16.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
closet, quarto
Para ter um "quarto de roupas", é preciso considerar alguns pontos, como local, espaço e características dos moradores (Projeto: Espaço do Traço Arquitetura)

Closet: monte um ambiente funcional e cheio de estilo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
16.12.2022
Listamos pontos para considerar na hora de projetar um closet que vai armazenar tudo de forma inteligente e, claro, atender às suas necessidades
minutos de leitura

Ter um closet integrado ao dormitório é o sonho de consumo de muita gente. Por isso, na hora de reformar ou construir, é muito comum que esse ambiente entre para o checklist. 

Além de funcional, esse “quarto de roupas” confere um ar de sofisticação ao projeto. No entanto, há várias maneiras de viabilizar o desejo de tê-lo, muitas delas com custo acessível. 

Afinal, ele pode ter diferentes estilos e tamanhos, sendo totalmente adaptável à planta da casa, como veremos a seguir. Descubra o que levar em consideração para montar o closet perfeito! 

11 pontos para considerar no projeto de closet 

O closet é um espaço que serve tanto para guardar roupas, sapatos e acessórios quanto para se arrumar. Portanto, é o ambiente perfeito para quem busca por praticidade no dia a dia. 

No entanto, antes de tirar o seu do papel, é importante observar alguns pontos que listamos a seguir. Acompanhe! 

1. Local do closet 

closet interliga quarto e banheiro
Closet pode interligar quarto e banheiro ou servir a dois dormitórios (Projeto: Bruno Brandini / Foto: Daniel Santo)

De maneira geral, o closet costuma ser anexo ao dormitório. Mas há algumas nuances que precisam ser consideradas. 

Por exemplo, ele pode ser um ambiente à parte, com uma porta que o conecta ao quarto. Também pode estar atrás de uma divisória, dando maior visibilidade às peças e integrando os espaços

Ainda é possível que haja um banheiro dentro do closet ou que dois dormitórios o usem, com acesso por meio de portas independentes. 

São muitas possibilidades! 

2. Espaço disponível 

Closet, espaço
Espaço disponível ajuda a determinar como será a disposição de armários, prateleiras e outros elementos
(Projeto: Madi Arquitetura & Design / Foto: Ricardo Faiani)

Diversas características acabam sendo definidas de acordo com o espaço disponível para o closet. 

Por exemplo, se ele for pequeno, o ideal é que seja aberto ou com portas de correr. Cores claras e espelhos também ajudam a dar a impressão de que o ambiente é maior. 

Já quando a área não é problema, é possível incluir uma ilha, que serve para armazenar acessórios e como apoio na hora de se arrumar. 

Outra ideia é ter uma penteadeira para maquiagem no closet. Assim, dá para se trocar e se aprontar no mesmo local, otimizando o tempo.

3. Estilo de decoração 

O estilo decorativo do closet costuma seguir o do quarto. Porém, a tendência é que esse seja um espaço mais neutro, onde as roupas e os acessórios ganhem destaque e sejam encontrados com facilidade. 

Sendo assim, uma decoração cinza, bege, branca ou preta é uma boa escolha. No entanto, nada impede você de acrescentar um ponto de cor, além de texturas e estampas. 

Os detalhes podem estar nos revestimentos, em um papel de parede, nos móveis ou em objetos decorativos, por exemplo. 

4. Closet aberto ou fechado 

Entre as principais escolhas que podem ser feitas em relação à decoração de um closet está se ele vai ser aberto ou fechado. Isso significa dizer que os armários podem ou não ter portas.

Essa é uma decisão que não depende só do gosto pessoal dos moradores. Afinal, os dois modelos têm prós e contras. Confira quais são em seguida.

Vantagens e desvantagens do closet aberto 

Closet aberto
Com roupas, sapatos e objetos à mostra, closet aberto facilita o dia a dia (Projeto: Rosane Occhiuto)

Prós

  • praticidade, já que os itens ficam à mostra, o que permite uma visualização rápida;
  • ventilação evita que as peças fiquem com cheiro de guardadas;
  • investimento pode ser menor, justamente por não ter portas;
  • ideal para espaços menores.

Contras

  • deixa a bagunça à mostra, o que requer maior organização do closet;
  • acumula poeira por não ter a porta como barreira de proteção. 

Vantagens e desvantagens do closet fechado 

Closet fechado
Portas ajudam a proteger as peças, além de esconder a bagunça (Projeto: Degradê Arquitetura e Interiores)

Prós

  • esconde a bagunça. Basta fechar as portas e pronto: o closet parece arrumado;
  • ajuda a conservar melhor roupas e sapatos ao evitar a entrada de luz e poeira. 

Contras

  • requer um pouco mais de espaço para a abertura das portas. Uma solução são as de correr;
  • tem menor efeito decorativo do que o closet aberto. 

5. Rotina de arrumação 

Além dos prós e dos contras dos tipos de closet que listamos, você também precisa considerar a frequência de arrumação desse espaço. 

Afinal, se demora muito para arrumá-lo ou tem dificuldade em manter a organização, o fechado pode ser mais interessante. Assim, não vai ter bagunça exposta. 

Já quem gosta de brincar, testar e mudar sempre a decoração deve preferir o aberto. No entanto, é importante deixá-lo organizado para garantir o bem-estar no ambiente

6. Revestimentos para closet 

Closet, revestimento
Revestimento neutro destaca peças do closet (Foto: Daniele Albuquerque Vilar

Há diversos tipos de porcelanato disponíveis no mercado. Praticamente todos podem ser aplicados no closet, com exceção do EXT, que é indicado para áreas externas

No entanto, uma recomendação costuma ser seguir o mesmo piso do quarto, criando uma sensação de continuidade entre os ambientes. 

Para quem prefere o porcelanato polido, que tem acabamento brilhoso, o ideal é não ter luz diretamente sobre ele, para não causar o efeito espelho. 

Além do piso, o revestimento cerâmico pode aparecer nas paredes e até nos móveis centralizados no closet. 

Inclusive, essa é uma ótima opção para diminuir os reflexos da luz no chão. E ainda serve como mais um espaço para guardar acessórios. 

Para dar personalidade ao ambiente, uma boa ideia é investir em revestimentos com estampas e/ou texturas. Já se a proposta é levar aconchego, aposte em tons terrosos ou no porcelanato amadeirado

7. Iluminação do closet 

Closet, iluminação
Janelas e lâmpadas são responsáveis pela iluminação do closet, que ajuda na hora de se arrumar
(Projeto: Carolina Magno / Foto: R. Rizzutti) 

Especialmente quando o closet não é integrado ao quarto e não conta com janelas, é muito importante prestar atenção ao compor a iluminação do ambiente

Afinal, esse é o espaço onde a pessoa vai escolher as roupas para o dia, além de se maquiar. Portanto, precisa de luzes que não distorçam as cores. 

Nesse caso, a luz neutra é uma boa opção. Pode haver uma iluminação centralizada no teto e ainda lâmpadas indiretas, como em uma sanca. 

Outra dica é ter luzes laterais nos espelhos, ajudando a iluminar. Inclusive, elas são interessantes para não causar sombras no reflexo, o que tende a dificultar bastante a aplicação correta da maquiagem. 

8. Móveis para o closet 

Closet, móveis
Araras de roupas ficam muito estilosas em closets abertos (Projeto: Sinta Arquitetura / Foto: Gabriela Daltro)

Seja grande ou pequeno, o ideal é que o closet tenha móveis planejados. Assim, é possível garantir total personalização no projeto, conferindo estilo e funcionalidade ao espaço. 

No entanto, há outras possibilidades, como mobílias modulares, que podem ser compradas em lojas físicas ou online por um valor mais acessível. 

Outra ideia são as araras de roupas, que ficam muito estilosas em closets abertos. Cômodas são bem-vindas para guardar peças que sejam menores ou que não amassem com facilidade. 

Considere ainda ter um banco ou uma poltrona, que vai ajudar na hora de se calçar. Também entra aqui o espelho, que pode estar em uma porta ou fixado à parede.

Apesar de não ser exatamente um móvel, muita gente opta por colocar uma cuba no closet, o que ajuda no momento de se arrumar para sair de casa. 

9. Compartimentos para cada tipo de peça 

O bom do closet é que é esse um ambiente totalmente adaptável às necessidades dos moradores. Sendo assim, dá para listar o que é prioridade e optar por compartimentos ideais para os seus itens. 

Diferentemente de armários prontos, que contam com cabideiros, prateleiras e gavetas, aqui você pode ter nichos para bolsas e até espaços destinados especificamente aos sapatos. 

Inclusive, é possível diferenciar o tipo de calçado que vai ser armazenado em cada parte do closet. Puro luxo! 

Outra ideia é ter gavetas específicas para roupas íntimas e meias. Os acessórios, como joias e relógios, podem contar com compartimentos especiais, o que ajuda a manter a organização e facilita na hora de se arrumar. 

10. Características dos moradores

Detalhes super importantes que muitas vezes ficam de fora do projeto do closet são as características físicas dos moradores.

Faz diferença a numeração que a pessoa veste e calça, por exemplo. Afinal, se forem números maiores, será necessário projetar mais espaço para acomodar tudo de forma adequada.

Além disso, quem tem estatura maior precisa de cabideiros altos, assim como aqueles que possuem muitos vestidos.

Portanto, nem sempre as medidas padrão são as ideias para os móveis do closet. 

De maneira geral, a solução são armários planejados ou modulados — que, além de permitirem adaptação a essas particularidades, oferecem espaços específicos para bolsas, acessórios etc.

11. Objetos decorativos 

Closet, objetos decorativos
Compartimentos bem planejados deixam o espaço mais funcional (Projeto: Portobello S.A.)

E, claro, no closet você também pode inserir objetos de decoração e levar personalidade de diferentes maneiras. 

A própria escolha de cores, materiais e revestimento dos móveis já diz muito sobre o estilo do décor. 

No entanto, você pode incrementar com lustres, pendentes, tapetes, banquetas e até esculturas, dependendo do espaço disponível. 

Para um closet de casal, é importante considerar o estilo de ambos. Nesses casos, a decoração neutra costuma ser a preferência. 

Porém, também dá para brincar com cores e formas, levando mais charme e descontração para o ambiente. 

Agora que você já sabe como ter o closet ideal, que tal conferir as nossas dicas para um quarto aconchegante

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Closet: monte um ambiente funcional e cheio d...

Closet: monte um ambiente funcional e cheio de estilo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies