Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Eventos

CASACOR Ceará apresenta quatro projetos com design exclusivo Portobello

19/10/2018

Fortalecer a integração entre as pessoas e a natureza é uma das propostas da CASACOR em 2018. Na edição do evento que acontece em Fortaleza, no Ceará, é ressaltado ainda o objetivo de valorizar os momentos “em casa”, em projetos intimistas, que esbanjam aconchego e elegância. Confira aqui no Archtrends alguns ambientes em detalhes!

Num terreno de 10 mil m², localizado no bairro Aldeota, em Fortaleza, a CASACOR Ceará 2018 apresenta ao público ambientes inspiradores de 73 profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo. Com a proposta de valorizar a cultura e a arte cearense, além da relação entre ambiente, natureza e pessoas, a mostra segue a todo vapor até o próximo dia 23 de outubro. O tema Casa Viva tem como destaque 54 ambientes – quatro com produtos exclusivos Portobello -, projetados em um local que abriga uma residência icônica e um prédio comercial, construídos em 1969 pelo arquiteto Acácio Gil Borsoi, que possui ainda um jardim com desenho original assinado pelo renomado Roberto Burle Marx.

O tema de todas as edições da CASACOR deste ano vem com a ideia de transformar os ambientes em refúgios, cada vez mais ligados à natureza. Proporcionar os momentos “em casa”, em verdadeiras celebrações com aconchego e elegância.

Pavilhão da Garagem – André Monte

André Monte

Um dos ambientes que destacamos é do designer de interiores André Monte. Intitulado Pavilhão da Garagem, o espaço aberto é inspirado em um colecionador que ama carros, arte, música e cinema, e tem como objetivo integrar área interna e externa. Em um espaço com 110 m² ladeado por placas de vidro, ele foi criado para abrigar um carro vintage e um lounge, preparado tanto para o descanso quanto para receber familiares e amigos.

Com referências na arquitetura dos anos 60, nas casas californianas fotografadas por Julius Schuman e em um homem contemporâneo esteta, que valoriza texturas naturais, cores sóbrias e conforto, o ambiente usa como piso e painéis de parede a Linha de Porcelanatos Pietra Lombarda, 90X90cm, acabamento cetim na tonalidade cinza, criando uma base neutra para iluminação do ambiente. O Pavilhão da Garagem é recheado de obras de arte de grandes artistas cearenses como Antônio Bandeira e Sérvulo Esmeraldo, além de peças de design nacional. Um destaque é o grande sofá de 7 m lineares que é o centro do ambiente, ligando todos os cantos do confortável lounge.

O carro sobre o piso de Pietra Lombarda

O uso de mobiliário 100% brasileiro relembra os primeiros projetos de interiores, dos anos 1960

Loft Cinquentinha – Anik Mourão

Inspirado na mulher moderna que traz consigo uma bagagem cultural, acervos de família e, especialmente, é independente, financeira e emocionalmente, o Loft Cinquentinha de Anik Mourão apresenta ao público um projeto circular cheio de personalidade. Ele imprime muita memória afetiva, com a inclusão de objetos herdados de antepassados no ambiente. A cozinha, banheiro e ateliê são totalmente integrados. Anik explica que a ideia foi respeitar a história, mantendo o concreto aparente, onde a laje é original com destaque para as texturas nas paredes feitas à mão, remetendo a uma experimentação da “própria moradora”. O estilo moderno é lembrado pelos traços das linhas retas do mobiliário e na monocromia dos tons de rosa. Somado as peças de garimpo, o público aprecia uma mescla também do estilo vintage, com a cozinha que traz a lembrança de “casa de avó”. Para garantir ainda mais destaque à contemporaneidade de todo o projeto, que conta também com uma área zen no centro, a arquiteta usa o Porcelanato Pietra Lombarda – versão Off white que, segundo ela, traz a característica do granilite com aspecto mais rústico e irregular.

 

Loft contemporâneo, feminino e cheio de estilo

Área zen por Anik Mourão

Wine Lounge / Galeria Viva – Racine Mourão

O arquiteto Racine Mourão assina dois ambientes na CASACOR, com um deles totalmente dedicado aos amantes do vinho. Wine Lounge é puro conforto num projeto com adega e terraço, onde a iluminação intimista e os tons de madeira, vinho e cinza do mobiliário curvo garantem elegância e personalidade.

Diferentes ângulos do Wine Lounge

A área do terraço projetado por Racine Mourão

Já a Galeria Viva – um corredor de espelhos -, tem a proposta de transformar os visitantes em personagens principais. Com iluminação indireta e uma visão completa de si, o arquiteto faz um convite à reflexão. Para trazer ainda mais personalidade aos ambientes, Mourão investe nos Porcelanatos das Linhas Magma Rock e Ecollection.

Conforto, elegância e personalidade num projeto em que o arquiteto faz um convite à reflexão

Cada cantinho é intimista e usa a iluminação para o efeito

Espaço Mota Machado – Susana Clark Fiúza

Susana Clark Fiúza

A volumetria trabalhada de forma especial no Espaço Mota Machado 50 Anos foi projetada pela arquiteta Susana Clark Fiúza para homenagear a construtora considerada uma das mais importantes da capital cearense. A ideia foi criar uma galeria em que o lago já existente fizesse parte das curvas arquitetônicas. São linhas fluidas e imponentes, aliadas ao minimalismo de cores e de revestimentos.

Na área externa, Susana optou pela versão Pau Brasil – Linha Ecolletion. A proposta foi exatamente chamar a atenção para o piso que reproduz madeira, de uma forma que ele integrasse a natureza. Já na parte interna da galeria, onde o objetivo era destacar também o mobiliário e as peças de decoração, o porcelanato Steel Black – Linha Steel -, garantiu elegância e sobriedade.

A parte interna da galeria

Na entrada, a madeira é responsável por trazer a natureza para perto

SERVIÇO: CASACOR Ceará 2018

QUANDO: até 23 de outubro

ONDE: Rua Visconde de Mauá, 1000, bairro Aldeota, Fortaleza – Ceará

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *