01.11.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Foto: Fernardo Willadino

Volumetria imponente

 minutos de leitura
calendar-blank-line
01.11.2021
Implantada no platô mais alto do terreno, casa com pavimento único em Ituporanga (SC), tem projeto do Espaço do Traço Arquitetura.
minutos de leitura

A implantação da casa no terreno privilegiou o nível mais elevado, garantindo a imponência desejada pelos proprietários com apenas um pavimento. Outro ponto que determinou a escolha de um único piso foi a acessibilidade. “A gente elevou os quartos, até por uma questão de privacidade e segurança. Também posicionamos o nível da casa num platô mais elevado, deixando a ponta dos quartos suspensa”, explica Vanessa Faller, do escritório Espaço do Traço Arquitetura, com sede em Florianópolis (SC). 

O projeto da casa de 450m², em Ituporanga (SC), explora diferentes materiais na fachada de volumes bem definidos e linhas retas, reforçando um desenho contemporâneo em meio ao paisagismo generoso. As arquitetas Maíra Queiroz e Vanessa projetaram uma ampla escada na entrada principal com grandes portas pivotantes, que se abrem para o exterior e se conectam com a natureza. Foi um desafio e tanto, segundo a arquiteta Vanessa: “Tem 6 metros de vidro jumbo, que foi preciso um guindaste para colocar no lugar”.

Os proprietários, um casal com dois filhos, queria uma casa ampla, com pé-direito duplo na área social, porém que fosse acolhedora. O forro ripado em madeira garantiu a sensação de aconchego desejada para além do interior com diversos elementos decorativos.

 Equipe do escritório Espaço do Traço Arquitetura (Foto: Fernando Willadino)

Elementos construtivos

A casa mistura estrutura em concreto com elementos metálicos, que, na área social, aparecem na cobertura do living. Pedra e brise de madeira são materiais naturais que colaboram com a sensação de conforto e acolhimento. A conjunto, associado ao traço de linhas retas, garante o ar contemporâneo que o casal queria.

Casa para os encontros

A casa foi projetada para receber familiares e amigos. A sala é integrada com o espaço gourmet e pode ser fechada quando necessário com as portas em alumínio e vidro aramado que conferem transparência e privacidade. A área social contempla ainda cozinha e lavabo, além de ambientes como louçaria, brinquedoteca e spa. Tudo é conectado a partir de um corredor que tem fitas de led e janelas com vista para o jardim. O caminho também leva os moradores às quatro suítes.  

“A brinquedoteca tem um charme todo especial. Os meninos amam de paixão. A gente usou um tema de montanha, escalada, casa na árvore”, diz a arquiteta, que tem carinho especial pelos ambientes sociais. A integração e a sensação de amplitude foram premissas do projeto, por isso soluções como o recorte ao redor da churrasqueira mantendo o conceito de integração. “A gente fez para emoldurar e mostrar todo o verde que tem ao redor da casa”, completa.

Conforto absoluto nos quartos

Para a suíte, o pedido foi de um ambiente generoso do ponto de vista espacial e de um refúgio para o casal. Em tons neutros, o quarto tem assoalho de madeira natural garantindo acolhimento, além da lareira. “Resguardamos a privacidade deles através do brise na fachada externa”, comenta Vanessa. Assim, quem está do lado de dentro do cômodo enxerga a parte de fora, que tem vista para o paisagismo.

Traço Arquitetura
Banheiro tem privacidade por meio do brise em uma das fachadas (Produtos Portobello: MS Barcelona Cristal, Bianco Covelano e Mos Ripa Bianco Di Elba & Rope / Foto: Fernando Willadino)

Como a proprietária costuma trabalhar em casa, foi inserido um espaço para um pequeno home office localizado de frente para a piscina. Completam o quarto, o closet do casal com iluminação nos nichos para sapatos e bolsas e uma ilha para guardar acessórios.

Embora os quartos preservem a identidade e o gosto de cada criança, os dois têm elementos comuns: cama com baú para guardar brinquedos, bicama e escrivaninhas reguláveis são opções que trazem funcionalidade ao projeto e acompanham o crescimento dos filhos. Já nos banheiros, o destaque é o Space Step, um rodapé com ferragem que, ao encostar, se abre para a criança subir e alcançar a pia. 

E por fim, para receber, não poderia faltar uma suíte para as visitas com vista para o charmoso paisagismo assinado pela arquiteta paisagista Ana Trevisan.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Volumetria imponente...

Volumetria imponente

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies