Menu
Projetos e Obras
Busca
townhouses_holanda

Conteúdo Matérias

Townhouses: característica arquitetônica em diversas cidades da Europa

09/07/2018

Seja em construções antigas ou em projetos contemporâneos, esse tipo de obra forma as famosas skylines em inúmeras cidades europeias. Preparamos uma seleção exclusiva para inspirar você. Confira a seguir!

Você já ouviu falar nessas construções que são diferenciadas pelo tamanho e características peculiares? Provavelmente sim!

Presentes em muitas cidades europeias, as townhouses são marcadas pela inserção em espaços “estreitos” e pela sua arquitetura versátil. Ainda que sigam o mesmo padrão ou que contrastem entre si, são supercharmosas e formam paisagens de tirar o fôlego quando são inseridas harmoniosamente.

As townhouses são construções de dois a cinco andares em média, que podem pertencer a apenas um morador ou ser divididas em pequenos apartamentos. Na Europa, elas aparecem sempre conjugadas a outras casas que têm dimensões similares, formando uma sincronia de estilo arquitetônico ou incríveis contrastes.

Amsterdã

Forte característica de Amsterdã, as townhouses podem ser encontradas em três formas pela cidade holandesa: skylines modernas, fachadas típicas ou um mix das duas coisas.

townhouses

Casas de fachadas diferentes, mas que “dividem” a mesma parede

Outro ponto muito visitado da cidade, onde podemos perceber o contraste entre as casinhas, é a antiga residência de Anne Frank — que atualmente abriga um museu dedicado a ela.

casa-de-Anne-Frank

A casa de Anne Frank com o telhado tradicional ao lado de construções mais modernas

Uma das maiores características da arquitetura holandesa, essas construções com fachadas similares são a grande relíquia da cidade.

Porém, com o passar dos anos, uma arquitetura moderna tem invadido as ruas de Amsterdã. Com projetos de casas flutuantes, a nova skyline do bairro IJburg virou um dos pontos de visita mais fascinantes.

townhouses_modernas

Skyline formada por townhouses modernas em Amsterdã

O projeto, iniciado pelo escritório de arquitetura Architectenbureau Marlies Rohmer, já conta com mais de 20 mil habitantes. Ainda em fase de execução, as casas são ancoradas em postes de aço no lago IJmeer. Com plantas flexíveis, cada moradia tem sua personalidade no espaço onde se insere.

O projeto final permite abrigar 45 mil moradores em 18 mil casas. A intenção é fugir de uma proposta apenas residencial, incluindo escolas, centros comerciais, espaços de lazer e restaurantes nas obras flutuantes.

casas_flutuantes

Algumas das casas flutuantes em Amsterdã

Notting Hill

Quando falamos em townhouses, outro lugar que vem à mente é o bairro Notting Hill, em Londres. Com uma arquitetura vitoriana, as casas da região apresentam uma variação de cores, escondendo em seu interior um mix de objetos vintage e design contemporâneo.

Notting Hill

O bairro Notting Hill em Londres

Cenário de vários filmes, as casas coloridas e as ruas de paralelepípedos reúnem design, boa gastronomia, vida noturna, arte e compras em um só lugar.

Townhouses

As tradicionais casas de Notting Hill

Portobello Road é a rua mais frequentada na região. Especialmente lá, você pode encontrar um mercado com antiquários, livros, comidas e roupas.

casas_Portobello_Road

Composição de casas seguindo o mesmo padrão, porém com variações de cores na Portobello Road

Burano

Outro cenário interessante é uma pequena ilha localizada nas proximidades de Veneza, Itália, chamada Burano. É conhecida pelas suas townhouses coloridas e pela atividade da pesca.

Reza a lenda que os pescadores pintavam suas casas em cores fortes para poderem vê-las  de longe ao retornar no final do dia de trabalho.

Townhouses

A vila de pescadores conhecida por suas casinhas estreitas e coloridas

O vilarejo de três mil habitantes traz as fachadas com cores vibrantes como tradição até os dias atuais. Antes de pintarem suas casas, os proprietários precisam da autorização do governo e a liberação das cores permitidas para cada região.

Townhouses

Burano, na Itália

Townhouses

Seguindo sempre o mesmo padrão, as cores são escolhidas de forma harmoniosa

Esse estilo de construção sempre chamou a minha atenção. Ao longo de viagens pela Europa, comecei a perceber como essas pequenas casas, na maioria das vezes, caracterizam a arquitetura de uma cidade.

Espero que tenha gostado da seleção que separei para você. Compartilhe também as suas townhouses preferidas nos comentários!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *