11.07.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Documento é destinado a profissionais e estudantes de arquitetura e design

As tendências do Trend Report Milão

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.07.2022
Relatório foi criado de forma colaborativa entre equipe Portobello e arquitetos convidados que visitaram a design week
minutos de leitura

A semana de design mais importante do mundo, em Milão, na Itália, teve sua retomada neste ano, gerando muita expectativa em arquitetos e designers de todo o mundo. Essa foi a 60ª edição e somente a feira principal reuniu mais de dois mil expositores em um encontro repleto de sustentabilidade, cores, texturas e inspiração.

Para acompanhar o time de pesquisas da Portobello, convidamos cinco arquitetos que foram selecionados no Portobello+arquitetura, o programa de relacionamento da Portobello Shop. Essa equipe tinha como missão registrar as tendências do semana de design para desenvolver o Trend Report Milão, um relatório com os principais destaques do que o mundo da criação, design e arquitetura vai ver nos produtos e projetos nos próximos meses e até anos.

Acesse a página completa do Trend Report Milão para obter todo o material.

Trend Report Milão 2022

O Trend Report Milão 2022 foi dividido em quatro principais tendências, que mais chamaram atenção dos especialistas da Portobello e arquitetos convidados: Nossa Natureza, Comfy & Cozy, Here Comes the Fun e Hide or Slide. Confira agora cada uma delas.

Nossa Natureza 

reprodução de um ambiente em tons de verde
Verde foi a cor predominante no Salone del Mobile de 2022 (Foto: Trend Book Milão)

A sustentabilidade esteve presente na semana de design deste ano como um assunto indispensável - não por estar na moda, mas por fazer parte da vida. Por isso, a natureza esteve em destaque entre os designers que levaram suas criações para Milão.

Isso é traduzido nas formas, com superfícies orgânicas, deixando as linhas retas nos projetos do passado. O objetivo agora é que a casa envolva. É possível perceber isso com as transparências que deixam a luz entrar, na responsabilidade com a escolha dos materiais e na conduta de quem os utiliza.

“Esse olhar não é mais um diferencial, é pré-requisito, é necessário e importantíssimo”, afirma Juliana Simas, gerente de marketing da Portobello.

Comfy & Cozy 

mobiliário
Aconchego é a palavra que define essa tendência (Foto: Trend Book Milão)

Para o grupo de pesquisa da Portobello, perceber o ser humano em sua essência, focando em conforto e aconchego, foi um dos destaques mais presentes na feira. Um reflexo do mundo pós-pandemia, que já ressignificou sua relação com a casa e agora vê essa novidade surgindo nas criações. 

“O salão, que prima pelo minimalismo, desta vez trouxe de uma forma diferente o toque do ser humano e da presença desse elemento orgânico”, salienta Paulo Delmondes, arquiteto integrante do time de convidados.

São tecidos macios, cores quentes e formas arredondadas, que envolvem e são um convite para sonhar. Um conceito que leva à reflexão e apego ao que é feito à mão, o que envolve outra pessoa na elaboração de uma peça ou ambiente.  

“Esse é o evento mais importante do ano, em que vemos o design e a arquitetura de forma efervescente. E neste momento percebemos o ser humano no centro novamente”, destaca Eduardo Scoz, gerente de branding da Portobello.

Here comes the fun! 

ambientes divertidos com mobiliário
Ambientes convidaram para interação de uma forma lúdica (Foto: Trend Book Milão)

A tendência é viver com alegria! Sentimento genuíno ao ver novamente o sol brilhar enquanto se caminha pelas ruas, de respirar e inspirar um momento de otimismo. Em Milão 2022, essa alegria foi percebida nas experiências e vivências proporcionadas nas instalações. 

“Podemos ver uma arquitetura voltada para a felicidade, um design que convida para viver com mais diversão. Encontramos espaços lúdicos, tapetes coloridos, formas e cores que eram um convite”, conta a arquiteta Catia Giachelim, que fez parte do grupo durante a viagem.

Hide or slide

cozinha
Uso otimizado dos espaços levou uma nova identidade para as cozinhas (Foto: Trend Book Milão)

Uma das grandes novidades que o time de pesquisa da Portobello apontou foi a mudança conceitual que viram na EuroCucina 2022, mostra dedicada a cozinhas. “É a vez das cozinhas minimalistas, eletrodomésticos escondidos e bancadas deslizantes. Entram os livros, espaço para o celular e decoração”, apontou Giordano Rogoski, arquiteto que integrou o grupo de selecionados no programa de relacionamento da Portobello.

As cozinhas serão cada vez mais versáteis. A bancada pode virar uma estação de trabalho quando tudo que está sobre ela fica guardado, uma tendência de otimização de espaços para quem passa cada vez mais tempo em casa.

Referências para todo o mundo

Todos os anos, a semana de design italiana é esse ambiente de inovação, transformação e evolução. Para a Portobello é um compromisso inadiável acompanhar tudo de perto, afinal, quem lança produtos precisa beber direto da fonte para novos ciclos de inovação. 

Rodrigo Fagá, mais um integrante da turma que esteve em Milão este ano, reforçou: “O que todos nós vimos foi a busca de um desenho mais atemporal. A relação do ‘feito à mão’ ficou evidente, percebemos que voltamos a olhar para dentro da casa com mais calor”. 

Reencontro na Portobello

arquitetos e equipe Portobello em uma entrevista
Conversa ao vivo reuniu novamente o grupo que esteve em Milão

A viagem para a Itália inspirou o grupo que participou da experiência, mas graças ao compartilhamento de detalhes e dos olhares atentos, você também pode aproveitar essa imersão e levar as tendências para seus projetos.

O gerente de branding da Portobello, Eduardo Scoz, que anualmente faz essa viagem, reforça como a semana de design de Milão foi inspiradora. “Vivenciamos um evento leve, humano, divertido e terapêutico”, finaliza.

Essa conversa entre os participantes, que comentaram os detalhes do Report publicado pela Portobello, pode ser conferida na Live Trend Talks - Tendências Milão 2022, realizada após o retorno do grupo.
Você pode ter acesso ao Trend Report Milão 2022 e demais conteúdos produzidos pelo Archtrends nesta página.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

As tendências do Trend Report Milão...

As tendências do Trend Report Milão

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies