Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Vitrine

Elementos curvos são usados com criatividade por Kengo Kuma em nova loja Camper

19/06/2019

Arquiteto assina o design do novo espaço da marca inspirado na arquitetura de Antoni Gaudí tão presente em Barcelona.

Localizada na rua Passeig de Gràcia, famosa por ser palco das lojas de marca e dos icônicos edifícios projetados por Gaudí, a marca de sapatos espanhola Camper ganha nova cara por ali. Os 80 m² foram destinados ao novo design da loja, projetado pelo renomado escritório de arquitetura de Kengo Kuma.

Kengo Kuma é famoso internacionalmente por sua arquitetura contemporânea e estilo japonês. Possui uma ideologia na arquitetura de que é preciso respeitar o entorno integrando os edifícios nele e não projetar um edifício para dominar o espaço. Seu escritório possui mais de 150 arquitetos entre Tokyo e Paris, criando projetos de diversas escalas ao redor do mundo.

LEIA AINDA: A floresta de Kengo Kuma para Valextra

Elemento cerâmico como textura e conceito principal da loja (Foto: Barbara Cassou)

O conceito principal para a loja da Camper foi usar elementos curvos feitos em cerâmica terracota para expor os sapatos e formar a textura da parede. Elemento esse presente em algumas obras de Gaudí, como o usado no telhado da casa Batlló.

Elementos cerâmicos terracota usados para expor os produtos (Foto: Barbara Cassou)

Esse elemento é aproveitado em todas as partes da loja como uma unidade de mobiliário, serve desde estantes para expor os produtos até banco para sentar e experimentar os sapatos e o balcão para o caixa. Em algumas partes da estante são deixados espaços maiores para poder acomodar botas altas ou acessórios maiores. Esse mesmo elemento cerâmico também reveste toda a parede formando uma textura que reflete a cultura e arquitetura da Catalunha.

O resto da loja, como piso, teto e outros mobiliários, foram mantidos na cor branca para deixar o destaque para a textura cerâmica terracota como elemento principal da loja.

O mesmo elemento se estende sendo usado como banco (Foto: Barbara Cassou)

A Camper sempre escolhe estúdios de arquitetura e design renomados para projetar as lojas, existem mais de 400 lojas, presentes em 40 diferentes países. Cada loja tEm um conceito diferente uma da outra: explora características do seu entorno como bairro e cidade e transmite um pouco da criatividade do arquiteto escolhido. Nendo, Shigeru Ban, Tokujin Yoshioka, Memphis Group, Gaetano Pesce e Irmãos Campana foram alguns dos colaboradores do retail design da marca.

Interior da loja revestido do mesmo elemento (Foto: Barbara Cassou)

A marca foi fundada em 1975 por D. Lorenzo Fluxà e seu headquarters fica localizado em Maiorca, na Espanha. Foi criada com um “approach” de fabricar sapatos casuais, unissex e contemporâneos e, hoje em dia, faz parcerias com designers famosos, criando novos lançamentos ou remodelando os sapatos que já são ícones da marca.

Kengo Kuma conseguiu mesclar a contemporaneidade da marca Camper às raízes históricas da arquitetura de Barcelona. O resultado: uma loja icônica que se destaca no meio da Passeig de Gràcia.

SAIBA MAIS: Casa Vicens: a primeira residência projetada por Gaudí

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *