Menu
Projetos e Obras
Busca
Arte da porcelanateria para cozinhas

C2 executada em Concrete Rope 120x250 e Nordik Wood 160x320

Portobello Matérias

Arte da porcelanateria para cozinhas

18/12/2020

Em Cucine Componibili, a Officina Portobello executa bancadas de cozinha em porcelanato sob medida, com resistência, segurança e acabamento perfeito.

Desde 2017, a Officina Portobello transforma superfícies de porcelanato em mobiliário, utilizando alta tecnologia, design e trabalho artesanal, para garantir produtos de alta qualidade. As bancadas e cubas para banheiros e lavabos, os nichos e as mesas rapidamente já consolidaram o porcelanato como matéria-prima de excelência para mobiliário. Agora, a linha Cucine Componibili, apelidada de C2, chega para confirmar o porcelanato como o melhor material também para bancadas de cozinhas.

Clique no Play para escutar o artigo completo:

C2 com duas bancadas em Nordik Wood 160×320

Como cada projeto de cozinha apresenta tamanhos, formatos e necessidades únicas, até então a Officina realizava as bancadas Su Misura, ou sob medida. Isso não muda com Cucine Componibili. Segue possível personalizar completamente as medidas, os modelos de bancada – ilha, U, L ou I (entre paredes) – e os detalhes de design. As bancadas podem ser inteiriças, apenas para servir, ou funcionais, prevendo cuba, cooktop e demais acessórios. O que muda com a C2 é a padronização da fabricação das bancadas, garantindo acabamento perfeito e resistência. 

bancada de cozinha sob medida
C2 com bancada em I em Concrete Graphite 120×250, que tamém reveste a parede

Entre os diferenciais da C2, estão os reforços ocultos, que garantem maior segurança no uso. As emendas e rebaixos apresentam acabamento de alta costura. A Officina desenvolveu um sistema exclusivo de fixação e fica totalmente responsável pela instalação segura – por isso, a C2 só está disponível nos estados de SP, PR, SC e RS, próximos às fábricas e atendidos pessoalmente pelas equipes de mestres porcelanistas. Todas as cozinhas vêm acompanhadas de manual de uso e manutenção.

bancada de cozinha sob medida
Detalhe do acabamento do rebaixo da C2

As bordas da C2 merecem atenção especial. Afinal, é nas bordas que as bancadas de todos os materiais são mais vulneráveis ao lascamento. Para evitar qualquer acidente, a Officina realiza o acabamento bisel ou bisotê nas bordas, um chanfro de 3mm, que traz mais resistência ao uso cotidiano. Para fazer esse tipo de acabamento é imprescindível usar porcelanatos Color Body.

bancada de cozinha sob medida
Ilha com tampo e pé duplo da C2, em Bianco Di Elba 120×278, que permite pouquíssimas emendas

Mas por que optar por uma bancada de porcelanato para a cozinha, em vez dos já tradicionais mármores e granitos? Por ser produzido dentro de rígidos padrões industriais, o porcelanato é um material tecnicamente mais adequado para uso em arquitetura. Resistente, asséptico e impermeável – características que não se encontra na natureza. Ainda, há a possibilidade de compor o ambiente completo – piso, paredes, bancadas e backsplash – com uma única superfície ou superfícies componíveis.

bancada de cozinha sob medida
Ilha C2 em Lastra Travertino Navona Grigio 120×260

A fabricação nacional das Lastras da Portobello, claro, também contribui para a ascensão das bancadas de cozinha em porcelanato. Com grandes formatos como 160×320, 120×278, 120×260 e 120×250, se torna possível fazer bancadas longas e profundas com pouquíssimas emendas. A expertise e o maquinário de alta tecnologia da Officina permitem transformar as Lastras em bancadas de cozinha belas, funcionais e resistentes, sem qualquer preocupação para o usuário.

Perguntas e respostas sobre Cucine Componibili

Por que o porcelanato é um material adequado para bancadas de cozinhas?

O porcelanato é um produto cerâmico resistente, composto de 70% de rochas e 30% de argilas. Oferece facilidade de limpeza e absorção de água zero. É possível apoiar alimentos sobre o porcelanato sem o medo de que a superfície esteja contaminada. Não prolifera fungos e bactérias.

A bancada de porcelanato é durável?

Sim. O porcelanato é um material de alta durabilidade, com vida útil superior a 50 anos. É resistente a condições climáticas extremas, produtos químicos, fogo, água, mudanças de temperatura e raios UV. É preciso, claro, fazer a manutenção e tomar os devidos cuidados com o material, previstos em manual.

Porcelanato é indicado para que tipo de cozinha?

Para todas as cozinhas. Pode configurar bancadas em ambientes internos e externos, de residências, escritórios, comércios e até indústrias. Além das cozinhas, as bancadas de porcelanato são muito usadas em laboratórios, por exemplo.

O porcelanato da bancada pode deformar com o passar do tempo?

Não. Não há alteração de características químicas, físicas e estéticas do material.

Posso apoiar panelas quentes sobre a bancada de porcelanato?

Sim. O porcelanato é resistente ao calor. O porcelanato é queimado em um forno a 1250ºC e suporta esta temperatura. Podemos colocar panelas quentes sobre a bancada, sem alteração na superfície do produto. Isso vale para porcelanato polido ou natural. O porcelanato pode ser usado, inclusive, para revestir churrasqueiras externamente. Ele poderia até revestir churrasqueiras internamente, porém não existe no mercado argamassa colante para isso.

A bancada de porcelanato é higiênica? 

Sim. O porcelanato é bacteriostático, não permite que bactérias, vírus e outros microorganismos se proliferem. 

Como limpar a bancada de porcelanato?

O porcelanato pode ser limpo com produtos de uso diário, como Veja Cloro Ativo, saponáceo cremoso, detergente neutro e álcool 90%. Todos os tipos de porcelanato (esmaltado polido, esmaltado, Color Body polido, Color Body natural, técnico polido e técnico natural) não estragam em contato com produtos de limpeza convencionais, mesmo se a limpeza ocorrer com alta frequência. Para porcelanatos polidos, não utilizar o lado abrasivo da esponja.

Qual manutenção a bancada de porcelanato exige?

Nenhuma. Não exige aplicação de ceras ou impermeabilizantes, tampouco polimento.

A bancada de porcelanato oferece riscos às pessoas?

Não. O porcelanato é um material inorgânico, com zero emissão de compostos orgânicos voláteis. Chamados de COVs, são gases nocivos, que podem causar dores de cabeça, náuseas e irritação no nariz, olhos e garganta. O porcelanato também é livre de PVC, uma resina usada em outros revestimentos para melhorar a flexibilidade mecânica e estabilidade ao calor. O PVC contém oftalatos e organoestanhos, produtos cujo uso tem gerado preocupação entre os especialistas em saúde. O porcelanato tampouco contém aglomerantes, como o formaldeído, geralmente encontrado em painéis de fibras, compensados e aglomerados. O formaldeídeo leva ao aumento da incidência de asma. 

A bancada de porcelanato pode quebrar?

Nenhum material é totalmente invencível, porém o porcelanato é bastante resistente. Com uso adequado, não vai quebrar. Não recomendamos, entretanto, que uma pessoa suba na bancada de porcelanato. Também não vale querer quebrar a bancada propositalmente, com um martelo, por exemplo. A superfície da bancada é bastante resistente, mas as bordas são mais expostas e vulneráveis. É interessante ter um cuidado normal, como se teria com bancada de qualquer outro material.

A bancada de porcelanato pode manchar?

Não. Essa é uma grande vantagem do porcelanato em relação a pedras naturais. Não mancha nem com exposição ao sol, nem com líquidos e alimentos. Vinho, molho de tomate, café e gordura estão liberados. Basta limpar com água e detergente. Se parecer que não vai sair, aplique saponáceo líquido e deixe agir por alguns segundos. Não há possibilidade de mancha, mesmo em porcelanatos claros.

Quais as vantagens do porcelanato na bancada da cozinha em comparação a pedras naturais?

São quatro vantagens principais: sustentabilidade, resistência, assepsia e impermeabilidade.

A borda bisel ou bisotê de 3mm é indicada para todas as bancadas de porcelanato?

Sim. A borda tipo canto vivo jamais é indicada para bancadas de cozinha. Mesmo em bancadas de uso menos intenso, como bancada gourmet, churrasqueira, ilha central e banheiro, exigirá delicadeza no uso. Somente em bancadas de lavabo de baixo uso o canto vivo é liberado. Já o acabamento bisel ou bisotê de 3mm na borda garante resistência para bancadas gourmet, churrasqueiras, ilhas centrais, banheiros e lavabos. Na cozinha, sempre é bom delicadeza no uso, mesmo com o bisel ou bisotê de 3mm.

Faz diferença porcelanato claro ou escuro na bancada da cozinha?

Sim, faz um pouco de diferença. Se a cozinha tiver uso intenso, melhor optar por porcelanato claro. O porcelanato escuro também pode ser especificado, mas exigirá mais delicadeza no uso. Para outras bancadas, como bancada gourmet, churrasqueira, ilha central, banheiro e lavabo, todas as tonalidades estão liberadas.

Faz diferença porcelanato polido ou natural na bancada da cozinha?

Sim, faz um pouco de diferença. Se a cozinha tiver uso intenso, melhor optar por porcelanato natural. O porcelanato polido também pode ser especificado, mas exigirá mais delicadeza no uso. Para outras bancadas, como bancada gourmet, churrasqueira, ilha central, banheiro e lavabo, todos os acabamentos estão liberados.

Quais são os módulos da Cucine Combonibili?

A C2 é composta por módulos personalizáveis de acordo com a necessidade de cada projeto. Os módulos são: tampo área seca, tampo área molhada (com rebaixo), frontão (também chamado de rodapia ou backsplash), tampo duplo, fechamento frontal, pé duplo, pé simples, saia e guarnição e rodapé.

Como são feitos os furos e usinagens da C2?

São feitos em máquinas waterjet ou CNC, que garantem qualidade e precisão. Assim é possível customizar a bancada de porcelanato para receber cubas, cooktops, lixeiras, dispensers de detergente e torneiras.

Quais são os porcelanatos Portobello disponíveis para a Cucine Componibili?

Os porcelanatos Color Body em grandes formatos: Bianco Covelano 90×180 POL, Area White 120×120 POL, Area White 120×120 NAT, Area Black 120×120 POL, Area Black 120×120 NAT, Dansk Cement Graphite 120×120 NAT, Dansk Cement Rope 120×120 NAT, Dansk Cement Mud 120×120 NAT, Dansk Cement White 120×120 NAT, Bianco Covelano 120×120 POL, Bianco Covelano 120×120 NAT, Bianco Di Elba 120×120 POL, Oro Bianco 120×120 POL, Onyx Unique 120×120 NAT, Onyx Unique 120×120 POL, Araxá 120×120 POL, Siena Chianti 120×120 POL, Siena Panna 120×120 POL, Siena Pecorino 120×120 POL, Mineral Black 120×120 NAT, Mineral Off White 120×120 NAT, Posto 07 120×120 NAT, Concrete Graphite 120×250 NAT, Concrete Mud 120×250 NAT, Concrete Rope 120×250 NAT, Concrete White 120×250 NAT, Bianco Covelano 120×260 POL, Beige Versailles 120×260 POL, Oro Bianco 120×260 POL, Rivoli 120×260 POL, Onyx Unique 120×270 POL, Araxá 120×270 POL, Siena Chianti 120×270 POL, Still Now Sand 120×270 NAT, Bianco Covelano 120×270 POL, Black Eclipse 120×278 POL, Onyx Unique 160×320, Siena Chianti 160×320, Still Now Sand 160×320 e Nordik Wood 160×320.

Qual a espessura do porcelanato usado na C2?

Depende do formato do porcelanato. Para 90×180 e 120×120, a espessura é 10mm. Para 120×250, 120×260, 120×270 e 120×278, a espessura é 6mm. Para 160×320, a espessura é 12mm. 

Qualquer bancada de porcelanato vai ser boa?

A Portobello recomenda fortemente a Officina Portobello como fornecedora de bancadas de porcelanato. As duas unidades fabris da Officina contam com maquinário de última tecnologia, dificilmente encontrado em outras porcelanaterias. Além disso, a Officina tem uma equipe de designers, engenheiros e técnicos que pensa em cada detalhe das bancadas, para garantir segurança, funcionalidade e estética. Todos os produtos da Officina possuem garantia Portobello. As cozinhas C2 representam a combinação perfeita de tecnologia projetual e rigor industrial para a realização de projetos únicos.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *