Menu
Projetos e Obras
Busca
luminarias

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Trend alert: as luminárias com formas icônicas ganham destaque nos projetos

08/01/2018

Um plano de arquitetura com um bom estudo de iluminação, além de valorizar o ambiente, os materiais utilizados e o mobiliário, tem a função de transmitir diversas sensações.

As luminárias estão entrando em um novo âmbito, não só com a função de iluminar. Elas também têm sido usadas como peças de decoração com formas escultóricas, tornando-se elementos icônicos que diferenciam o espaço. Plafons, pendentes ou arandelas: são várias as possibilidades de uso desse elemento que promete ganhar ainda mais destaque.

Posicionadas estrategicamente — seja para ressaltar um outro mobiliário ou até mesmo um revestimento —, além de auxiliarem na distribuição eficiente de luz, elas tomaram conta e marcaram presença nas maiores feiras de design em 2017.

Durante a CERSAIE e o Salone del Mobile (que era focado em iluminação), as luminárias nos mais diversos formatos chamaram a atenção e encantaram os olhos de quem caminhava pelos estandes.

Para escolher a luminária ideal para cada ambiente, é preciso levar em consideração a especificação do espaço, suas necessidades de uso e o efeito de iluminação que se pretende atingir.

Separei uma seleção de peças e formatos que foram vistos com bastante frequência pelos salões das fiere italianas e que já estão sendo utilizados em projetos de design de interiores. Quem sabe você não se inspira?

Alexandre Joncas

Que tal pensar em formas retas, traços minimalistas, design com uma identidade limpa e produtos com características que trazem balanço ao ambiente? Pois essa foi a marca registrada na nova coleção de Alexandre Joncas.

pendente_alexandre_joncas

Pendente luminoso de Alexandre Joncas (Foto: reprodução site Darmes)

A coleção LAURENT, assinada pela equipe de designers da Lambert & Fils e comandada por Samuel Lambert, traz pendentes com formatos delicados que apresentam superfícies e volumes minimalistas. As esferas, que atravessam chapas metálicas, são o conceito principal da linha.

LUMINARIA_Alexandre_Joncas

Linhas retas do pendente assinado por Alexandre Joncas (Foto: reprodução site Darmes)

luminaria_laurent

Coleção LAURENT  (Foto: reprodução site Lambert & Fils)

luminaria_laurent1

Luminárias feitas pela equipe de designers da Lambert & Fils (Foto: reprodução site Lambert & Fils)

Eva Marguerre e Marcel Besau

Já os designers Eva Marguerre e Marcel Besau se inspiraram nas formas circulares, com muitas possibilidades de posicionamento e uso.

luminaria_eva_marguerre

As diversas possibilidades do design de Eva Marguerre e Marcel Besau (Foto: reprodução site E15)

luminarias_eva_marcel

As luminárias ganham lugar de destaque na decoração (Foto: reprodução site E15)

LUMINARIAS_

A leveza da luminária (Foto: reprodução site E15)

Como pendentes ou arandelas, as chapas circulares semiabertas trazem balanço e leveza às possíveis composições. Estão disponíveis em três diferentes dimensões e nos seguintes materiais: aço polido, aço inoxidável polido, latão e metal. As cores ficam por conta do dourado, prateado, branco, rosa e amarelo.

Michael Anastassiades

As luminárias do designer Michael Anastassiades também são um sucesso. A coleção explora o equilíbrio com uma série de estilos: luzes de mesa, luzes de parede e pendentes.

luminaria_michael

As curvas e a leveza dos projetos de Michael Anastassiades (Foto: reprodução site Michael Anastassiades)

luminaria_inovação_michael1

Inovação no design de Michael Anastassiades (Foto: reprodução site Michael Anastassiades)

michael_anastassiades_luminaria

Mistura de formas por Michael Anastassiades (Foto: reprodução site Flos)

O espetáculo à parte fica por conta das luzes montadas no teto, que se apropriam como forma básica de uma esfera perfeitamente equilibrada na borda de uma haste.

Lindsey Adelman

Projetada por Lindsey Adelman, a linha Agnes (que leva o nome de uma heroína de ficção) apresenta um sistema modular que permite uma fácil instalação do produto. Com variações de formatos indescritíveis, as juntas articuladas permitem que o vidro seja disposto de muitas maneiras.

luminaria_agnes

As variações da linha Agnes (Foto: reprodução site Roll & Hill)

Elas definitivamente vieram para ficar, unindo estética e funcionalidade em objetos de design. Por isso, invista nas luminárias e nas suas inúmeras formas!

linhas_agnes

(Foto: reprodução site Roll & Hill)

luminaria_candelabro

Luminária como candelabro (Foto: reprodução site Roll & Hill)

Gostou do nosso post? Então comente e compartilhe com a gente: você também valoriza o uso dessa peça em projetos de design de interiores? Qual é a sua preferida?

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *