Menu
Projetos e Obras
Busca

Cores terrosas trazem a natureza para perto por meio da arquitetura e da decoração (Projeto: Portobello S.A.)

Portobello Matérias

Terralma: cores terrosas conectam a casa com a essência da natureza

04/10/2021

Torne os ambientes mais aconchegantes com cores terrosas em revestimentos de piso e parede. Conheça a linha da Portobello que é cheia de opções!

A proximidade com a natureza traz aconchego e bem-estar por meio de elementos que refletem calma e tranquilidade. E quando falamos de arquitetura e decoração, há diversas maneiras de criar essa atmosfera. Isso inclui o uso de plantas e materiais naturais, além de cores terrosas. 

Os tons terrosos estão entre as tendências de decoração de 2021 e devem se manter em alta nos próximos tempos. Eles são capazes de refletir a essência da matéria-prima, principalmente nos referimos a revestimentos cerâmicos, que têm argila em boa parte de sua composição. 

É nesse ponto que se cria a conexão com o natural. Foi pensando nisso que a Portobello desenvolveu a linha Terralma, com revestimentos para parede e piso, além de filetes e argamassas em cores terrosas quentes e frias.

Linha Terralma, da Portobello, traz revestimentos, filetes e argamassas em tons terrosos versáteis e atemporais
Linha Terralma, da Portobello, traz revestimentos, filetes e argamassas em tons terrosos versáteis e atemporais (Projeto: Duda Senna Arquitetura

A seguir, você vai entender mais sobre as cores da natureza: quais são, como combiná-las e de que forma incluí-las nos ambientes. Também vai conhecer a nova linha Terralma. É só continuar a leitura deste artigo!

O que são as cores terrosas?

Chamamos de tons terrosos as cores da natureza. E aí entram não só marrom-escuro e terracota, mas também areia, caramelo e ocre, por exemplo. Para quem gosta de uma decoração mais colorida, tem ainda opções como coral, marsala, laranja, rosa-queimado, verde, verde-musgo e azul. 

Tons terrosos são as cores da natureza, que podem compor uma decoração atemporal e aconchegante
Tons terrosos são as cores da natureza, que podem compor uma decoração atemporal e aconchegante (Projeto: Portobello S.A.)

Como fazem referência ao natural, as cores terrosas são capazes de tornar os ambientes mais aconchegantes e acolhedores. Além disso, são tons versáteis e atemporais, ligados a sensações perenes como inspiração, calma e nutrição. 

Como combinar tons terrosos?

Por serem neutras, as cores terrosas são boas opções para usar em revestimentos de piso e parede. Isso porque esses são elementos que permanecem na decoração por mais tempo. 

Sendo assim, o uso de outras cores pode ficar para os móveis e objetos decorativos, como sofás, cadeiras, poltronas, cortinas, tapetes, vasos e quadros.

Aliás, os tons terrosos podem ser protagonistas na decoração, mas também ajudam a compor os espaços. 

Como há diversas alternativas, é possível encontrar aquela que combine melhor com diferentes gostos e estilos de decoração. Confira, a seguir, alguns exemplos.

Marrom, terracota e tons de bege 

A combinação entre esses tons é uma forma de deixar a decoração leve e neutra, já que só cores fechadas podem pesar o ambiente, deixando-o até mais apagado. 

Essa dica é importante, principalmente, em cômodos pequenos. É que o uso de cores escuras em excesso pode fazer esses espaços parecerem ainda menores.

Se quiser usar tons terrosos fechados, concentre no revestimento para uma única parede, em alguns móveis ou detalhes. 

Diferentes tons terrosos podem ser combinados entre si para personalizar a decoração
Diferentes tons terrosos podem ser combinados entre si para personalizar a decoração (Projeto: Portobello S.A.

Branco, preto e cinza 

São tons terrosos mais neutros e versáteis, que podemos combinar com praticamente qualquer outra cor. 

Geralmente, são escolhidos para ambientes com decoração clean e elegante, mas também podem servir como plano de fundo para cores vibrantes, que se destaquem nos espaços. 

Tons terrosos mais claros são boas alternativas para um ambiente minimalista
Tons terrosos mais claros são boas alternativas para um ambiente minimalista (Projeto: Portobello S.A.

Amarelo, laranja e rosa 

Essas cores da natureza se combinam perfeitamente com as neutras, como bege e branco. São ideais para quem quer espaços com um toque de cor para conferir mais alegria. 

É possível encontrar tons terrosos intensos, que ganham destaque na composição com as cores claras da natureza. 

No entanto, também dá para manter a suavidade dos ambientes com os tons mais claros, como rosa-queimado. 

cores terrosas
Laranja é tom terroso para tornar ambiente mais alegre (Projeto: Portobello S.A.

Verde e azul 

Já essas tonalidades trazem as nuances frias das cores que remetem à natureza. São boas opções para combinar entre si ou misturar com a paleta quente, de modo a equilibrar a decoração. 

Nuances frias e quentes se complementam em revestimentos e objetos de decoração
Nuances frias e quentes se complementam em revestimentos e objetos de decoração (Projeto: Portobello S.A.)

Como usar tons terrosos na decoração? 

Os revestimentos estão entre as primeiras etapas da decoração. Quando em cores terrosas, são neutros e podem ser combinados com vários tipos de décor. 

Outros elementos naturais reforçam o aconchego dos tons terrosos. Cestos artesanais, vasos em cerâmica, plantas, madeira e tecidos orgânicos são ideais para um clima convidativo ao relaxamento. 

O mesmo acontece com as estampas que remetem à natureza, como flores e folhagens. 

Elementos naturais, como mármore e madeira, além de objetos como cerâmicas, criam atmosfera aconchegante
Elementos naturais, como mármore e madeira, além de objetos como cerâmicas, criam atmosfera aconchegante (Projeto: Portobello S.A.

Texturas também são ótimas para refletir a natureza, que não é homogênea. Assim, conferem diferentes sensações. Os relevos podem aparecer em revestimentos, móveis e objetos decorativos, por exemplo. 

Conheça Terralma, a linha de revestimentos da Portobello com cores terrosas 

A linha Terralma, da Portobello, é um prato cheio para quem quer uma decoração que reflita a natureza, que é a essência da vida humana. 

Isso porque esses revestimentos no formato 9×37 cm dão o tom da decoração dos ambientes, ainda que haja poucos móveis ou outros objetos. 

Aplicáveis no piso, nas paredes e até no teto, esses produtos são versáteis e combinam com diferentes espaços.

Revestimentos da linha Terralma podem ser usados dentro e fora de casa
Revestimentos da linha Terralma podem ser usados dentro e fora de casa (Projeto: Portobello S.A.

Além da composição em argila, a seleção de cores das peças da linha Terralma foi pensada para criar ambientes aconchegantes e acolhedores. 

Afinal, as cores são importantes para criar uma reconexão com a identidade, sobretudo quando são ligadas à memória afetiva. Isso ajuda a tornar qualquer espaço mais agradável, fazendo com que as pessoas se sintam em casa. 

Por isso, a linha Terralma traz tons terrosos intensos, que se complementam com nuances frias inspiradas na natureza:

  • Mandacaru;
  • Bora Bora;
  • Sardenha;
  • Noronha;
  • Arizona;
  • Jalapão;
  • Riviera;
  • Seridó.

Essa variedade abre um leque de possibilidades e combinações, permitindo a criação de um espaço totalmente personalizado. 

Como têm acabamento natural, essas peças da Portobello podem ser aplicadas em ambientes internos ou externos. 

Combinação entre cores terrosas intensas e claras equilibra a decoração
Combinação entre cores terrosas intensas e claras equilibra a decoração (Projeto: Andréa Gonzaga

Além de revestimentos, filetes e argamassas compõem linha Terralma 

Os revestimentos se destacam nessa linha da Portobello. No entanto, as composições ganham ainda mais personalidade com acessórios como filetes (1,5×37 cm) e argamassas nos mesmos tons. 

São inúmeras possibilidades de combinação. As peças trazem cores terrosas como ocre, laranja, marsala, verde, azul e rosa-queimado, entre outras variações. 

Filetes e argamassa também em tons terrosos complementam décor com pegada natural
Filetes e argamassa também em tons terrosos complementam décor com pegada natural (Projeto: Portobello S.A.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as cores da natureza e sabe como aplicá-las na decoração, confira mais ambientes com a linha Terralma. 

Eles estão reunidos na Galeria Portobello, aqui no Archtrends, para você explorar e se inspirar para os seus próximos projetos. Acesse e descubra os detalhes

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *