23.08.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
As casas na árvore podem ser o ponto de partida para projetos criativos, como os quartos do Tree Hotel, na Suécia
As casas na árvore podem ser o ponto de partida para projetos criativos, como os quartos do Tree Hotel, na Suécia

Casa na árvore: 5 modelos de referência para projetos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
23.08.2022
Veja as principais dicas para um bom projeto de casa na árvore e referências para se inspirar
minutos de leitura

Popularizada em filmes, principalmente em produções hollywoodianas, a casa na árvore já foi o sonho de qualquer criança. O refúgio, que representava liberdade e independência na infância, aos poucos também tornou-se um desejo dos adultos. 

Com o passar dos anos, a construção, que era mais rústica e com pouca técnica – o que não garantia nem durabilidade nem segurança – começou a ser levada a sério.

A popularidade fez com que profissionais e empresas se tornassem especialistas em desenvolver esse tipo de projeto. A partir daí, a casa na árvore ganhou inúmeras versões. 

casa na arvore, bali indonésia
Em Bali, na Indónésia, casa na árvore tem vista incrível para ilha Nusa Penida (Foto: Johnny Africa / Unplash)

Ainda pode ser construída no jardim para as crianças ou para abrigar toda uma família em momentos de lazer. Também pode aparecer em sites onde aluga-se moradia por alguns dias e até como quartos inusitados de hotéis.

Confira como é feito o projeto de uma casa na árvore, bem como algumas referências para você se inspirar.

Características de uma casa na árvore

Como dito anteriormente, a casa na árvore pode ter duas utilidades: abrigar somente crianças ou também ser um espaço para adultos, seja família ou casal (nessa configuração, ela pode até ser considerada uma casa de campo).

corrimão escada arvore
Uma das principais preocupações de uma casa na árvore é a segurança, como um corrimão que acompanhe a escada

Quando ela for utilizada apenas pelos pequenos, não é necessário que sejam feitas separações internas. 

Nessa proposta, é interessante investir na madeira para a construção e algum revestimento com características térmicas para deixar o ambiente mais aquecido para as crianças. 

Também não podem faltar escorregadores, escadas e pontes para que a diversão seja completa – a seguir, falaremos sobre a segurança desses itens.

Já para servir como um momento de lazer para adultos, vale a pena investir na divisão de ambientes, portas com trancas e alguns móveis coringas, como poltronas e até um pequeno banheiro

Na construção, a madeira pode estar ao lado de vidro, concreto e outros elementos que dão mais sustentação e propõem um design diferente.

Como projetar uma casa na árvore

A construção de uma casa na árvore, seja ela para crianças ou adultos, requer muitos cuidados – desde a escolha do local até dos materiais certo. Portanto, o projeto deve ser realizado apenas por profissionais.

Dito isso, existem algumas dicas e regras gerais para esses projetos. A primeira é verificar se a árvore onde a casa será construída está saudável e bem enraizada. 

É preciso checar também se a árvore já atingiu o seu pico de crescimento e se tem um bom porte e tronco de, no mínimo, 30 cm de diâmetro. 

Como essa será a coluna vertebral da construção, diversas possibilidades devem ser levadas em conta. A casa será construída somente sobre uma base robusta ou também vai abraçar os galhos ao redor ou até troncos de árvores próximas? 

Todas essas variáveis vão influenciar nas possibilidades de dimensão da estrutura.

cabin, wood, casa arvore
Base sólida e guarda corpo em volta de toda a casa garantem mais firmeza e durabilidade da construção

Se a escolha – ou a única opção – for somente a construção sobre um tronco, a laje da casa deve ser colocada sobre ele. 

Entretanto é primordial que tenha algum tipo de reforço, como vigas e pilares auxiliares. Já se a intenção é usar galhos e troncos menos firmes, é importante criar uma moldura fixa entre eles.

Depois da laje construída, é o momento de projetar paredes e cobertura. É imprescindível, principalmente nessa etapa, que sejam escolhidos materiais mais leves para não sobrecarregar as árvores. 

Além disso, os materiais devem ter alguma resistência à ação do vento – que deve acontecer com frequência.

A segurança deve ser garantida com corrimãos nas escadas até chegar na casa e com um deck com guarda-corpo ao redor de toda a casa na árvore. 

Deve-se tomar cuidado redobrado com instalações elétricas, como fios e conexões, já que a madeira pode alastrar um incêndio com muito mais facilidade. 

Caso a construção tenha um banheiro ou cozinha, é necessário considerar o peso da caixa d’água ou usar alguma bomba de recalque para que a água alcance o topo.

casa na arvore, deck planejado
Casa construída sobre um só tronco firme. Atenção para o deck planejado e para o reforço embaixo na laje

Por fim, é importante que de tempos em tempos haja uma conferência das estruturas, conexões e da própria árvore para garantir que tudo esteja firme e sem risco de queda. Evite estar na construção em momentos de chuva, raios e ventania.

Referências de casa na árvore para se inspirar

Nos tempos atuais, nem todas as casas na árvore seguem o estilo rústico e a construção em madeira. Confira a seguir algumas obras que fogem do óbvio e trazem uma proposta contemporânea para esse tipo de construção.

1. Free Spirits Spheres — Vancouver, Canadá

Idealizado por Tom Chudleigh, o hotel conhecido como Free Spirit Spheres é composto por diversas esferas fabricadas em madeira, metal, plástico e fibra de vidro. 

Sustentadas por cordas, as esferas parecem flutuar em meio às árvores de uma grande floresta, o que proporciona experiências únicas aos hóspedes.

 Free Spirit Spheres
Hotel do tipo casa na árvore, no formato esférico, atrai turistas do mundo todo (Projeto: Kalen Emsley / Unsplash)

2. The Spheres — Seattle, EUA

A Amazon também se inspirou nas esferas para criar seu projeto de casas de árvore. Não se trata de uma construção sobre copas e caules, mas de três grandes estufas que abrigam escritórios para funcionários. 

Entre os ambientes, é possível visualizar espécies variadas e paredes compostas por trepadeiras.

Amazon cria projeto com espaços internos no tipo casa na árvore

3. Tree Hotel — Harads, Suécia

Projetado pelo escritório Tham & Videgard Arkitekter, o Tree Hotel tem suítes em formato de cubo que são difíceis de encontrar entre as árvores. Isso acontece por causa da superfície espelhada que reveste todas as fachadas da construção.

4. Yellow Treehouse Restaurant — Warkworth, Nova Zelândia

O estabelecimento encanta no primeiro olhar: trata-se de um espaço construído em torno de um enorme pinheiro. Do escritório Pacific Environments, o Yellow Treehouse Restaurant funciona como delivery e abriga até 18 pessoas.

O fechamento vazado permite ao cliente enxergar a área externa e ter uma vista surpreendente do horizonte.

5. The Sustainability Treehouse — Mount Hope, EUA

Projetada pelo escritório Mithun, a obra é um espaço educacional que instrui os visitantes sobre o conceito de ecologia e edifícios sustentáveis.

A estrutura em aço corten chama a atenção e contrasta com a natureza do entorno. Para conectar os ambientes instalados entre a vegetação, o The Sustainability Treehouse traz várias escadas iluminadas.

Depois de todas essas dicas e inspirações, chegou o momento de levar adiante o projeto antigo do sonho de infância, não é? Não esqueça da segurança e construa um espaço que seja sinônimo de aconchego e diversão.

Quer deixar a imaginação ir ainda mais longe? Confira esses projetos de casas flutuantes e sustentáveis de papelão!

Imagem principal: As casas na árvore podem ser o ponto de partida para projetos criativos, como os quartos do Tree Hotel, na Suécia

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casa na árvore: 5 modelos de referência par...

Casa na árvore: 5 modelos de referência para projetos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies