ir à casa de tia lina é sinal de coisa boa. lá, deixamos o mundo para o lado de fora das portas de vidro e nada mais é tão complicado que não se possa resolver com um pedacinho de bolo e uma xícara de café.
“tia lina” para nós, “angelina” para o mundo, mas ambos com o mesmo significado: pequeno anjo. dona de uma doçura incomparável e do sorriso mais sincero. da mão pequena e gentil que tocava as massas de seus pães e de nossos rostos com igual sabedoria e amor.
seu lar é pano de fundo de tantas memórias de pés descalços que corriam pelo piso de taco de madeira e de tardes sentada contando os ladrilhos coloridos de sua varanda. é lembrança do perfume de bolo no ar e a ansiedade serelepe das crianças de roubar um teco antes de esfriar.
a cozinha era onde ela virava a grande protagonista do seu espetáculo, em que colheres viravam varinhas de condão, e era impossível não ficar hipnotizado pela maneira como tudo que tia lina tocava virava mágica. lá era seu templo, com o fogão à lenha como um verdadeiro altar, onde uma roda se formava ao seu redor e contemplávamos, embasbacados, como o alimento se tornava arte em suas mãos.
hoje, tia lina já não consegue mais fazer magia na cozinha. o tempo a fez ter que trocar a cadeira de balanço por uma cadeira de rodas. na verdade, é difícil para ela até mesmo nos reconhecer – mas mais difícil ainda é para nós vermos quem sempre foi a fortaleza da família em uma posição tão frágil.
esse projeto é uma homenagem a tudo que tia lina e sua casa significam para mim. espero que esse projeto te faça lembrar da tia lina da sua vida – seja qual for o nome dela e qual papel ela ocupar. porque tia lina nunca foi só tia lina – é amor, refúgio, aconchego. e para mim, esse é o verdadeiro significado de lar. #PROJETOSQUECONTAMHISTÓRIAS
Comentários
Este projeto ainda não tem comentários