24.06.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Abertura da Semana da Sustentabilidade da Portobello (Foto: Guto Campos)

Engajamento na sustentabilidade

 minutos de leitura
calendar-blank-line
24.06.2022
A Portobello promoveu sua segunda Semana da Sustentabilidade, abordando engajamento, diversidade, gente e ecoeficiência, envolvendo a alta liderança do grupo e convidados especiais
minutos de leitura

Empresa líder em revestimentos cerâmicos na América Latina, a Portobello também está comprometida em exercer a liderança na sustentabilidade. Com ações que já a colocam como exemplo de ESG - Environmental, Social and Governance, a companhia tem planos ainda mais ambiciosos em temas fundamentais da sustentabilidade, como promoção da diversidade e regeneração do meio ambiente.

O posicionamento foi reforçado na Semana da Sustentabilidade, evento voltado ao público interno, que aconteceu de 20 a 24 de junho, já consolidado como o mês do ambiente no Brasil e no mundo. Para desenvolver os três pilares do ESG, a Portobello trabalhou quatro pontos de evolução: mais engajamento, mais diversidade, mais gente e mais ecoeficiência. Foram quatro painéis de discussão em formato híbrido, dois workshops presenciais e uma palestra com transmissão ao vivo.

Semana da Sustentabilidade contou com grande engajamento na Portobello
Semana da Sustentabilidade contou com grande engajamento na Portobello, tanto dos colaboradores, quanto da alta liderança (Foto: Guto Campos)

O painel de abertura da Semana de Sustentabilidade contou com Cesar Gomes Jr, presidente do Conselho de Administração do Portobello Grupo, e integrantes do Comitê de Sustentabilidade e da Alta Liderança, como Renato Ramos, secretário geral, Scheila Orlandi, coordenadora de sustentabilidade, Gabriela Gomes, franqueada Portobello Shop e integrante do Conselho de Sustentabilidade.

Cesar Gomes Jr, presidente do Conselho de Administração do Portobello Grupo e do Conselho de Sustentabilidade
Cesar Gomes Jr, presidente do Conselho de Administração do Portobello Grupo e do Conselho de Sustentabilidade, abriu a Semana da Sustentabilidade (Foto: Guto Campos)

“Queremos ser exemplo de sustentabilidade”, afirmou o presidente. Como passos nesse caminho, ele citou a necessidade de autoconhecimento, diversidade, competitividade e comprometimento da liderança. 

O fundador da Portobello, Cesar Bastos Gomes, com a filha e a neta, Eleonora e Gabriela
O fundador da Portobello, Cesar Bastos Gomes, com a filha e a neta, Eleonora e Gabriela (Foto: Guto Campos)

A abertura contou ainda com a participação do fundador da Portobello, Cesar Bastos Gomes. Em sua emocionante fala, ele destacou sua motivação como empreendedor: gerar emprego e renda, desenvolvendo a comunidade de Tijucas, Santa Catarina, onde fica localizada a primeira e principal unidade fabril da companhia. "Vocês não fizeram apenas ceramica, vocês fizeram a cidade de tijucas. Agradeço a todos vocês pelo trabalho que fizemos juntos”, afirmou.

Painel Características Sustentáveis do Produto Portobello, comandado por Chris Ferreira (Foto: Guto Campos)

A Semana da Sustentabilidade seguiu com o painel Características Sustentáveis do Produto Portobello, em que Chris Ferreira, diretora de inovação e branding e colunista do Archtrends, entrevistou profissionais de arquitetura e profissionais da indústria e logística Portobello sobre as melhores práticas de sustentabilidade. “Sustentabilidade é um patchwork de soluções grandes e pequenas”, afirmou Chris.

Roberto Basso, gerente de P&D, Mineração e Massa/Esmalte
Roberto Basso, gerente de P&D, Mineração e Massa/Esmalte (Foto: Guto Campos)

Roberto Basso, gerente de P&D, Mineração e Massa/Esmalte, explicou os três pilares de sustentabilidade na fábrica da Portobello: valorização da água, energia limpa e resíduo zero (saiba mais no nosso vídeo). Basso revelou que a taxa de resíduo da Portobello em 2021 foi de 0,05% e, ainda, que a empresa está trabalhando não apenas para chegar ao zero total, como pelo resíduo negativo. “Pode soar estranho, mas vamos conseguir ter um impacto regenerativo ao incorporar resíduos de outras indústrias à nossa massa cerâmica”, explicou.

Patricia Furukawa, arquiteta convidada para a Semana da Sustentabilidade Portobello
Patricia Furukawa, arquiteta convidada para a Semana da Sustentabilidade Portobello (Foto: Guto Campos)

Para os profissionais de arquitetura presentes, Chris perguntou sobre a crescente aceitação das reproduções de materiais naturais em porcelanato, fazendo um paralelo com a moda, mercado em que as peles de animais se tornaram antiquadas pela sustentabilidade. Patricia Furukawa, arquiteta de Balneário Camboriú, é entusiasta das reproduções em porcelanato pelo impacto ambiental: “Pensar no coletivo faz parte da arquitetura”.

André Carvalhal, colunista do Archtrends, participou da Semana da Sustentabilidade Portobello
André Carvalhal, colunista do Archtrends, participou da Semana da Sustentabilidade Portobello (Foto: Guto Campos)

Outro colunista do Archtrends que participou da Semana da Sustentabilidade foi André Carvalhal, escritor, consultor e especialista em design para sustentabilidade. Na palestra Protagonismo na Comunicação, ele falou sobre os desafios da comunicação, engajamento e cultura interna.

Astrid Fontenelle, Scheila Orlandi e Simone Corrêa no painel Portobello +Diversidade
Astrid Fontenelle, Scheila Orlandi e Simone Corrêa no painel Portobello +Diversidade (Foto: Guto Campos)

Além do ambiental, a Semana da Sustentabilidade também tratou do tema da diversidade no ambiente corporativo. Na abertura, Cesar Gomes Jr revelou o comprometimento da companhia em incluir mais mulheres em cargos de liderança, especialmente no conselho e diretoria. Já no painel Portobello +Diversidade, a convidada Astrid Fontenelle comandou uma roda de conversa com colaboradores de várias unidades e áreas do grupo. “A diversidade é necessária em uma empresa que quer crescer, pois uma pessoa jurídica é feita de pessoas físicas”, afirmou Astrid.

A Semana da Sustentabilidade contou, ainda, com o painel Governança e Compliance e com dois workshops do Programa de Voluntariado, realizados em Tijucas e Florianópolis.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Engajamento na sustentabilidade...

Engajamento na sustentabilidade

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies