Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Volta às aulas – Criando o cantinho de estudos

19/02/2014

  As férias escolares estão quase acabando… E está na hora de pensar num cantinho de estudos para os pequeninos. Hoje aqui no blog vamos apresentar algumas sugestões especiais para deixar esse ambiente com a carinha dele ou dela. Algumas crianças estão vendo esse mundo pela primeira vez,  então que tal incentivar o gosto pelos(…)

 

As férias escolares estão quase acabando…
E está na hora de pensar num cantinho de estudos para os pequeninos.
Hoje aqui no blog vamos apresentar algumas sugestões especiais para deixar esse ambiente com a carinha dele ou dela.

Algumas crianças estão vendo esse mundo pela primeira vez,  então que tal incentivar o gosto pelos estudos criando um cantinho bem bacana?

Nesse quarto predomina a cor rosa em todas as paredes e no teto. A marcenaria branca deixa o canto de estudo mais neutro.

estudo1

Para que seja impecável, conforto e sossego são fundamentais!

1. Ventilação: Espaços abafados atrapalham a concentração. Certifique-se de que o local de estudos seja bem arejado. Se possível, com ventilação cruzada, que pode ser obtida com a abertura de portas e janelas.

2. Iluminação: Evite lâmpadas incandescentes diretamente sobre a cabeça da criança. Além de esquentar, a luz direta cansa a vista. Entretanto, é importante que o local seja bem iluminado, de preferência com luz natural. Por isso, evite que seu filho faça os deveres de casa à noite. Caso ele estude no período da tarde, acorde-o mais cedo para fazer a tarefa sempre pela manhã.

estudo2

estudo3

3. Circulação: O ideal é que a criança não seja interrompida por outros familiares durante a execução de suas tarefas. Evite deixar a cadeira onde ela vai sentar no meio do caminho ou junto de portas e armários.

Duas ideias bacanas. Uma é fixar a bancada de estudos na parede, a outra é ter um nicho na parte superior para guardar os livros e outros materiais.

estudo5

4. Cores: Caso a criança tenha um espaço só dela para fazer as tarefas, invista em tons de laranja, que aceleram o raciocínio (já o amarelo e o violeta estimulam a intuição). Pinte apenas a parede que fica atrás da cadeira. Assim, o estudante não fica o tempo todo de frente para o tom mais forte escolhido.

estudo6

Essa bancada foi instalada abaixo da parte superior do beliche.

Esse móvel que serve de bancada é a continuação da cabeceira da cama.

5. Sons: Silêncio é fundamental para a concentração. Televisores e aparelhos de som, caso estejam no mesmo ambiente, devem ficar desligados durante o período de estudo. Se a criança faz a lição na cozinha, deixe o espaço tranquilo durante a tarefa. Combine com ela o melhor horário pra isso.

Cavaletes e um tampo de vidro compõem a escrivaninha

estudo10

Em estilo clássico, a cadeira trabalhada é o coringa na decoração.

Gostaram?

É muito importante ter um cantinho especial para concentração e dedicação!

Bom ano letivo para todos 🙂

 

 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *