22.10.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Monumento Lastras para a Portobello é um dos últimos projetos de Paulo Mendes da Rocha; foi cocriado junto à sua filha Naná

Archtrends Summit: os melhores momentos do tributo a Paulo Mendes da Rocha

 minutos de leitura
calendar-blank-line
22.10.2021
Confira os destaques do fórum de conteúdo da Portobello que, em edição especial, prestou uma homenagem a um dos maiores arquitetos brasileiros de todos os tempos.
minutos de leitura

"O objetivo da arquitetura não é cumprir um programa de caráter funcional, cozinha, banheiro, quarto, a ideia não é essa, obrigando as pessoas a se comportar de uma maneira; é satisfazendo essas necessidades básicas, é imaginar que o que você está fazendo é amparando a imprevisibilidade da vida". Paulo Mendes da Rocha

Um dos maiores arquitetos brasileiros de todos os tempos, Paulo Mendes permanece vivo através de seu legado na arquitetura e ensinamentos

Emocionante, nostálgico, surpreendente. O tributo a Paulo Mendes da Rocha, que aconteceu ontem (21) no Archtrends Summit Edição Especial, deixou nossos corações orgulhosos e cheios de saudades do notável nobel da arquitetura. 

>> REVEJA O ARCHTRENDS SUMMIT <<

O evento foi promovido pela Portobello como forma de agradecimento ao seu legado, à sua parceria e à criação do Monumento Lastras, um dos últimos projetos assinados pelo arquiteto, falecido no dia 23 de maio, aos 92 anos. 

O croqui do monumento foi reproduzido em uma camiseta exclusiva como forma de apoiar os projetos da Omunga, Grife Social e Instituto, em parceria com a M2 Arquitetura, do arquiteto Miguel Canãs. Parte das vendas será destinada à construção de uma biblioteca que faz parte do Projeto OMUNGA na Amazônia.

Adquira aqui a sua camiseta para transformar
vidas por meio da arquitetura e da educação

Com a participação de amigos e familiares de Paulo Mendes, a programação do Archtrends Summit contemplou um bate-papo sobre a relevância de sua obra para a arquitetura brasileira. Milhares de pessoas prestigiaram a homenagem ao vivo por meio de uma plataforma digital. 

Nascido em Vitória (ES), em 1928, Paulo graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em sua trajetória, grande parte também atuando como professor, colecionou diversos prêmios importantes, como o Mies van der Rohe, em 2001, e o Prêmio Pritzker, o Nobel da Arquitetura, em 2006. Ele enxergava a arquitetura como instrumento de ação política e de transformação do mundo. Saiba mais sobre vida e obras.

Os editores do site Archtrends, os jornalistas Pedro Andrade e Juliana Peixoto, conduziram o evento. "Faz parte da engrenagem de inovação da Portobello as cocriações, e assim como eu fui um dos parceiros criativos, Paulo Mendes, nosso grande homenageado, foi um dos nomes a trabalhar com a marca", disse Pedro Andrade.

Durante todo o Summit, o público assistiu a trechos do documentário Tudo é Projeto, que exibe as diferentes visões, ideias e opiniões sobre a arquitetura contadas por Paulo Mendes em entrevista para sua filha Joana Mendes da Rocha, sob a direção de Patricia Rubano. Na ocasião, os apresentadores sortearam alguns vouchers para os participantes acessarem o filme na íntegra. 

"Nós éramos perdidos; já imaginou a solidão do homem no tempo neolítico? Nós fizemos a cidade para conversar". Trecho da fala de Paulo Mendes da Rocha no documentário Tudo é Projeto

Trailer do documentário Tudo é Projeto

Um dos grandes momentos do evento foi a participação do ícone da arquitetura portuguesa Álvaro Siza, amigo de Paulo, que assim como ele, também ganhou o prêmio Pritzker. Durante uma entrevista com o gerente de Branding e Arquitetura, Eduardo Scoz, e Taissa Busco, colunista do Archtrends, ele falou sobre um de seus mais famosos trabalhos, a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre (RS), e relembrou momentos que teve com o arquiteto homenageado.

"Mais do que companheiros de arquitetura, Paulo Mendes da Rocha foi uma presença que me provoca muita saudade. E um certo desgosto, por não ter conseguido estar mais vezes com ele, mais intensamente. Mas ele é inesquecível e deixa um rastro na arquitetura do nosso tempo que é incontornável", comentou Siza.

Álvaro Siza, outro grande nome da arquitetura mundial, fez sua homenagem ao seu amigo Paulo Mendes da Rocha

"Os filósofos dizem uma coisa que anima muito o fazer projetado. 'Todos nós sabemos que vamos morrer, a vida é curta, mas também sabemos que não nascemos para morrer, nascemos para continuar'. Isso é lindo, é a imagem de um eterno inacabamento da existência humana no universo, depende de você transmitir o conhecimento. Nós estamos aqui, não fomos extintos ainda, por essa concomitância da formação da consciência da linguagem". Trecho da fala de Paulo Mendes da Rocha no documentário Tudo é Projeto

O arquiteto Martin Corullon, do escritório Metro Arquitetura, fez um relato emocionante ao contar, em um bate-papo com Pedro Andrade, como atuou profissionalmente com Paulo Mendes, um convívio que, segundo ele, o ajudou a moldar sua visão sobre as coisas do mundo. 

"Comecei a fazer arquitetura, mas não tinha certeza se iria exercer a profissão. Então conheci o professor Paulo Mendes da Rocha, um cara muito carismático e sedutor. Ele não era dogmático, nem gostava de ficar nesse papel de mestre. Todos os alunos o amavam. Ele prezava nas pessoas a afinidade do que seus conhecimentos em arquitetura. Por isso ele me chamou, na época, para um estágio. Com ele, comecei a me interessar por arquitetura", contou Corullon, que também falou sobre seus projetos (entre eles, a expansão do Masp) e sua visão sobre arquitetura brasileira atualmente.

Leia, aqui no Archtrends, a coluna de Martin Corullon
sobre as lições de Paulo Mendes da Rocha para a arquitetura

"Em São Paulo é difícil você imaginar demolição de tudo para construir algo novo. Muita transformação se dará por dentro. No fundo é o que acontece com cada um de nós. Na vida, nós poderíamos nos chamar de verdadeiras arquiteturas, você mesmo tem que se ocupar de modo novo". Trecho da fala de Paulo Mendes da Rocha no documentário Tudo é Projeto.

CEO da Portobello, Mauro do Valle, Naná Mendes da Rocha e Pedro Andrade conversam sobre a cocriação do Monumento Lastras

O momento mais aguardado pelo público foi o vídeo da inauguração da obra Monumento Lastras, cocriado por Paulo Mendes da Rocha junto a sua filha Naná Mendes da Rocha. 

"O projeto tem que ser muito solidário com o desejo dos outros. A construção solicita uma técnica adequada a qual geometria ortogonal - que é da própria placa, o retângulo - sugere como se estariam fachadas de prédios na cidade", idealizou Paulo sobre o Monumento Lastras, junto a sua filha Naná.

No bate-papo com Pedro Andrade e com o CEO da Portobello, Mauro do Valle, Naná confessa que a parceria com seu pai aconteceu nos últimos anos, a partir de uma vontade de estarem mais próximos. "Em todos os projetos que fizemos, ele sempre me deu muita carta branca. Eu chegava para ele com milhares de estudos e no final ele tinha uma ideia mais interessante (risos). Para esse monumento, ele sentiu uma nova possibilidade de usar um tamanho grande de revestimento, de poder ser visto em outras superfícies além de pisos e paredes internas, imaginando nas fachadas de edifícios. Imediatamente recortamos pedaços de papel - meu pai tem muito esse raciocínio da maquete, graças a ele eu aprendi também - para já visualizar isso no espaço, colocando planos, vendo com a luz do sol o que acontecia... A criação foi um processo muito natural, fluido.

A inauguração aconteceu em frente à fábrica de lastras da Portobello, em Tijucas (SC), na presença de Pedro Andrade, Naná, Mauro do Valle, do presidente do Conselho de Administração da Portobello, Cesar Gomes Junior, e demais lideranças da Portobello.

"Com a inauguração do Monumento Lastras, estamos traduzindo um pouco a emoção, o espírito da Portobello, que tem a ver muito com arquitetura e também com nossa admiração pela arte. E esse trabalho do Paulo e da Naná ajudou muito nisso. Foi bastante inspiradora essa experiência e ela terá desdobramentos, é uma parceria que não se encerra agora", adianta Mauro do Valle, despertando aos participantes a curiosidade do que estará por vir.

Perdeu o Archtrends Summit Edição Especial Paulo Mendes da Rocha? Acesse o site da Portobello para conferir o evento!

Adiantamos que nosso fórum de conteúdo volta à sua versão original, presencialmente, na Trend Weed da Portobello, durante a feira Expo Revestir, em São Paulo, no mês de março. Acompanhe as novidades aqui no Archtrends e em nossas redes sociais!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Archtrends Summit: os melhores momentos do tr...

Archtrends Summit: os melhores momentos do tributo a Paulo Mendes da Rocha

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies