31.01.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Vidro na decoração: 6 maneiras de inovar com o material

 minutos de leitura
calendar-blank-line
31.01.2018
No post a seguir, você vai descobrir as melhores formas de usar o vidro na decoração com elegância, inovação e estilo. Existem mais possibilidades do que se imagina!
minutos de leitura

O vidro é um material conhecido por arquitetos em todo o mundo, e é tradicionalmente usado em alguns lugares específicos como nas janelas, por exemplo.

Mas tendências inéditas e criativas surgem cada vez mais com a possibilidade de dar uma cara nova ao vidro, o que agrega requinte e modernidade a qualquer residência.

Pensando no potencial que pode ter um projeto que use o vidro na decoração de maneira pouco habitual, criamos o conteúdo perfeito para que você, arquiteto (ou não!), se inspire e não pense duas vezes na hora de inovar!

1. Escada de vidro

O potencial desse elemento na casa muitas vezes é ignorado, mas, podemos adiantar que a escada é um item que pode mudar todo o projeto. Aproveite para deixá-la criativa e integrá-la ao restante da decoração, não lide com ela como se ela fosse algo puramente funcional que não merece investimento.

Além de serem modernas e conseguirem passar uma sensação de requinte, elas ajudam a ampliar o tamanho do cômodo.

Se você tem uma área limitada no projeto, o vidro faz com que o ambiente seja mais bem-aproveitado e dá espaço para investir em ainda mais opções de decoração.

Veja algumas vantagens:

  • por mais que possa parecer, escadas de vidro não são frágeis e nem arranham ou quebram com facilidade;
  • elas combinam perfeitamente com qualquer outro tipo de material complementar, já que o vidro é uma peça coringa e neutra;
  • existem inúmeras possibilidades de aplicar o vidro em uma escada, ou seja, a criatividade deve ser explorada;
  • ele nunca sai de moda;
  • o vidro dá um toque de elegância à decoração.

2. Objetos de decoração personalizados

O vidro pode ser aplicado em inúmeros objetos sem que um padrão seja preestabelecido. Isso significa que, novamente, o arquiteto está liberado para usar a criatividade ao máximo e aplicar desde detalhes até grandes interferências com o material.

Começando pelas mesas, as opções em vidro são muito versáteis, além de símbolo de sofisticação. Com uma mesa de vidro na decoração, você ganha uma gama extensa de materiais que poderão ser usados no restante do projeto, sem medo ou preocupação de não estar combinando ou estar extravagante demais, por exemplo.

Além disso, as mesas (assim como outros objetos em vidro) são fáceis de limpar. Quanto à segurança, não se preocupe: esses móveis não são fabricados com o mesmo vidro que você vê por aí no dia a dia. O modelo usado é o vidro temperado, que é bem mais forte e não se quebra em mil caquinhos pequenos caso aconteça algum acidente. Pode ficar despreocupado.

Uma vantagem dessas mesas é que elas refletem a luz que vem de fora e ajudam a deixar o ambiente iluminado naturalmente e fresquinho.

Existem outras inúmeras aplicações para o vidro enquanto decoração de objetos e móveis. Você pode aplicar detalhes em cômodas, mesinhas de centro, de cabeceira, vasos, potes, luminárias… O céu é o limite!

3. Instalação de um teto de vidro

Já pensou em colocar um teto de vidro em algum dos cômodos da sua casa? A opção é ótima para ser aplicada em espaços que carecem de uma boa entrada de luz natural, como uma área gourmet ou jardins de inverno. Até na cozinha fica legal.

Agora você pode se perguntar: por que eu teria interesse em fechar com vidro um ambiente que, teoricamente, deveria ser ao ar livre? A resposta está nos benefícios desse recurso:

  • o vidro laminado conta com uma película capaz de bloquear os raios UV. Esses raios são responsáveis por danificar (e muito) os móveis, fazendo com que sejam necessários inúmeros reparos e trocas;
  • o material protege contra outros agentes naturais, como a chuva e ventos fortes, sem que você precise abrir mão das vantagens que um ambiente desses traz aos moradores da casa. É contato com a natureza em 100% do tempo sem a possibilidade de imprevistos.

4. O chão também pode ser transformado

Além do teto, o vidro também pode ser usado com muita criatividade no chão. Veja algumas ideias interessantes de aplicação:

  • caso o projeto seja de uma residência com mais de um andar, posicione o chão de vidro em locais estratégicos como em algum corredor ou na varanda, por exemplo, onde será possível ter a vista do jardim;
  • invista em cômodos menores e onde não existe a necessidade de ter uma privacidade maior;
  • use também alternativas de vidro decorado. Em quartos de criança, vale colocar peças lúdicas e objetos coloridos por baixo da tampa de vidro superior;
  • efeitos de luz também são muito bem-vindos.

5. Ouse nas janelas de cima a baixo

As casas e apartamentos estão ficando menores, não há como negar. Isso significa que o morador e o arquiteto precisam cada vez mais se desdobrar a fim de garantir espaço suficiente para toda a decoração, sem que ela se torne exagerada ou deixe o ambiente muito abafado.

Uma ótima opção para ajudar na ampliação dos cômodos são as grandes janelas de vidro. Fuja do convencional e use uma das paredes disponíveis para colocar uma janela de cima a baixo. Assim, seu cliente estará frente a frente com uma bela vista todos os dias.

Em meio à vida que está cada vez mais corrida, quanto mais contato com o mundo externo e com a natureza, melhor — mesmo que isso signifique ver as plantinhas do calçamento da frente.

6. Paredes com tijolos de vidro transparentes

Os tijolos de vidro, além de funcionarem como uma ótima forma de decoração, servem muito bem para dividir ambientes. Projetos que estão com o espaço limitado com certeza podem aproveitar essa solução.

Se o cliente deseja dois ambientes em um espaço X, mas um levantamento de parede poderia diminuir ainda mais o tamanho dos cômodos, invista nas divisórias em vidro. Elas são versáteis, modernas, combinam com praticamente todos os estilos de decoração e não vão comprometer o espaço.

Outra coisa muito legal é que essas divisórias permitem que a luz transite, o que  ajuda também na sensação de amplitude.

Para as pessoas que se preocupam com uma possível perda de privacidade com a divisória, há uma maneira de deixar os clientes tranquilos: existem opções de vidro que “desfocam” e bloqueiam a visão do outro espaço sem impedir a passagem da luz.

Seja na sala, na cozinha, no banheiro ou no jardim, tenha certeza de que um projeto otimizado para receber o vidro na decoração vai trazer um toque diferenciado e único aos seus trabalhos. Está esperando o quê? Não hesite em se inspirar com os inúmeros exemplos de projeto que existem no Archtrends Portobello.

Se você gostou do nosso artigo e acredita que ganhou mais conhecimento com a leitura, siga nossas redes sociais para outros conteúdos! Estamos no FacebookTwitterInstagram e LinkedIn.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Vidro na decoração: 6 maneiras de inovar co...

Vidro na decoração: 6 maneiras de inovar com o material

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies