25.01.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Um passeio pelo Miami Design District e as lojas mais luxuosas do local

calendar-blank-line
25.01.2019
O bairro, dedicado à moda, arte, arquitetura e experiências culinárias, foi criado dentro de um contexto em uma área pouco desenvolvida da cidade, a qual transformou-se completamente.
minutos de leitura

Há 50 anos, o empreendedor Craig Robis viu uma oportunidade em Miami e começou a comprar propriedades pelo Design District. Logo, com muito investimento e curadoria, a área foi ganhando importantes instalações de design, permanentes e temporárias, renomados restaurantes e uma incrível coleção de arte. Hoje é reconhecido como importante área cultural da cidade, atraindo milhares de turistas e moradores por dia.

É o exemplo perfeito de que uma região depredada pode transformar-se com investimento em design, arquitetura, moda e arte. Se tem mais interesse, conheça mais outro exemplo de bairros-subúrbios que foram transformados através do design aqui .

Instalação no Miami Design District (Foto: Barbara Cassou)

A arquitetura é a chave de Miami Design District. Renomados estúdios de arquitetura, como Aranda/Lasch, SB Architects e Iwatmoto Scott, foram convidados para participar da criação de edifícios do bairro.

Recentemente, a área ganhou o certificado de sustentabilidade LEED ND Gold (somente 33 edifícios possuem esse selo em todo Estados Unidos).

Por causa desse ambiente criativo definido pela arte e pelo design, vários arquitetos e fotógrafos decidiram abrir seus estúdios nos arredores do bairro. Cafés e restaurantes, vendo essa oportunidade, cada vez mais aparecem pelos cantos de Miami Design District trazendo experiências culinárias para os visitantes que estão de passagem ou que trabalham por ali.

Fachada-corredor da Fendi no Miami Design District (Foto: Ludovica Giuriolo)
Todo o colorido da Fendi (Foto: Ludovica Giuriolo)

Hoje, o lugar é o destino para quem busca o melhor das marcas de luxo e experiências gastronômicas através de um contexto arquitetônico chamativo. Marcas de luxo como Louis Vuitton, Dior, Fendi, Christian Louboutin e Hermés estão presentes no local e investem em “retail spaces” para chamar a atenção.

As marcas apostam, principalmente, na arquitetura das suas fachadas para fazer parte do distrito e atrair os visitantes para comprar. Brincam com diferentes texturas de fachadas e interior dos estabelecimentos.

Fachada da Dior (Foto: Barbara Cassou)

Restaurantes de chefs renomados, como Michael Shwartz, e importantes museus e galerias de arte, como o Institute for Contemporary Art Miami, estão presentes também.

O Miami Design District possui um calendário cheio de eventos, em que todas as marcas, restaurantes e galerias participam com exposições de arte, workshops e experiências criativas para engajar a população.

Miami Design District não para por aí. A cada ano, mais marcas, restaurantes, bares, galerias, estúdios e boutiques-hotéis são planejados e construídos. O interessante desse bairro é que ele cria um ambiente “oásis” para o pedestre em uma cidade como Miami. Onde é necessário usar o carro para tudo, o Design District preza pela boa caminhada e livre acesso das pessoas.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário para a gente!

Fachada da loja Rick Owens (Foto: Ludovica Giuriolo)
Interiores inusitados dentro dos edifícios do Miami Design District (Foto: Ludovica Giuriolo)
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Um passeio pelo Miami Design District e as lo...

Um passeio pelo Miami Design District e as lojas mais luxuosas do local

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A decoração da alma é aquela que faz mais sentido, porque é algo que vem de dentro, do íntimo, essa matéria me traz isso ao pensamento. Creio cada vez mais que o design, a decoração de interiores, os projetos, mesmo os mais simples ou os mais complexos, demonstram realmente o nosso eu, Portobello faz parte desse universo sem dúvida!!

  2. Olá Monica!

    Que lindas palavras! Obrigada pelo carinho com a marca.

    Continue nos acompanhando! 🙂
    Abraços,

    Equipe Archtrends

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies