Menu
Projetos e Obras
Busca

A decoração cinza é perfeita para ambientes internos e externos e permite uma série de combinações sofisticadas e modernas (Projeto: Portobello S.A.)

Conteúdo Matérias

8 dicas para ter uma decoração cinza para lá de charmosa

21/03/2022

Crie uma decoração cinza única e personalizada. Confira dicas de cores, texturas, materiais e técnicas modernas e ousadas!

A decoração cinza é uma tendência. Afinal, essa cor neutra deixa qualquer ambiente mais moderno. Desde que, claro, as combinações com outros elementos sejam bem pensadas.

Se você quer começar a usar o cinza na decoração, mas está com receio de acabar com um espaço sem graça, veja as dicas que reunimos!

1. Decoração cinza com pontos de cor

Como o cinza é neutro, o novo preto, ele pode ser usado em combinação com materiais coloridos
(Projeto: Portobello S.A.)

Como o cinza é neutro, você pode usá-lo para criar uma base para uma decoração colorida, combinando com elementos em tonalidades mais fortes. Vermelho, amarelo, laranja, verde e azul são ótimas opções.

Por exemplo, é possível aplicar um revestimento cinza no piso e deixar o destaque por conta das paredes coloridas.

Também dá para brincar com revestimentos cinzas e coloridos na mesma superfície, dividindo uma parede ou bancada.

A inspiração é excelente para quem deseja uma pegada urbana e descolada, quebrando a rigidez do cinza e deixando os ambientes descontraídos.

2. Em diferentes texturas

decoração cinza, texturas
As texturas tornam os ambientes mais convidativos e interessantes, como essa inspiração de espaço cinza com Pietra Lombarda Grigio (Projeto: Portobello S.A.)

Quem disse que um espaço totalmente cinza é monótono? Para dar vida aos ambientes, brinque com as texturas.

São elas que ajudam o olhar a entender as diferentes camadas e tornam um cômodo mais convidativo, acolhedor e aconchegante.

Uma ideia é investir em revestimentos cinzas que reproduzam texturas naturais, como os que interpretam pedras.

Além dos revestimentos, você pode usar texturas em outros detalhes, como cortinas, tapetes, estofados, objetos decorativos, vasos de plantas etc.

3. Com madeira

decoração cinza, madeira
A madeira quebra a rigidez do cinza, criando espaços aconchegantes, como esse com Antracito (Projeto: Portobello S.A.)

A combinação de cinza com madeira é um clássico e fica incrível em qualquer espaço! E o que não faltam são opções bacanas para criar composições diferenciadas.

Você pode optar por porcelanatos que interpretem madeira para o piso ou a parede, algo especialmente útil em ambientes que precisam de um aconchego extra, como quartos.

Ou, ainda, investir em painéis e brincar com o mobiliário, como os armários em madeira aparente, alguns móveis em madeira maciça e assim por diante.

Como essa matéria-prima é fácil de combinar com qualquer estilo decorativo, busque uma solução que esteja dentro da sua proposta.

Uma decoração mais rústica combina com um móvel de madeira maciça. Já um décor contemporâneo fica melhor com detalhes em material tratado.

4. Monocromático

decoração cinza, monocromático
O cinza é excelente para uma decoração monocromática, como essa cozinha com Bleu de Savoie na parede
(Projeto: Bianca Larissa Kruger)

E que tal deixar seu ambiente totalmente cinza? A decoração monocromática é outra tendência. A proposta é bem urbana, tornando qualquer espaço mais contemporâneo e sofisticado.

Só tome cuidado com a escolha dos elementos, de modo a garantir que o seu ambiente não ficará uma caixa cinza sem graça.

A dica de brincar com texturas é muito importante nesse caso, pois cria diferentes nuances para o olhar e convida ao toque.

Você pode usar revestimentos que recriem cimentício ou pedras, MDF trabalhado nos móveis, plantas etc. Se a ideia for montar uma cozinha, combine com eletrodomésticos em inox.

E, claro, não se esqueça da iluminação, dando destaque aos diversos detalhes e deixando seu espaço monocromático único.

5. Com filetes metálicos

decoração cinza, filetes metálicos
Os filetes metálicos ajudam a trazer luminosidade e sofisticação para uma parede cinza, como essa ideia com porcelanato Ms. Barcelona Antracita e filete Metallica (Projeto: Portobello S.A.)

Já pensou em revestir toda uma parede com porcelanato cinza? A ideia é bem moderna e cria painéis que viram o ponto focal dos ambientes.

Como a cor é neutra, o restante da decoração pode contar com os elementos que você desejar, dos mais coloridos e ousados até os mais neutros e discretos.

Para a sua parede ganhar luminosidade, a dica é investir em filetes metálicos, que podem aparecer entre os revestimentos.

Eles dão um toque especial, ao mesmo tempo que refletem a luz, deixando o resultado suave — o que é perfeito para áreas pequenas.

Se for criar um painel, uma boa pedida é apostar nas lastras, superfícies de porcelanato que dão amplitude visual aos espaços.

6. Em efeito caixa

decoração cinza, efeito caixa
O efeito caixa destaca uma parte do ambiente, incluindo o mesmo revestimento em piso, parede e teto, como esse home office com Bleu de Savoie e detalhes em Vedononvedo e Gouache Charbon (Projeto: Humberto Zirpoli)

Outra tendência que você pode levar para a sua decoração cinza é o efeito caixa, que consiste no uso de porcelanato no piso, nas paredes e no teto.

A opção pode ser usada em todo o cômodo ou apenas em um ponto que você deseja destacar — como a área da cama, no quarto, ou da banheira, no banheiro.

Como o efeito caixa tem um visual diferenciado, usar o revestimento cinza é uma excelente ideia, porque a cor é neutra e suave.

Para dar ainda mais leveza, além dos filetes metálicos que citamos acima, é possível compor com revestimentos trabalhados, como as versões espelhadas, e com fitas de LED.

7. Com mármore

decoração cinza, mármore
A combinação de mármore e revestimento cinza é clássica. E, em tons mais claros, confere amplitude e sofisticação (Projeto: Portobello S.A.)

Além da madeira, outro material que fica incrível quando combinado com porcelanato cinza é o mármore. Afinal, ele é elegante, ajudando a criar ambientes sofisticados.

São várias as ideias possíveis. Por exemplo, usando um revestimento cinza que reproduza um cimentício e um mármore com fundo branco.

Ou um revestimento cinza que interprete uma pedra ou outro mineral e um mármore com veios também em cinza.

Caso queira favorecer a amplitude, use materiais de cores semelhantes e tons neutros, como as versões em cinza-claro e mármores com nuances de branco, bege e detalhes em cinza.

Já se a ideia é promover o aconchego, você pode investir em opções em tonalidades mais escuras, tanto para o cinza quanto para o marmorizado.

Perfil retro iluminado na parede pode completar o décor com mais sofisticação, como na imagem acima.

8. Em estampas

decoração cinza, estampas
Aproveite a neutralidade do cinza para criar uma parede de destaque, como essa inspiração com Neotropical Black Mix na parede e Posto 12 no piso (Projeto: Oskar Metsavaht / Foto: Max Zambelli)
Aproveite a neutralidade do cinza para criar uma parede de destaque, como essa inspiração com Neotropical, assinada por Oskar Metsavaht (Projeto: Portobello S.A.)

Aproveite a neutralidade do cinza para brincar nas suas composições. As estampas podem aparecer em diferentes detalhes, inclusive compondo um painel de parede.

Deixe o piso e as demais paredes neutras com o cinza e crie um mosaico com um revestimento estampado. Ele será o ponto de destaque do espaço.

Complemente com texturas naturais, de modo a garantir uma atmosfera rústica e proporcionar aconchego.

Aliás, essa é uma ideia bem bacana para áreas externas, como jardins, piscinas, churrasqueiras, varandas, terraços etc.

Viu só como a decoração cinza combina com diferentes estilos e ambientes? Aproveite para conferir nosso conteúdo completo sobre o porcelanato cinza, com inúmeras inspirações!

Foto de destaque: A decoração cinza é perfeita para ambientes internos e externos e permite uma série de combinações sofisticadas e modernas (Projeto: Portobello S.A.)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *