29.08.2017
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O porcelanato que reproduz madeira pode ser utilizado no deck para piscina (Projeto: Portobello S.A.)

Deck para piscina: deixe a sua área externa mais interessante

 minutos de leitura
calendar-blank-line
29.08.2017
[Atualizado em Janeiro de 2021] Usar o porcelanato para revestir o deck para piscina proporciona diversas vantagens para os usuários. Em nosso artigo, veja quais são elas e muito mais!
minutos de leitura

Ter um deck para piscina bonito e aconchegante é tudo que uma pessoa precisa para relaxar ou se divertir em um dia quente de verão. E é bastante comum que esse espaço seja feito de madeira, embora esse material não seja o mais recomendado.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

A madeira é pouco resistente à água, além de ser suscetível ao ataque de cupins e outras pragas. Por isso, para deixar o seu deck para piscina mais interessante, convém usar outros materiais para o revestimento, como o porcelanato.

Deck para piscina com linha Ecowood 2.0

Inclusive, se você quiser ter todo o charme e a beleza da madeira, pode usar um porcelanato que reproduz esse material. A seguir, esclareceremos uma série de dúvidas comuns quando o assunto é deck para piscina. Não deixe de conferir!

Quais são os tipos e acabamentos de porcelanato mais apropriados para um deck de piscina?

deck pra piscina
O porcelanato é o material mais indicado para os decks de piscina (Projeto: Portobello S.A.)

O deck para piscina é um local onde sempre há presença de água. Além disso, pode haver crianças e idosos caminhando pelo espaço. É por isso que se deve pensar sempre em segurança ao projetar esse tipo de ambiente.

O porcelanato escolhido, portanto, deve oferecer resistência ao escorregamento, com atrito elevado, igual ou superior a 0,6. Nas linhas da Portobello, essa característica é encontrada nos produtos com acabamento EXT, super EXT e rampa.

O porcelanato utilizado pode ser o esmaltado ou o técnico. Deve-se apenas observar a resistência ao escorregamento.

Quais são as principais vantagens do uso do porcelanato nesse tipo de projeto?

Deck para piscina
O porcelanato traz mais segurança para os usuários das piscinas, quando aplicado no deck (Projeto: Portobello S.A.)

O uso de porcelanato para revestir um deck de piscina traz muitos benefícios para os usuários. Veja algumas das principais.

Manutenção

A manutenção do porcelanato é muito facilitada, quando comparada às de materiais naturais, como a madeira e as pedras.

Quando se opta pela madeira para construir um deck de piscina, é recomendado que se faça uma manutenção anual, lixando e envernizando o espaço, além de um tratamento anti-cupim.

As pedras naturais também não são muito recomendadas, já que absorvem muita água, criando fungos e bactérias. Isso acaba gerando manchas escuras com o tempo, sendo necessário fazer uma troca periódica, que tende a ser custosa.

Nada disso acontece com o porcelanato, já que o produto tem alta durabilidade, podendo revestir por mais de 50 anos um deck de piscina. O usuário deverá apenas fazer a limpeza periódica e, de tempos em tempos, garantir a manutenção do rejunte, conforme perceber desgaste.

Segurança

O porcelanato também oferece mais segurança para os usuários, uma vez que os materiais com característica EXT são resistentes ao escorregamento, como já explicamos.

Isso quer dizer que há menos probabilidade de uma pessoa escorregar e cair no local, por conta do piso estar molhado, em comparação a outros materiais.

Resistência

Como mencionamos, o porcelanato tem alta resistência, podendo durar mais de 50 anos após aplicado. Isso porque ele não absorve muita água, aguenta as intempéries e não é acometido por pragas.

Versatilidade

Há uma ampla variedade de porcelanatos que podem ser utilizados em um deck para piscina. Existem revestimentos que reproduzem a madeira, outros que interpretam cimento etc.

Você pode escolher um produto que tenha um design que vá ao encontro do estilo do seu projeto ou que mais agrade em termos visuais.

Sustentabilidade

O porcelanato é um revestimento sustentável, tendo em vista que a extração de suas matérias-primas não gera danos graves à natureza.

É o contrário do que acontece com a madeira e as pedras, por exemplo, cujos recursos naturais são muito explorados para o uso.

É possível usar lastras em um deck para piscina?

Deck para piscin
Os porcelanatos com acabamento EXT são os recomendados para o uso em decks para piscina (Projeto: Cristina Ferraz)

Ainda não existem lastras com acabamento EXT no catálogo da Portobello, de modo que elas não são indicadas para os decks de piscina.

Porém, as lastras são bastante recomendadas para o interior das piscinas, criando espaços muito bonitos, tendo em vista que o revestimento dá um ar de continuidade.

Há a possibilidade de fazer sobreposição de revestimentos em decks?

Deck para piscina
Em um deck para piscina, também há a possibilidade de fazer sobreposição de revestimentos (Projeto: Solange Teixeira Fração)

Fazer a sobreposição de revestimentos em decks para piscina também é possível. Porém, antes disso, é preciso ter alguns cuidados. 

Primeiramente, é necessário avaliar como se encontra o revestimento atual, verificando se não existem peças soltas, placas com som de oco etc. Se mais de 40% do material estiver com avarias, o recomendado é remover tudo e cobrir novamente.

Caso haja apenas algumas placas soltas, o ideal é removê-las, preencher o espaço com argamassa colante e, após a secagem, fazer o assentamento do novo revestimento.

Antes de fazer a sobreposição, também é recomendado lavar o revestimento atual com desengordurante ou detergente neutro.

Depois disso, devem ser seguidas todas as orientações para um assentamento normal, como fazer a dupla colagem, usar o cordão no sentido paralelo e arrastar a peça por cerca de 5 cm para romper os cordões de argamassa colante.

Quais são as melhores argamassas e os melhores rejuntes para o assentamento em decks de piscina?

argamassa deck para piscina
A argamassa colante Superior Branca é a mais indicada para uso em deck de piscina (Foto: Portobello)

Para fazer o assentamento de porcelanato em decks de piscina, é recomendável usar a argamassa colante Superior Branca, que é do tipo ACII e faz sobreposição externa.

Esse tipo de argamassa é recomendado por ter secagem rápida e ser muito resistente às intempéries. Isso faz com que ele apresente um excelente desempenho em áreas externas.

Já sobre o rejunte, podem ser utilizados os do tipo cimentício, acrílico e epóxi, sem qualquer contraindicação.

O rejunte cimentício não é recomendado para o tanque da piscina. No entanto, ele pode ser utilizado no deck, sem qualquer problema.

Como fazer a limpeza dos revestimentos dos decks para piscina no dia a dia?

Deck para piscina
Fazendo a limpeza periodicamente, o deck para piscina durará por anos (Projeto: Ubiratã Milhomem Costa)

Os decks para piscina devem ser limpos no dia a dia com uma solução de água com sabão ou detergente neutro. 

Como se trata de uma área externa, também é possível fazer a limpeza com lavadoras de pressão a jato em formato de leque.

Outra opção é usar uma escova de cerdas duras para fazer a faxina.

Sem dúvida, os decks para piscina revestidos com porcelanato são muito bonitos e podem fazer a diferença no seu projeto, trazendo muito mais charme, elegância e sofisticação. Além disso, existem diversas opções de estilos que podem ser explorados.

VEJA AQUI MAIS PROJETOS COM DECK PARA PISCINA NO ARCHTRENDS

Gostou deste conteúdo e quer mais dicas interessantes para o seu projeto? Que tal agora ler o nosso artigo que fala sobre como chegar às melhores medidas de piscina? Ele traz dicas bem úteis. Não deixe de conferir!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Deck para piscina: deixe a sua área externa ...

Deck para piscina: deixe a sua área externa mais interessante

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os decks de porcelanato da Portobelo são lindos!!! Mas estou confusa pois meu engenheiro não me deixou colocar alegando que esquentam demais. Fiquei muito triste, pois não gosto de pedra mineira ou da tradicional São Tomé. Ainda não me decidi por isso gostaria de saber se existe um tipo específico de porcelanato da Portobelo que seja adequado para entorno de piscinas???

  2. Oi boa tarde ! Gostaria de saber se o piso porcelanato imitando madeira colocado a beira da piscina não retem calor e não fica escorregadio.

  3. Olá Marcilene, tudo bem?

    Os porcelanatos com superfície amadeirada possuem versão para áreas externas, diminuindo o risco de quedas devido a sua aderência. Quanto a retenção do calor, tudo dependerá do local da aplicação e o tempo de exposição, sendo que normalmente este material não apresenta grandes mudanças em sua temperatura.

    Agradecemos o seu comentário e ficamos à disposição!

    Abraços!
    Equipe Portobello

  4. Olá Deisi tudo bem?

    Os porcelanatos com especificação “DECK” são ideais para áreas externas e próximas de piscinas, pois além de reterem pouco calor possuem superfície com alta aderência, minimizando quedas e acidentes. Para mais informações, entre em contato através do e-mail [email protected] ou telefone 0800 648 2002.

    Agradecemos o seu comentário e ficamos à disposição!

    Equipe Portobello S.A

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies