Menu
Projetos e Obras
Busca

Imagine ter uma piscina em casa, na área de lazer, para receber amigos e família (Projeto: Portobello)

Conte√ļdo T√©cnica

Como fazer uma piscina gastando pouco

19/05/2021

Saiba como fazer uma piscina em sua casa sem precisar gastar muito, conhecendo materiais e modelos.

Quem não sonha em ter uma casa com piscina e uma bela área de lazer para curtir com a família ou receber os amigos? Para tornar esse sonho realidade, descubra como fazer uma piscina sem precisar investir muito dinheiro.

Piscina de alvenaria x Piscina de fibra

A piscina de alvenaria é aquela em que as bases e paredes são produzidas em concreto. A fundação costuma ser feita em radier com uma viga de fechamento, na qual a armadura das paredes é amarrada.

O revestimento para piscina de alvenaria costuma ser de pastilhas ou cer√Ęmicas, enquanto as laterais s√£o constru√≠das em blocos estruturais, preenchidos com concreto. Para a sua borda, neste caso, usa-se um material antiderrapante.

Embora a constru√ß√£o da piscina de alvenaria seja mais cara do que as demais, o custo-benef√≠cio √© uma vantagem importante, j√° que h√° grande resist√™ncia mec√Ęnica e uma durabilidade de at√© 30 anos. Al√©m disso, h√° diversas op√ß√Ķes de acabamentos para personalizar sua piscina.

A piscina de alvenaria oferece um custo-benefício importante, além de poder ser personalizada (Projeto: Marcio Castro)

Já a piscina de fibra de vidro é pré-fabricada, por isso não há necessidade de investir em materiais, como revestimentos, nem em impermeabilização. A construção também é mais simples Рbasta retirar a terra do local e instalar a piscina que já vem pronta de fábrica.

A vantagem tamb√©m est√° no valor, pois ela costuma ser mais barata, comparada √† de alvenaria, al√©m da versatilidade de modelos, facilmente encontrando vers√Ķes redondas, quadradas e em v√°rios outros formatos e tamanhos.

Em resumo, se você deseja uma piscina mais resistente e personalizada, a de alvenaria é a melhor escolha. Mas caso esteja procurando uma prática, montada em pouco tempo, a de fibra é a mais indicada.

Modelos

Tanto a piscina de alvenaria quanto a de fibra de vidro podem ser produzidas em diferentes formatos, como, por exemplo, redonda, quadrada e retangular.

Para definir o modelo ideal, é preciso atentar-se ao local onde ela ficará, já que isso indicará também se você deverá fazer uma piscina pequena ou uma grande, além da possibilidade de construir um modelo com deck.

A recomenda√ß√£o, em geral, √© que haja, no m√≠nimo, 30 m¬≤ livres para a constru√ß√£o e que ela fique no local mais alto do terreno, proporcionando uma vis√£o panor√Ęmica privilegiada.

como fazer uma piscina
O ideal é que a piscina fique em uma posição privilegiada, no alto do terreno (Projeto: Lab 88)

Se o seu terreno n√£o disp√Ķe de aclives acentuados, escolha a localiza√ß√£o da piscina de acordo com o sol – caso ela fique a oeste, por exemplo, voc√™s poder√£o apreciar o p√īr-do-sol.

Para fazer a escolha, considere necessidades e desejos dos moradores. Para uma piscina personalizada, com revestimentos diferenciados, opte pela de alvenaria; mas, se deseja praticidade e facilidade de manutenção e limpeza, a de fibra de vidro é a melhor opção.

Tenha sempre em mente o seu orçamento, já que o preço da piscina varia de acordo com o tamanho dela e os detalhes, como revestimentos, piso para piscina, iluminação, acessórios (cascata, escadas), entre outros.

Por fim, considere o estilo da piscina. Avalie as características do terreno para escolher, por exemplo, entre uma com borda infinita ou com cores, acabamentos e materiais que ajudem a complementar e valorizar a paisagem.

como fazer uma piscina
A piscina é um dos principais elementos da área de lazer, por isso deve ser destaque (Crédito: Portobello Shop Ribeirão Preto)

Dicas para fazer uma piscina

Você sonha em ter uma bela área de lazer com piscina, mas o orçamento está baixo? Não se preocupe: separamos algumas dicas de como fazer uma gastando pouco e com um resultado incrível.

O primeiro passo é avaliar a necessidade de autorização ou documentação específica para a construção e de contratação de um profissional capacitado para abrir o espaço e fazer o nivelamento do solo.

Você também precisará de um encanador, que realizará o sistema de encanamentos e filtração.

Para definir a localização perfeita, escolha um local em que haja espaço nas laterais e incidência de sol. Inclusive, é o local que definirá se você terá uma piscina 1000 litros, uma de 2000 litros ou uma de 5000 litros.

Avalie ainda as necessidades dos usuários e entenda qual a profundidade ideal Рse as crianças vão usar a piscina, opte por uma versão mais rasa e segura.

No caso da piscina de alvenaria, √© importante avaliar as condi√ß√Ķes do solo, para entender quais paredes precisar√£o de refor√ßos. Somente ap√≥s essa an√°lise √© que os trabalhos de escava√ß√£o podem ser iniciados.

Lembre-se de que a a do tipo alvenaria precisar√° de impermeabiliza√ß√£o, processo realizado com manta asf√°ltica ou pintura impermeabilizante, que evita vazamentos e infiltra√ß√Ķes.

O tamanho da piscina influencia bastante no preço final, já que, quanto maior ela for, maior será o investimento em mão de obra e materiais.

Os revestimentos s√£o pontos-chave para deix√°-la bonita e funcional. Na escolha, considere n√£o s√≥ a est√©tica mas tamb√©m a manuten√ß√£o e a durabilidade. 

Além das tradicionais pastilhas, o porcelanato é um dos materiais mais usados, devido à versatilidade. Vale ressaltar que é preciso optar por um modelo que possa ser usado em piscinas, que não escorregue e que apresente alta durabilidade e baixa manutenção.

O porcelanato pode ser usado tanto na parte interna, quanto em bordas e decks, inclusive em vers√Ķes que recriam madeira, para o deck, por exemplo, dispensando todo o trabalho de manuten√ß√£o que a madeira demanda.

como fazer uma piscina
O deck em porcelanato que reproduz madeira é ótimo em custo-benefício, além de super estiloso (Projeto: Tomas João)

Voc√™ tamb√©m poder√° investir em porcelanatos que reproduzem concreto, tanto para as bordas quanto para o deck, trazendo um ar r√ļstico e industrial para a sua √°rea de lazer.

O porcelanato possui vantagens interessantes como o design moderno, a grande durabilidade, a facilidade de limpeza e a baixa necessidade de manutenção.

Depois dessas dicas, ficou mais f√°cil saber como fazer uma piscina sem gastar muito, n√©? Ajude seus amigos a realizarem esse sonho: compartilhe este conte√ļdo nas suas redes sociais!

Nenhum coment√°rio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *