29.07.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Costa Amalfitana na Itália
Costa Amalfitana na Itália (Imagem cortesia: Benjamin Davies / Pixabay)

Vai curtir o verão italiano? Conheça a Costa Amalfitana

calendar-blank-line
29.07.2022
A Costa Amalfitana é um lugar fascinante, onde a terra encontra o mar, criando belíssimas paisagens. Nossa correspondente internacional na Itália compartilha diversas dicas para este destino imperdível
minutos de leitura

A Costa Amalfitana é considerada um dos trechos mais característicos da península da Itália. As rochas altas com vista para o mar, as enseadas e falésias povoadas de casas coloridas e as águas cristalinas embelezadas pelo pôr do sol ardente fazem desta região um destino turístico por excelência. 

O incrível patrimônio paisagístico é apenas uma das maravilhas da região, há também história, cultura, arquitetura e gastronomia, que completam da melhor forma a oferta turística local. Um destino ideal para qualquer tipo de férias: um fim de semana romântico, ou uma viagem familiar e entre amigos, uma curta parada ou uma estadia mais longa.

Com base nisso, separamos algumas dicas e curiosidades sobre as principais cidades da Costa Amalfitana. 

Positano

Descobrir Positano é incrível, uma antiga vila piscatória que hoje é considerada um centro comercial por excelência, não só pelas boutiques de luxo, mas também pelas lojas de artesanato que proporcionam aos turistas um ambiente acolhedor e cheio de bom gosto. Em particular, a popularidade dos artesãos locais está relacionada a sua capacidade de fazer roupas e acessórios de praia com maestria. 

Positano, na costa Amalfitana (Imagem cortesia:  darrenquigley32 / Pixabay)

Em Positano é possível descobrir as belezas da Costa Amalfitana de uma perspectiva única e admirar um panorama sublime, caminhando pelo Caminho dos Deuses. Esta rota liga Agerola e Nocelle, aldeias localizadas nas encostas do Monte Pertuso, e é considerada por todos como um dos caminhos mais bonitos da Itália.

A característica mais marcante, de fato, é o desenvolvimento vertical predominante da cidade. As casas estão empoleiradas umas nas outras, quase agarradas às rochas que descem suavemente até o mar. 

Amalfi

Amalfi desde o século 9 foi um dos portos mais importantes da península italiana, tanto que esta cidade rivalizava com Génova, Pisa e Veneza como uma das quatro repúblicas marítimas. Declarada Património da Humanidade pela Unesco em 1997, conserva os traços de uma história milenar, local de diferentes culturas e esplendor mediterrâneo.

Cidade de Amalfi na Costa Amalfitana
Cidade de Amalfi na Costa Amalfitana (Imagem cortesia: Salvatore Monetti / Pixabay)

O estilo árabe-siciliano da Catedral de Amalfi destaca-se na cidade, combinando as características do românico, do barroco e até do rococó devido às reformas que ocorreram ao longo dos séculos.

Catedral de Amalfi na Costa Amalfitana
Catedral de Amalfi na Costa Amalfitana (Imagem cortesia: Salvatore Monetti / Pixabay)

Passear pela praça principal e pelo centrinho de Amalfi é a programação mais indicada. 

Nosso conselho? Almoço em algum restaurante tradicional, com um primeiro prato de frutos do mar e uma sobremesa de limão – o perfume mais autêntico de toda a costa e em particular de Amalfi.

Ravello

Imediatamente após Amalfi, Ravello é o destino ideal para quem deseja férias na Costa Amalfitana longe da agitação. A cidade, aliás, está localizada a mais de 300 metros acima do nível do mar e, além da vista magnífica, possui um clima mais fresco. 

Cidade de Ravello na Costa Amalfitana
Cidade de Ravello na Costa Amalfitana (Imagem cortesia: pixel1 / Pixabay)

Villa Rufolo e Villa Cimbrone são duas paradas obrigatórias, casas senhoriais que ao longo dos anos se transformaram em atrações turísticas. A primeira, em particular, recebe uma série de eventos musicais de alto nível, especialmente durante o Festival de Ravello – festival de música que monopoliza quase inteiramente o calendário turístico da cidade. Villa Cimbrone, por outro lado, é um encantador hotel de 5 estrelas, mas o seu extraordinário jardim panorâmico ainda pode ser visitado pelo público.

A Catedral que domina a praça de mesmo nome e o auditório futurista projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer também merecem uma visita. Essa estrutura hipermoderna, distante, mas nada deslocada em relação ao estilo arquitetônico da localidade, abriga parte substancial dos eventos do Festival de Ravello citado acima. 

Obra de Niemeyer em contraste com a cidade de Ravello
Obra de Niemeyer em contraste com a cidade de Ravello (Imagem cortesia: Hmaglione10)

Sorrento e Capri

Para quem está de passagem pela costa, pode aproveitar para dar um pulo em Sorrento e Capri, outros dois destinos badalados da região. Cheio de cores e jardins, Sorrento é o último município da Península Sorrentina, onde inicia o litoral. É uma cidade cheia de história, fruto do encontro de culturas milenares, foi palco das façanhas dos gregos e romanos. O resultado é uma cidade cheia de cultura, organizada, porém, com muito rigor e um espírito acolhedor.

Capri é o sinônimo de luxo e requinte, uma mistura de restaurantes e beach clubs badalados, com lojas de luxo e paisagens de tirar o fôlego. Os jardins, o azul do mar e os famosos Tre Faraglioni – as falésias rochosas em forma de pico que emergem da água do mar, conhecidas como os três guardiões da ilha – fazem daqui um lugar único e mágico!

Panorama de Capri (Imagem cortesia: Dezalb / Pixabay)

Gostou de conhecer um pouco mais deste paraíso italiano? Compartilhe com a gente!

Para outros destinos na Itália, acesse:

Lago de Como, dos vilarejos às grandes vilas

Viagem para itália: prepare-se para 4 experiências diferenciadas

Imagem de destaque: Costa Amalfitana na Itália (Foto: Benjamin Davies / Pixabay)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Vai curtir o verão italiano? Conheça a Cost...

Vai curtir o verão italiano? Conheça a Costa Amalfitana

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sou apaixonada pela Itália mesmo sem conhece la,mas estou ficando em uma viagem quero conhecer.

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies