apesar do lado cr√≠tico de Mari em rela√ß√£o ao consumismo, a obra do designer √© marcada por pe√ßas que se tornaram √≠cones na hist√≥ria do design de m√≥veis e de produtos. Seus primeiros trabalhos incluem uma s√©rie de colabora√ß√Ķes com a marca italiana Danese, quando criou, al√©m do calend√°rio perp√©tuo, vasos, porta-l√°pis, e um quebra-cabe√ßa infantil chamado 16 Animals. Esta pe√ßa √© fruto de um corte cont√≠nuo em uma √ļnica pe√ßa de carvalho maci√ßo e um dos mais famosos brinquedos com design assinado. 

Quebra-cabeça 16 Animals para a Danese

Durante as d√©cadas de 60 e 70, Mari desenhou in√ļmeras pe√ßas de mobili√°rio para outras marcas italianas ‚ÄĒ muitas delas figuram at√© hoje nos cat√°logos ‚ÄĒ, a exemplo da cadeira Delfina, criada para a Driade, em 1974, que ganhou, inclusive, o pr√™mio italiano Compasso d’Oro, em 1979. 

Cadeiras Delfina para a Driade

A cadeira Tonietta, de 1980, criada para a Zanotta, √© outro destaque entre as pe√ßas de mobili√°rio criadas por Mari. Constitu√≠da de uma estrutura de alum√≠nio fundido com a qual se resolvem as duas pernas traseiras enquanto o assento √© feito de material pl√°stico. 

Cadeira Tonietta para a Zanotta 

De 1979, a poltrona Sof Sof para a Driade, tem uma moldura de filete de ferro que √© utilizada para construir uma estrutura de quatro trap√©zios e cinco ret√Ęngulos. Esses la√ßos met√°licos comp√Ķem uma esp√©cie de contorno da cadeira. 

Cadeira Sof Sof para a Driade

De 1973, o bowl da S√©rie Samos, criada para a Danese, √© um belo exemplo da colabora√ß√£o que pode existir entre o design e o artesanato. Feita de porcelana esmaltada, a pe√ßa era totalmente feita √† m√£o e a s√©rie tinha diversos modelos.   

Bowl da série Samos para a Danese

Mari tamb√©m foi autor de publica√ß√Ķes impressas. Na d√©cada de 60, destaca-se um livro chamado The Apple and the Butterfly, que contava a hist√≥ria de uma lagarta atrav√©s de ilustra√ß√Ķes. Trata-se de uma narrativa visual onde √© poss√≠vel reconhecer outras marcas est√©ticas de Mari, como a ma√ß√£ que ilustra a s√©rie de serigrafia Natureza, criada na mesma √©poca para a Danese. A hist√≥ria √© contada sem o uso de palavras e apresenta, por meio de cores e formas contrastantes, a metamorfose da lagarta, que se torna borboleta, sob os signos da simplicidade e da beleza. 

Livro A Maçã e a Borboleta

Simplicidade da forma e grande consist√™ncia de conte√ļdo. Essa √© a genialidade do design de Enzo Mari.

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