13.11.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Ambientes internos: como explorar e inovar?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
13.11.2019
Valorizar ambientes internos não é tão difícil quanto se imagina. Seja em um ambiente novo ou antigo, a criatividade é o segredo para renovar seus espaços.
minutos de leitura

Muitas vezes, repaginar um imóvel ou decorar ambientes internos pode parecer algo caro ou complicado. Aliás, inovar na decoração dos espaços pode ser tão simples quanto se imagina. Para isso, basta estar atento aos detalhes e usar a criatividade. Além disso, a decoração dos ambientes faz toda a diferença para o bem-estar de quem frequenta os espaços.

Quartos ou salas aconchegantes bem iluminadas e com a mobília certa são essenciais para ter um cômodo harmônico e produtivo sem que seja necessário realizar grandes reformas ou alterações físicas no imóvel. Confira algumas dicas que separamos para você aprender a valorizar seus espaços.

Os efeitos dos espelhos em ambientes internos

Utilizar espelhos na decoração é um segredinho utilizado há muito tempo pelos arquitetos e decoradores. Entretanto, espelhos são usados para refletir imagens. Por tradição, eram utilizados apenas nos banheiros, mas hoje ganham espaço em todos os cômodos. Na decoração, demonstram nobreza e trazem profundidade.

Além disso, eles são muito utilizados para dar a sensação de amplitude em ambientes internos, deixando os ambientes mais espaçosos e iluminados. Sobretudo, você pode colocar um espelho grande cobrindo toda a parede, distribuir vários deles bem próximos um ao outro. E, assim, combinar espelhos de diferentes tamanhos e formatos.

Espelhos deixam os ambientes mais espaçosos e iluminados
Espelhos deixam os ambientes mais espaçosos e iluminados (projeto: Portobellp S.A)

Uma boa alternativa é usar espelhos de tamanhos diferentes, porém seguindo um padrão, como por exemplo, o formato ou a cor da moldura. Dessa forma, o espaço não fica poluído e não deixa o visual exagerado.

Outra sugestão é utilizar os espelhos cortados em variadas peças, de formatos distintos. Além disso, quando expostos em paredes grandes, deixam os ambientes internos lindos e criativos, como do banheiro acima.

Você também pode aproveitar os espelhos para valorizar o hall de entrada da sua casa. Pois, eles dão amplitude e deixam o espaço mais iluminado. Dessa forma, a parede pode ficar ainda mais sofisticada, se a peça tiver uma moldura bem bonita.

 Uma moldura bem arrojada pode fazer toda a diferença no hall de entrada do ambiente
Uma moldura bem arrojada pode fazer toda a diferença no hall de entrada do ambiente (projeto: Patrícia Furukawa)

Integre ambientes

Você já pensou em inovar os ambientes internos integrando os cômodos? Aliás, essa ideia vem ganhando cada vez mais adeptos com o objetivo de otimizar cômodos pequenos ou evidenciar ambientes maiores. Além disso, contribuem com o bem-estar dos moradores do local e colaboram para uma maior interação entre as pessoas. Assim, permitindo mais conforto para reunir a família e os amigos.

Um dos principais materiais utilizados para fazer a integração de ambientes internos é o vidro. Aliás, ele proporciona resultados extremamente sofisticados e modernos. Do mesmo modo, usando a técnica, uma sala pode se estender até a área de lazer de uma residência, aproveitando a paisagem natural que o ambiente oferece.

Os móveis também são ótimas opções para integrar espaços, afinal, eles servem como divisores de ambientes. Por exemplo, a sala de jantar pode ser separada da cozinha pela bancada ou pelos próprios sofás. Assim, as pessoas têm a liberdade de conversar entre os cômodos sem ter nenhum obstáculo, como uma parede, para atrapalhar a interação.

A sala pode ser integrada à cozinha com uma bancada
A sala pode ser integrada à cozinha com uma bancada (projeto: Portobello Shop Zona Norte SP)

Utilize revestimentos para modernizar

Apostar em revestimentos também pode ser uma ótima ideia para inovar em seus ambientes internos. Aliás, a cerâmica é destaque nos mais diversos tipos de espaços e com opções nas mais variadas cores, formatos, acabamentos e tamanhos. Entretanto, os revestimentos são peças-chave na decoração de qualquer ambiente e estão sempre em evidência quando se trata de composição.

Além disso, as opções não faltam e as tendências se renovam a cada ano. Seja a popular cerâmica, passando pelo porcelanato até as pedras, sempre há alternativas para deixar um ambiente mais interessante. Aliás, a Coleção Wall Mosaic, da Portobello, é ideal para revestir paredes de forma criativa.

A linha tem uma seleção de produtos com relevos e texturas que atuam como papel de parede ou como superfícies tridimensionais compondo as novidades da marca. As opções em branco ou reproduzindo materiais como madeira, pedra ou concreto são perfeitas para potencializar os detalhes dos ambientes internos.

Porcelanato reproduz mármore Michelangelo na coleção Wall Mosaic
Porcelanato reproduz mármore Michelangelo na coleção Wall Mosaic (projeto: Portobello S.A)

Neste ambiente da foto, o mármore Michelangelo é reproduzido em porcelanato e dá um toque atemporal e clássico ao ambiente. Sobretudo, a superfície com áreas brancas, são surpreendidas por veios esfumaçados e um cinza com pitadas de ouro. Aliás, Michelangelo é o Wall Mosaic deste projeto onde cada detalhe potencializa a beleza do conjunto.

Valorize as imperfeições estruturais

Banheiro utilizando concreto em porcelanato
Banheiro utilizando concreto em porcelanato (projeto: Karine Brenner)  

Uma grande tendência para decoração de ambientes internos é valorizar as imperfeições estruturais deixando materiais à mostra. Ou seja, espaços sem forros, pisos sem revestimentos e pilares expostos podem ser valorizados criando uma linguagem visual. Essa técnica é muito utilizada em decorações Urbano Chique e Industrial, e é conhecida como estilo Wabi-sabi.

Na decoração, o estilo é expresso em interiores não tão perfeitos. Ou seja, em layouts assimétricos, em materiais naturais e crus, reproduzindo diversos materiais. Além disso, dentro dessa proposta, a decoração traz uma estética que valoriza o rústico, o monocromático e o aspecto natural.

Utilize plantas para harmonizar

As plantas são ótimas opções para harmonizar os espaços internos. Aliás, o verde é uma cor que ganha destaque na decoração. Entretanto, ele é o responsável por trazer tranquilidade, equilíbrio, leveza, alegria e aconchego ao lar.

Certamente, elas criam a harmonia perfeita entre móveis, objetos e decoração. Uma dica é aliar beleza e criatividade, usando peças da casa como vaso: bules e canecas são ótimas opções para plantas pequenas.

Plantas são uma excelente maneira de deixar o ambiente aconchegante
Plantas são uma excelente maneira de deixar o ambiente aconchegante (projeto: Portobello S.A)

As violetas são as mais indicadas para quem não quer deixar de lado as cores e faz questão de ter uma planta bonita dentro de casa. Entretanto, elas necessitam de mais atenção, tendo cuidado para não ficarem expostas à luz natural direta e serem sempre regadas.

Por outro lado, se você não dispõe de muito tempo, pode apostar no bambu-fortuna para decorar o espaço. Afinal, ele não precisa ser regado com frequência e resiste à iluminação artificial. Dessa forma, é fundamental analisar qual espécie se encaixa melhor ao seu estilo de vida. Pois, se sua rotina é muito agitada, você precisa de plantas que necessitem de poucos cuidados.

Cactos são plantas excelentes para quem vive na correria, uma vez que se adaptam a qualquer tipo de ambiente e não precisam ser regados com muita frequência. Além disso, essa espécie combina com qualquer tipo de decoração, seja ela mais romântica, clean ou industrial.

Valorizar espaços internos com criatividade não é tão difícil quanto se imagina. Aliás, o segredo é prestar atenção em alguns detalhes que podem fazer toda a diferença, além de inovar e harmonizar um ambiente. Utilizar revestimentos, plantas, integrar os cômodos e até mesmo aquele tijolo à mostra pode ser a ideia perfeita para renovar a casa.

Gostou do artigo de hoje sobre ambientes internos? Confira mais dicas de tendência e decoração no nosso blog. Boa leitura!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Ambientes internos: como explorar e inovar?...

Ambientes internos: como explorar e inovar?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies