04.02.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Foto (Rob Oo)

Valley: novo edifício em Amsterdã remete a uma paisagem montanhosa

calendar-blank-line
04.02.2022
Escritório MVRDV surpreende novamente com o design de fachada disruptivo do edifício Valley, em fase final de construção em Amsterdã.
minutos de leitura

O edifício Valley, localizado na região sul de Amsterdã, Holanda, está em sua fase final de construção. O novo projeto assinado pelo escritório MVRDV é composto por três torres de uso misto, incluindo residências, escritórios, restaurantes e salas comerciais. São aproximadamente 75.000 metros quadrados!

O Valley é composto por três torres de diferentes alturas, ligadas por um pódio que remete à área baixa entre as montanhas, dando nome ao projeto. 

O pico mais alto atinge 100 metros de altura, no qual fica um sky-bar acessível ao público, espalhado por dois andares superiores, oferecendo vistas panorâmicas da cidade de Amsterdã. 

Sua fachada é parcialmente revestida por pedras naturais e por vidro, criando um grande movimento orgânico e jogo de texturas.

Valley MVRDV Amsterdã
Movimento da fachada do edifício Valley. Foto (Ana Luiza Camargo)
Valley MVRDV Amsterdã
Fachada do edifício Valley Foto (Rob Oo)

Em poucos anos, a região sul de Amsterdã tornou-se o principal centro internacional de negócios, a área mais moderna e verticalizada da cidade com suas altas torres de escritórios. Consequentemente, o crescimento dessa região significou um problema para o setor residencial. 

O desenvolvimento do edifício Valley faz parte de uma iniciativa da prefeitura da cidade para diversificar e equilibrar essa região, transformando-a em um bairro urbano mais habitável e completo, acolhendo grandes quantidades de moradores e equipamentos públicos.

Valley MVRDV Amsterdã
Fachada do edifício Valley Foto (MrAronymous)

As faces de cada bloco das torres variam, mudando de paredes de vidro para superfícies mais rochosas compostas por terraços revestidos de pedra, janelas salientes e varandas.

Em suas bordas irregulares, o edifício também incorpora uma camada verde, onde aproximadamente 13.000 plantas, árvores e arbustos foram plantados pelo paisagista Piet Oudolf. Este aspecto será mantido por sistemas de rega automática, bem como por uma equipe de jardineiros.

Valley MVRDV Amsterdã
Vista do edifício Valley. Foto (Ana Luiza Camargo)

As plantas, que não estão visíveis no momento, terão um período inicial para crescerem e se aclimatarem, antes que o prédio seja inaugurado oficialmente na primavera de 2022. 

Segundo o escritório MVRDV, a vegetação atingirá sua aparência final gradualmente nos próximos anos, mesma estratégia que utilizaram no projeto do Boijmans Depot, relembre aqui em nosso post: Boijmans Depot: o primeiro depósito de arte acessível ao público no mundo!

Valley MVRDV Amsterdã
Edifício Valley em construção. Foto (Ana Luiza Camargo)

Na descrição do projeto, dizem que não há dois apartamentos iguais no edifício Valley, o que significa que há uma grande variedade de tipologias de habitação. No entanto, cada um é orientado de forma a maximizar a luz do dia (muito importante sobretudo em um país como a Holanda que tem baixa incidência solar).

Todos os apartamentos também têm acesso aos tetos verdes coletivos. Isso inclui os do quarto e quinto andares do edifício, que funcionarão como um parque público. Existe uma grande ambição em tornar o conjunto todo mais verde, trazendo um pouco da natureza para a cidade de forma vertical.

Segundo o MVRDV, espera-se que o projeto torne o distrito financeiro da cidade um bairro urbano mais habitável, humano e completo. 

Gostaram da ideia desse projeto? Esperamos que tenham gostado de acompanhar a construção de um novo empreendimento aqui na Holanda. Pretendemos fazer uma visita quando as obras estiverem finalizadas, acompanhem por aqui mais informações e fotos que virão sobre esse projeto! 

Foto de destaque: Foto (Rob Oo)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Valley: novo edifício em Amsterdã remete a ...

Valley: novo edifício em Amsterdã remete a uma paisagem montanhosa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies