05.10.2017
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Vanessa Larré divulga seus mais novos projetos de arquitetura sensorial

 minutos de leitura
calendar-blank-line
05.10.2017
Arquiteta conceituada, conhecida por seus projetos audaciosos, cheios de estilo e personalidade, Vanessa Larré conta para o Archtrends Portobello sobre suas mais novas criações, que serão lançadas ainda este ano e em 2018. Ela também revela como busca referências que inspiram seus trabalhos autorais e que definem sua arquitetura contemporânea e sensorial.
minutos de leitura

Natural de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Vanessa mudou-se para o estado catarinense ainda criança. Formou-se na Univali em 2002 e hoje lidera o escritório em Balneário Camboriú que leva o seu nome e conta com mais de 200 obras concluídas. Apesar de concentrar a maioria de seus projetos no Paraná e em Santa Catarina, seu trabalho é desenvolvido em outros estados brasileiros como São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Larré sempre foi muito criativa, isso fez com que ela escolhesse a profissão certa:

Posso dizer que eu sou dominada pela Arquitetura. Dedico meus 15 anos de profissão com muito estudo, pesquisa, aprimorando minha aprendizagem em viagens e feiras pelo mundo inteiro”.

A criatividade de Vanessa também é movida pela moda. “Minhas criações surgiram desde a infância e a adolescência nas customizações de roupas e de joias. Acho que a moda e a arquitetura estão totalmente ligadas. Além disso, a minha personalidade nos projetos se dá desde o início do dia quando eu acordo e escolho a  minha roupa. São tonalidades, mistura de texturas, algo que saia do convencional”, afirma.

Ela se inspira, por exemplo, tanto nas cores lançadas no Fashion Week, como nas cores da Feira de Cersaie, em Milão, ou seja, cores novas expostas nos grandes eventos que são fontes de referência para a moda e o design. “Segmentos que são irmãos de alma, eu diria”, complementa.

E sua pesquisa é contínua. Além das viagens e de feiras internacionais, Larré se inspira em duas grandes arquitetas de interiores, a designer inglesa Ilse Crawford, e a decoradora e designer norte-americana Kelly Wearstler. Ela também admira a arquiteta Patricia Urquiola, que explora o uso das cores em seus projetos. “Identifico-me bastante, pois acredito que a cor possa ser a vibração do ambiente, principalmente a cor em texturas.”

A arquiteta estuda conceitos e a partir deles desenvolve seu estilo próprio, que define a sua assinatura: “o meu DNA é criar algo que nunca foi visto, é saber desenvolver uma arquitetura sensorial e contemporânea. A ousadia de saber mesclar diferentes materiais e torná-los únicos é o desafio que faço a mim mesma, em todos os meus projetos, sem exceção. Isso concretiza a minha essência.”

projeto-Habbitat-arquitetura-vanessa-larré
Projeto de beach club (Foto: divulgação)

A dedicação e criatividade de Larré, pensando no conforto, praticidade e funcionalidade, tornam-a uma arquiteta requisitada nacionalmente. Seus projetos mais recentes estão voltados para a arquitetura de hotelaria e de residências. Entre eles, Vanessa Larré destaca um beach club em Balneário Camboriú com previsão de inauguração no início de 2018, aproveitando a alta temporada.

“O diferencial deste empreendimento são estruturas metálicas ecológicas, que remetem às árvores de Singapura, com diferentes tamanhos de copa, que vão captar as águas da chuva para a sua reutilização. Usamos também lindos revestimentos da Portobello neste projeto, que vão proporcionar ainda mais charme ao ambiente”, declara, abrindo um parêntese para ressaltar a importância dos produtos da empresa em seu processo criativo:  “customizamos as peças da Portobello e fazemos nossa própria marchetaria. Esse processo de criarmos uma paginação diferente é a essência do nosso trabalho.”

hotel-habittat-santacatarina-arquitetura-vanessa-larré
Projeto de hotel (Foto: aquivo pessoal)

Ela também destaca um novo projeto em Uberlândia (MG) que vai dar o que falar na história da arquitetura de boutique: um retrofit de um hotel cuidado há 40 anos por três irmãs. “O turismo que predomina na cidade é o econômico, com a visita de muitos empresários de agronegócios. Então foi preciso propor uma obra que não tivesse interferência no dia a dia do hotel. Isso foi um grande desafio. Mudamos completamente o conceito do hotel, tornando-se um marco para a cidade.”

hotel-habittat-santacatarina-arquitetura-vanessa-larré
Projeto de hotel (Foto: aquivo pessoal)

Uma loja de moda em Itajaí (SC), na movimentada Rua 15 de Novembro, é outro grande lançamento da arquiteta. “É um retrofit diferente de tudo que vimos na cidade. Parece que estamos em Nova Iorque. Fizemos todo o mobiliário autoral e customizado, além de luminárias com a minha assinatura, utilizando ainda muito o ferro, gesso, pedra e mármore no ambiente.”

loja-les-marie-fachada-arquiteta-vanessa-larré
Projeto de loja de Vanessa Larré (Foto: arquivo pessoal)

A arquiteta acredita que para começar a ingressar no mercado da arquitetura e design tem que ser um “incansável estudante e um curioso voraz, um desbravador de novidades. A arquitetura está muito acessível para todo mundo, porém conhecer os materiais a fundo e saber utilizá-los em sua plenitude é o primeiro passo para o sucesso”, conclui Vanessa Larré.

Acesse o perfil da arquiteta no Archtrends Portobello e acompanhe a publicação de seus projetos!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Vanessa Larré divulga seus mais novos projet...

Vanessa Larré divulga seus mais novos projetos de arquitetura sensorial

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Millena Ramos
Colunista
Jornalista

Jornalista colaboradora do Archtrends, formada pela UFAL. Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Academia Alagoana...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies