04.03.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Casa de alto padrão une estética, funcionalidade e técnica construtiva

 minutos de leitura
calendar-blank-line
04.03.2020
Conheça o trabalho do escritório Farinazzo Arquitetura, pautado em residências de alto padrão por todo o Brasil.
minutos de leitura

O trabalho do escritório Farinazzo Arquitetura, sob o comando do arquiteto Fernando Farinazzo, é fortemente pautado em residências de alto padrão por todo o Brasil. O conceito de casa, para ele, parte do princípio em fazer uma arquitetura que reflita o modo de viver de uma família moderna, urbana e antenada com o mundo. "Traduzimos o projeto numa arquitetura contemporânea e atemporal, onde menos é mais, com áreas amplas, integradas, e que tenha uma comunicação entre o lado interno e o externo", define o arquiteto.

O propósito maior do escritório, segundo ele, é ajudar as pessoas a conquistarem uma casa personalizada e única, elaborando projetos com soluções criativas sem esquecer o desejo dos moradores, que sempre precisam de conforto e qualidade de vida. "Para isso, é preciso colocar num tripé de mesma escala a estética, a funcionalidade e a técnica construtiva. Essa balança deve se equilibrar para chegar numa arquitetura plena", afirma. 

casa de alto padrão
Azul de Colors Cancun, da Portobello, enaltece a área externa da casa

Para ilustrar seu conceito, Farinazzo cita uma casa de alto padrão localizada em São Jorge do Ivaí, cidade do interior do Paraná, com 550 de área construída, na qual foi responsável pela arquitetura e design de interiores. "Este sobrado foi um presente para a matriarca de uma família de agricultores. Eles queriam uma casa que fosse espaçosa para receber amigos, elegante e pronta para morar, com os móveis já inclusos", conta. 

casa de alto padrão
Cozinha clean revestida com porcelanatos Portobello

Segundo ele, a casa toda é superprática. Pela qualidade dos revestimentos, o profissional fez questão de optar pelos produtos da Portobello Shop Maringá. "Buscamos a beleza, a praticidade de manutenção e o porcelanato ideal que atendesse às normas de desempenho. Por isso, no piso da cozinha, elegemos City Fendi em sua cor mais escura, que tem o coeficiente de atrito propício ao local", explica.

Em se tratando de design, para criar o contraste com o piso nesse mesmo ambiente, as bancadas, móveis e cadeiras estão na cor branca e no detalhe da parede foram aplicadas brilhantes pastilhas da Portobello, o Star Mix Silver, também para uma maior textura e iluminação do local.

casa de alto padrão
Piso neutro para destacar as cores dos elementos decorativos

O ambiente integrado da sala com espaço gourmet (acima) ganhou piso Mineral Portland.  Na área da churrasqueira, a parede foi decorada com Ampla Design e o balcão foi revestido com Brasília Concreto. "Sempre trabalhamos o piso das casas com uma cor mais neutra, sem as texturas existentes no mármore, por exemplo, para poder ressaltar as tonalidades e estampas de outros elementos decorativos".

A leveza do design também é premissa nos projetos de Farinazzo, com uso da iluminação natural proporcionada pelos grandes espaços integrados, seja internamente, como uma sala e uma área gourmet, e externamente, abrindo vistas à parte externa, com uso de esquadrias que permitem contemplar o verde do jardim e o azul relaxante de uma piscina.

"Não buscamos aplicar no projeto formas complicadas, de difícil leitura. Pelo contrário, apostamos em elementos com menos informação. Você entra no ambiente e entende o conceito rapidamente, e o uso de linhas mais retas é um dos recursos que proporcionam esse bem-estar. Tudo isso é algo que traduz a personalidade de uma família moderna", comenta Farinazzo.

Para ele, a arquitetura contemporânea também precisa utilizar em sua técnica construtiva recursos que promovam a sustentabilidade. O reuso de água, aproveitamento de energia solar e proteção térmica nas edificações são alguns exemplos. "Os clientes estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente, por isso é preciso aplicar as melhores técnicas para atender as necessidades atuais", explica.

Confira, a seguir, mais um trabalho de Farinazzo: a sua própria casa! Obra concluída recentemente, em dezembro de 2019, que ganhou piso Superquadra Concreto, revestido por toda a casa, e na piscina, foi eleita a reprodução perfeita das pedras, com a linha Barlavento.

Farinazzo Arquitetura

O escritório de Farinazzo Arquitetura conta hoje com uma equipe de 11 profissionais, sendo seis arquitetos, dois estagiários de arquitetura e na parte administrativa trabalham sua esposa e uma secretária. Em seus 31 anos de profissão, ele contabiliza quase 1500 projetos concluídos. "Em todos esse anos fiz muitos tipos de obras: residências, edifícios altos, industriais, projetos comerciais", enfatiza.

Arquiteto viaja pelo mundo em busca de inspiração constante

Fernando formou-se em Arquitetura e Urbanismo em 1989, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele lembra que desde criança o dom para o desenho artístico o despertou. "Minha mãe e irmã mais velha também desenhavam e pintavam e elas me influenciaram fortemente. A partir disso, surgiu a minha vontade de fazer arquitetura", confessa. 

Em Maringá, terceira maior cidade do estado do Paraná, ele construiu a sua carreira. E em 1997 abriu o escritório de arquitetura que leva o seu nome, tornando-se referência em projetos de alto padrão. "Comecei do zero, com alguns poucos clientes, porém com muita dedicação e amor à profissão, os trabalhos foram se intensificando e a cada ano o escritório fica mais reconhecido", conta satisfeito.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casa de alto padrão une estética, funcional...

Casa de alto padrão une estética, funcionalidade e técnica construtiva

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies