29.11.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Foto: Eduardo Liotti, divulgação

Em nome da integração

 minutos de leitura
calendar-blank-line
29.11.2021
Revestimentos no piso limpam e integram os espaços e, na fachada, personalizam a proposta com boa relação custo-benefício, comprovam os profissionais do MCR Arquitetos, autores de uma casa de veraneio com o uso desses recursos.
minutos de leitura

O projeto, executado em uma das praias mais charmosas do litoral gaúcho, Atlântida, contou com a experiência da fundadora do escritório MCR, arquiteta Maria Christina Rinaldi, que escolheu o Giorgio Brick 6,5x23 para marcar a fachada da morada de lazer com 400 metros de área interna e 45 de área de pergolado e piscina.

Como o convívio é pressuposto de temporadas de descanso, para corresponder à proposta da casa, o projeto prioriza a integração das áreas de estar, jantar e churrasqueira. Tudo se uniformiza no mesmo nível da piscina e estar externo com o piso Armani Gris 60x120, parte das escolhas de Maria Christina e de Luiz Humberto de Albuquerque.

O arquiteto e Edna Covalski atuaram no renomado escritório MCR na época da execução do projeto. A arquiteta Edna participou com o acompanhamento desta obra e do detalhamento do projeto civil.

Integração cria um fluxo do estar interno ao externo (Foto: Eduardo Liotti, divulgação)
Ambiente de convívio ao ar livre tem o mesmo piso interno, o Portobello Armani Gris adequado a exteriores (Foto: Eduardo Liotti, divulgação)

– O ponto de partida foi exatamente esta integração de áreas internas e externas, com a maior abertura das esquadrias para inclusão do visual do espaço externo – diz a arquiteta, que participa de todos os projetos, ao destacar que o pé-direito unificado em gesso, escondendo as vigas (mesmo com os 2,50m finais) dá a sensação de espaço ampliado e as esquadrias piso-teto são possíveis desta forma.

“Fazer uma base clara e básica amplifica a luz e claridade e possibilita o tempero na escolha dos móveis e acessórios”, ressalta Maria Christina. Paredes uniformemente brancas no térreo e primeiro andar são compostas com o piso de porcelanato Portobello em tom de bege fosco, o mesmo utilizado na área da varanda externa e da piscina, com acabamento adequado para resistir às intempéries. 

mcr
Mobiliário sob medida tem desenho do escritório (Foto: Eduardo Liotti, divulgação)

Nesta casa, em paleta de cores claras e luminosas, tons de bege, branco e azul-marinho vão dos estofados – sofás claros e em tons azulados – aos revestimentos. Esses recursos “unificam as áreas, limpam e integram os espaços; a mesma linguagem em tudo deixa o projeto com sequência e unidade”, ressalta a arquiteta, para quem toques de madeira natural “chamam para a natureza”. Vale referir que todo o mobiliário fixo foi projetado pela equipe de arquitetos.

Para escolher entre harmonizar ou contrastar o revestimento com a paleta cromática, a arquiteta acredita que primeiro “tem que ler o local, a claridade, o desejo do cliente, o astral que se quer dar, onde o projeto está”. Como esta residência é na praia, com brisa, calor, proposta de refeições em volta da churrasqueira, espaços e equipamentos confortáveis e vegetação no entorno, a opção por revestimentos monocromáticos para o interior foi natural. No banheiro da suíte do casal, a escolha de produto recaiu sobre o elegante porcelanato Golden Calacata 120x60.

mcr
A elegância está presente até no banheiro da suíte do casal (Foto: Eduardo Liotti, divulgação)
mcr
Na cama do casal, a paleta de cores do projeto (Foto: Eduardo Liotti, divulgação)

– O contraste na escolha das cores depende do resultado que se pretende. Sobretons e mesclas, tons claros, dão descontração, ideia de leveza, frescor – ensina Maria Christina, ao considerar ainda que a “iluminação sempre é aliada (dos revestimentos) quando apropriada”.  

mcr
O projeto luminotécnico do banheiro mostra como a valorizar os revestimentos e reforçar a beleza da proposta (Foto: Eduardo Liotti, divulgação)


Entre os cuidados com as escolhas para a casa de lazer do casal com filhos adultos que costumam veranear em família, estão o elevador para facilitar o acesso ao segundo piso e, um detalhe no layout que visa dar segurança aos avós: uma suíte no pavimento térreo, próxima à entrada na casa. Por outro lado, para impedir o acesso direto das crianças à piscina, entram em cena painéis de vidro para fechamento quando a estrutura não estiver em uso. O paisagismo e a piscina foram executados pelo arquiteto paisagista Fernando Thunm.

O paisagismo tem assinatura de Fernando Thunm (Projeto: MCR Arquitetos / Foto: Eduardo Liotti, divulgação)
mcr
A morada de lazer conta com elevador entre os itens de segurança e conforto (Projeto: MCR Arquitetos / Foto: Eduardo Liotti, divulgação)

Também vale referir que a preocupação com a sustentabilidade é uma constante para os arquitetos do MCR ao criarem seus projetos, conforme Maria Christina: “Sempre que possível, a opção é por produtos de composição sustentável, recursos renováveis, ecologicamente corretos”, a exemplo do porcelanato. Hoje, a equipe do escritório é composta por Laura Kappel, Pedro Cabistani e Daniela Carvalho, além da fundadora e dos estagiários. Observar e compartilhar a performance de uma profissional experiente e integrar as escolhas diárias dos colegas por ela selecionados consiste em praticamente uma escola de arquitetura na prática com a bagagem de três décadas de expertise.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Em nome da integração...

Em nome da integração

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies