Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Técnica

Porcelanatos em Grandes Formatos transitam do chão às fachadas de edifícios

26/10/2018

Ampliar as possibilidades de customização é a proposta dos Porcelanatos em Grandes Formatos. Versátil e resistente, o produto pode ser aplicado desde o chão, até paredes, fachadas de prédios, nichos e mobiliários. Embarque com o Archtrends, conheça os locais de uso e a melhor forma de aplicar o material.

Como todos os outros Porcelanatos, as placas de Grandes Formatos garantem personalidade e sofisticação a qualquer ambiente. Versáteis e com texturas diferenciadas, os modelos podem transitar livremente entre as áreas internas e externas, proporcionando uma unidade visual incrível. Uma opção bastante utilizada por arquitetos e design de interiores, é aplicar as peças em paredes e mobiliários, trazendo requinte e inovação. Por serem oferecidos em tamanhos, 30x180cm, 90×90cm, 20×120cm, 20X180cm, 60×120cm, 80x160cm, 120×120cm, 120x240cm, 120x250cm e 300X100cm, esse tipo de Porcelanato tem a função, especialmente, de garantir amplitude ao cômodo.

Porcelanato Mineral Black 120 x 120 adequado para todas as áreas da casa

 

Gris Biarritz é uma opção sólida e urbana para o seu ambiente

A orientação para a instalação dos maxi formatos, como também são conhecidos, é a mesma que para os porcelanatos com formato menor. Basicamente, o que muda é o tamanho. Por segurança, a recomendação de nossos técnicos é sempre verificar o Especificador Virtual antes de escolher o modelo do revestimento para verificar se aquele produto pode ou não ser assentado naquele ambiente. Todos os profissionais da rede Portobello Shop são qualificados para auxiliar essa decisão.

Locais de uso

Os Porcelanatos em Grandes Formatos continuam na moda e são tendência, ano após ano. Em uma residência os produtos podem ser instalados em qualquer ambiente, sempre respeitando as siglas:

NAT e POL: podem ser instalados em áreas secas ou com respingos de água (ambientes internos)

NAT: indicados para áreas molhadas internas

EXT: podem ser instalados em todas as áreas externas.

Os Grandes formatos, assim como os produtos EXT, não são recomendados para serem utilizados em rampas externas.

Já para a instalação em Fachadas os revestimentos Portobello possuem a sigla de Local de Uso “FA” – Fachadas Aderidas. Para saber qual argamassa é indicada para cada altura, mais uma vez, a orientação é acessar o Especificador Virtual. Atenção para os produtos sem a sigla FA. Eles não são recomendados para fachadas, porque necessitam de avaliação diferenciada. Para a aplicação dos Grandes Formatos nas fachadas a indicação é utilizar a Argamassa Especial Ultraflexível Bicomponente Rápida, sempre com orientação de um profissional especializado.

Fachada de autoria de Maria Helena Rodrigues Tschaffon com o porcelanato Bauhaus Cement 

Como todos os outros porcelanatos, os formatos gigantes possuem sua recomendação de  argamassa colante, de desempenadeira e de altura máxima para assentamento. Estes produtos não demandam nenhuma técnica ou ferramenta especial, além daquelas já encontradas  no mercado e regidas pelas normas brasileiras de projeto e instalação. Em relação ao assentamento, ele é indicado nas mesmas bases dos demais porcelanatos. São elas: Drywall, parede com emboço e laje com contrapiso. A planicidade deve ser igual ou menor que 2mm, a cada 2 metros. Se no momento da instalação dos Grandes Formatos, as bases estiverem irregulares, deve-se primeiro regularizar com argamassa colante. Para outras bases como aço e madeira, o ideal é consultar o Departamento Técnico da argamassa colante.

Cuidados no assentamento

O assentamento dos Porcelanatos maiores demanda atenção especial. Já falamos aqui no Archtrends, mas não custa nada lembrar. No entanto, não precisa ser desenvolvido por uma equipe especializada. O profissional será orientado por nosso Especialista Técnico, e pelo tamanho e peso das placas, vai necessitar de um ajudante para manusear o produto. A atenção é primordial nesse processo.

Dupla Colagem

Para que você consiga uma superfície perfeita, imprescindível utilizar a técnica que chamamos de Dupla Colagem. A recomendação é que seja feita com cordões retos e o assentamento no sentido paralelo, seguido de arraste da peça por 5cm na diagonal, como já é indicado para qualquer outro porcelanato. Caso contrário, podem ocorrer patologias e a perda da garantia Portobello.

Porcelanato Superquadra 120×120 no projeto do Estúdio Fernanda Eicke para CASACOR Itapema

A Coleção Home&You tem em sua essência a pluralidade, a verdade e o protagonismo que traduzem a sua personalidade. As Linhas apresentam versões em Grandes Formatos que vão deixar a sua casa ainda mais elegante. Vá até uma Portobello Shop e conheça de perto as novidades.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *