16.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Apps de arquitetura e design
Apps de arquitetura e design são ferramentas essenciais para o trabalho na atualidade (Foto: Pressfoto)

10 Apps de Arquitetura e Design para otimizar seu trabalho

 minutos de leitura
calendar-blank-line
16.12.2022
Listamos os principais apps de arquitetura e design para você entender como seu dia a dia pode ser mais prático com softwares na palma da mão
minutos de leitura

O smartphone já é quase uma parte do nosso corpo. Além de ser um meio de comunicação, proporciona lazer e, claro, facilita o trabalho. Este é o caso dos apps de arquitetura e design.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Atualmente, há diversas opções que podem ser usadas na palma da mão para ajudar a tornar o dia a dia mais prático, seja no escritório, em uma obra ou na interação com o cliente.

Leia também: 

Pensando nisso, listamos os principais apps de arquitetura e design para você conhecer e começar a usar o quanto antes!

10 apps de arquitetura e design que potencializam a rotina profissional

Nas linhas a seguir, confira a nossa seleção de apps de arquitetura e design. Tem alternativas para fazer modelagem 3D, transformar desenhos no papel em arquivos digitais e muito mais!

1. Autocad 360

Apps de arquitetura e design, Autocad 360
Até mesmo modelagem 3D pode ser feita por meio de apps de arquitetura e design (Projeto: Breno Santiago)

Antigo Autocad WS, o 360 é uma forma prática de ter todos os seus desenhos de CAD em um dispositivo móvel, seja ele Android ou iOS.

Portanto, é um dos apps de arquitetura e design mais conhecidos e utilizados por quem atua nesse mercado.

Ele permite abrir, editar e compartilhar arquivos DWG com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Além disso, trabalha com desenhos 3D e 2D.

No entanto, caso você queira ter acesso a mais funcionalidades, é necessário fazer a assinatura da versão Pro.

2. AutoDesk FormIt

O AutoDesk é um aplicativo gratuito que roda tanto em Android quanto em iOS. Ele tem o objetivo de otimizar os projetos, transformando-os em 3D.

É possível modelar construções tridimensionais em um espaço geográfico já existente por meio de mapas via satélite, algo como o Google Street View.

Usando as informações do lugar de implantação, dá para estudar as melhores possibilidades em relação ao projeto sem precisar se deslocar.

O aplicativo está integrado com outros softwares, o que permite um aperfeiçoamento ainda maior das suas criações.

Quando você já usufruiu de todas as funcionalidades que o AutoDesk FormIt oferece, o projeto é exportado para outros apps. É o caso do AutoDesk Revit, que continua o trabalho iniciado.

Ambos se encaixam no fluxo BIM, que, em tradução livre, tem a seguinte definição: “um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício”.

3. Autodesk Sketchbook

Apps de arquitetura e design, Autodesk Sketchbook
Desenhos podem ser transformados em arquivos digitais por meio de apps de arquitetura e design (Foto: Freepik)

Outra opção entre os apps de arquitetura e design é o Autodesk Sketchbook. Trata-se de um aplicativo gratuito e prático, disponível tanto para iOS quanto para Android.

Uma de suas funcionalidades consiste em transformar os desenhos de linha que estão em um papel em um formato digital com fundo transparente. Para isso, basta tirar uma foto usando o próprio celular.

Ou seja, funciona como uma espécie de scanner, que ajuda a guardar esboços de plantas de projetos, por exemplo.

Também dá para desenvolver novos desenhos por meio deste, que é um dos principais apps de arquitetura e design.

A edição permite fazer alterações, como na cor, além de inserir anotações e texto ou, ainda, criar vídeos em time lapse.

4. MagicPlan

Apps de arquitetura e design, MagicPlan
App facilita na hora de criar plantas para projetos de arquitetura (Foto: Freepik)

Imagine só tirar algumas fotos do espaço que está sendo trabalhado e, após poucos minutos, ter uma planta completa na palma da sua mão?

Esse aplicativo para Android e iOS garante que é possível. E é mais um dos apps de arquitetura e design totalmente gratuito!

A principal função do MagicPlan é transformar imagens reais, usando a realidade aumentada, em desenhos de planta. Depois da conversão dessas fotos, dá para enviá-las para qualquer pessoa.

O registro é feito de maneira bem prática. Um simples enquadramento do ambiente utilizando o celular já basta para que o programa crie um modelo do local.

Ainda é possível agregar o espaço a outros da construção, de modo a fazer uma boa comparação entre eles, ter uma maior noção sobre cada um e deixar a planta completa.

De acordo com profissionais, a principal vantagem do MagicPlan é a sua praticidade. Com ele, dá para enviar especificações técnicas de forma detalhada a clientes e parceiros, mesmo que estejam longe.

Levando em conta que a rotina tende a ser algo muito corrido e encontrar espaço para reuniões é uma missão desafiadora, é ótimo contar com uma ferramenta que permita dinamizar processos que não necessariamente precisam ser discutidos pessoalmente.

5. Sun Seeker

Apps de arquitetura e design, Sun Seeker
Orientação solar pode ser prevista por aplicativo, que ajuda em definições como a posição da construção (Projeto: Augusto Busato)

Alguns apps de arquitetura e design podem ser pagos, mas valem o investimento. Um deles é o Sun Seeker, disponível para Android e iOS.

Basicamente, o aplicativo ajuda a prever a incidência solar nos projetos. Afinal, isso é essencial para ajudar a garantir aproveitamento da luz natural e conforto térmico.

Por mais que muitas pessoas não pensem nisso, a posição do sol é muito importante. É necessário saber onde ele nasce e se põe até para projetar portas e janelas, por exemplo.

Nesse sentido, o Sun Seeker ajuda a vida do profissional, uma vez que mede a altura e o posicionamento solar de acordo com as horas do dia. Tudo isso apenas usando a câmera do celular.

Assim, você é capaz de apresentar um projeto diferenciado ao cliente, em que são analisadas informações que agregam muito mais valor ao seu trabalho.

6. Morpholio Trace

Apps de arquitetura e design, Morpholio Trace
Com apenas uma foto, aplicativo ajuda a trabalhar em cima de esboços e projetos (Foto: DCStudio)

Outra dica entre os apps de arquitetura e design é o Morpholio Trace, voltado para desenho. Ele ajuda na hora de colocar as ideias no papel.

Isso porque permite que o usuário desenhe por cima de PDFs ou imagens importadas da câmera do dispositivo iOS.

Além dessa possibilidade, dá para salvar anotações e criar esboços. Sem falar que é possível fazer ajustes rápidos em perspectiva, preencher de forma automática ou calcular áreas.

Para tornar o uso ainda mais prático, há linhas, guias e outras ferramentas de movimento. 

Apesar de ser um dos apps de arquitetura e design gratuitos, quem quiser desenvolver mais projetos e ter acesso a mais funcionalidades precisa pagar por isso.

7. RoomScan Pro

Apps de arquitetura e design, RoomScan Pro
Ao tirar foto de ambiente, aplicativo mostra planta e ainda permite desenhar e medir (Foto: Kjpargeter)

Um dos apps de arquitetura e design que pode ser muito interessante para designers de interiores é o RoomScan Pro.

Por meio dele, é possível obter a planta de um local apenas apontando a câmera do celular para as paredes.

As plantas precisas são formadas a partir de sensores internos do iPhone. Assim, não é preciso usar trena ou se preocupar em colocar as informações no papel.

Além de criar por meio de toques na tela, destacando as paredes enquanto você se move no ambiente, o app permite medir e desenhar escadas, fachadas, áreas verdes etc.

8. ArchiSnapper

Já o ArchiSnapper é um daqueles apps de arquitetura e design bastante necessários. 

Ele permite criar registros de campo, redigindo relatórios durante ou após visitas. Assim, fica mais fácil acompanhar e cumprir o cronograma da obra.

O aplicativo funciona tanto em dispositivos Android quanto iOS, seja em tablet ou smartphone. É possível tirar fotos, inserir comentários ou fazer rascunhos, por exemplo.

9. BIMx

O BIMx, da Graphisoft, é outra opção interessante para projetos 3D entre os apps de arquitetura e design.

Disponível para iOS, ele facilita o acesso de todos os envolvidos. Por meio de uma apresentação, não há a necessidade de dominar BIMx.

Aliás, esse é um dos programas de arquitetura premiados, já que usa uma tecnologia única, capaz de integrar a navegação de projetos 2D e 3D.

De forma colaborativa, o app permite que clientes, arquitetos e construtores revisem medições do modelo 3D facilmente. Portanto, sem a necessidade de um software de CAD.

10. Homestyler

Apps de arquitetura e design, Homestyler
Móveis e objetos decorativos podem ser inseridos em projeto por meio de aplicativo (Projeto: Portobello Shop Guarulhos)

Mais voltado para design de interiores, o aplicativo Homestyler ajuda a planejar a decoração dos espaços e serve como fonte de inspiração.

Esse é um dos apps de arquitetura e design que facilita o acesso aos seus projetos por uma comunidade. Ou seja, ele contribui para divulgar o seu trabalho e permite participar de desafios com outros usuários.

No software, você tem à disposição um catálogo com móveis e objetos de decoração. A ideia é facilitar a simulação dos ambientes em 3D.

Dá até para decorar projetos que já estão prontos. Isso é possível por meio da realidade aumentada, que ajuda a inserir os itens no local desejado.

No entanto, também dá para criar um ambiente como você quiser do zero, usando medidas específicas.

O aplicativo é gratuito, mas há itens que podem ser pagos. Ele está disponível para Android e iOS.

Não importa o seu nível de experiência ou o seu domínio dos apps de arquitetura e design. Aqui no Archtrends você encontra conteúdo de qualidade.

Continue com a gente e saiba como usar tecnologias 3D em seus projetos!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

10 Apps de Arquitetura e Design para otimizar...

10 Apps de Arquitetura e Design para otimizar seu trabalho

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para verificar iluminação pode utilizar os vários softwares gratuitos do grupo de pesquisa em iluminação da Ufal - Grilu Ufal. Só fazer cadastro e já recebe o download do software para baixar e usar. No momento só para pcs.

  2. Olá, Maria!

    Você pode se inspirar na nossa vitrine virtual de projetos, que expõe lindos trabalhos de profissionais cadastrados nesta plataforma.

    Acesse aqui.

    Continue nos acompanhando!

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies