Menu
Projetos e Obras
Busca

Ao fazer o corte de lastras de forma correta, você aproveita o material ao máximo (Projeto: Portobello S.A.)

Conteúdo Técnica

Como cortar lastras: aproveite os seus materiais ao máximo

26/02/2021

Aprenda agora mesmo como cortar lastras de forma prática e segura para ter todas as vantagens desse tipo de revestimento no seu projeto!

Saber como cortar lastras é essencial para que esses materiais sejam aproveitados ao máximo nos projetos. Afinal, os cortes são necessários para ajustar as peças ao tamanho das paredes ou dos pisos nos quais elas serão aplicadas.

Clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

As lastras surgem como uma nova categoria de revestimento, são superfícies contínuas de porcelanato, peças gigantes que dão um ar de unidade ao ambiente.

Além disso, as lastras apresentam diversas vantagens, como menor risco de desalinhamento, mais sustentabilidade para o projeto e menos acúmulo de sujidades. Também há economia no uso de rejunte e agilidade na finalização dos ambientes.

Porém, para que seja possível tirar o máximo de proveito das superfícies contínuas, saber como fazer o corte de lastras corretamente é essencial. A seguir, esclareceremos as principais dúvidas que arquitetos, engenheiros e assentadores têm sobre o assunto. Acompanhe!

Quais são os EPIs necessários para cortar lastras?

Para fazer o corte de lastras, é importante que o assentador utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) corretamente. O uso desses itens evita que ocorram acidentes como cortes e perfurações.

Os EPIs necessários para cortar lastras são capacete, óculos de proteção, máscara, luvas de borracha, calça comprida e botas.

É essencial que o supervisor da obra oriente os seus colaboradores sobre a importância dos EPIs. Também é preciso falar sobre qual é a maneira correta de utilizar cada um desses itens.

Como fazer a preparação dos cortes?

Quando falamos em cortar lastras, a preparação também é um momento importante. O processo começa com a retirada da embalagem das peças.

Para isso, deve-se cortar o plástico que envolve as lastras pelas bordas de isopor, evitando que o porcelanato seja riscado. Em seguida, a embalagem pode ser totalmente removida, sempre com muito cuidado.

Após a retirada da embalagem, a lastra deve ser apoiada sobre placas de isopor com espessura de 2 cm. 

Jamais pise ou se apoie sobre as lastras. Lembre-se que se trata de um material frágil, que pode causar acidentes, caso não sejam tomados os devidos cuidados. 

Como fazer as marcações para o corte de lastras?

Antes de começar o corte de lastras é preciso fazer marcações. Para isso, um lápis, uma régua e uma trena devem ser utilizados, de modo que os riscos sejam feitos nas medidas em que a peça precisa ser cortada.

O desenho deve ser feito no chão onde a placa será cortada. Para garantir o esquadro, devem ser feitas duas marcações. Em seguida, os pontos devem ser unidos com uma reta; a régua pode ser usada para que o risco fique reto. 

A reta desenhada serve para representar a lateral da lastra que será cortada posteriormente.

Após o desenho da reta estar pronto, deve-se pegar a trena e medir o comprimento do corte, de acordo com as especificações do projeto. É importante fazer duas medições para garantir o esquadro. 

A primeira medida deve ser transferida para a placa de porcelanato. Em seguida, o mesmo deve ser feito com a segunda.

Na sequência, colete a outra medida utilizando a referência desenhada no piso e transfira para a placa de porcelanato.

Novamente, é necessário fazer dois pontos, para garantir o esquadro do corte da lastra. Feito isso, basta ligá-los com uma reta utilizando a régua. 

Nossa dica é que você sempre utilize lápis — não canetas ou outros tipos de marcadores — para fazer os desenhos nas peças. Isso evita manchas nas lastras.

Quais são as ferramentas necessárias?

As ferramentas necessárias para cortar lastras são o riscador, o gabarito de madeira ou cerâmica, a serra mármore, o alicate especial e a ferramenta de corte.

Para o assentamento, que é feito na etapa seguinte, também pode ser necessário o uso de ventosas e outros acessórios.

Como cortar os cantos?

O corte de lastras nos cantos funciona de maneira simples. Inicialmente, é necessário garantir que a posição em que se vai cortar esteja marcada a lápis, conforme explicamos anteriormente.

Depois de a marcação ser realizada, faça um furo em cada quina da lastra. Para isso, posicione o gabarito de forma a tangenciar as linhas de corte.

Segure firme o gabarito e aprofunde o corte em apenas um milímetro, a seco. Depois disso, remova a peça auxiliar e finalize com água. 

Ao usar a água, lembre-se que basta um pouco do líquido para cortar, que deve ser despejado sobre a peça. Finalize o corte!

No final do processo, o furo deve tangenciar as linhas de corte. Depois, comece a cortar lastras com a serra mármore, sempre cuidando para manter a ferramenta em linha rápida.

Lembre-se de que a utilização de água no corte é fundamental. Também tenha cuidado para não utilizar discos do tipo turbo ou segmentados.

Depois de fazer o corte, limpe a superfície, para que as marcações feitas com o lápis sejam apagadas. 

No processo, as quinas arredondadas evitam trincas no momento do corte, para que as peças não sejam modificadas.

Como fazer o corte de lastras com o riscador?

Para fazer o corte de lastras com o riscador, antes de tudo é necessário montar o equipamento, conforme as instruções do fabricante.

Depois disso, marque a posição do corte com um lápis. Repita o processo com a segunda posição. 

Posicione o equipamento corretamente na marcação, para que o corte possa ser corretamente realizado. Depois, fixe o trilho com as ventosas e risque a placa.

Coloque o trilho sob a placa para facilitar a quebra. Ao quebrar a lastra, utilize o alicate especial.

Como fazer acabamentos após cortar lastras?

Depois de fazer o corte de lastras, é necessário realizar o acabamento. Para isso, utilize o disco abrasivo.

Primeiramente, faça um leve bisote no esmalte. Tome cuidado para não aplicar muita força e danificar a peça. 

Em seguida, passe o disco abrasivo na lateral da peça. Pronto! Está feito o acabamento do corte de lastras.

Viu como cortar lastras não é difícil? Tomando esses cuidados, você não terá problemas em usar essa cerâmica reinventada, que definitivamente veio para revolucionar o universo da arquitetura com suas infinitas possibilidades de uso.

Uma vez que o corte de lastras esteja pronto, as peças podem ser assentadas. Veja mais informações em nosso artigo que mostra como fazer o assentamento.

Foto de destaque: Ao fazer o corte de lastras de forma correta, você aproveita o material ao máximo (Projeto: Portobello S.A.)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *