Menu
Projetos e Obras
Busca

Portobello Tendências

TOP 5 Cersaie: arquitetos selecionam as principais tendências para 2020

25/09/2019

Direto da feira em Bolonha para o Archtrends, profissionais convidados da Portobello compartilham suas preferências e apotam quais tendências de revestimentos cerâmicos surgirão para o ano que vem.

O terceiro dia de feira Cersaie, em Bolonha/Itália, continua a todo vapor. Nossos arquitetos parceiros, que integram o programa Portobello+arquitetura, começam a selecionar especialmente aos leitores do Archtrends os revestimentos que mais chamaram a atenção. Acompanhe, em primeira mão, o TOP 5 da Cersaie:

1 / A diagramação bruta e rústica das peças em mosaicos – Patrícia Furokawa


Patrícia selecionou tanto material de referência, que foi difícil escolher o melhor na visão dela. “A feira em si é uma coisa de louco, nunca vi igual. O que percebi muito e é uma das nossas maiores referências que temos que levar para o Brasil é a diagramação bruta, rústica, em 3D, com texturas em relevo e irregularidades da pedra natural, que devem ser compostas em peças de mosaicos de tamanhos diferentes e separados e assentados individualmente. Claro, decorados com nossa brasilidade para uma área externa”.

Ela também fez questão de mostrar aos leitores do Archtrends a aplicação de canaletas metálicas junto ao porcelanato para serem utilizadas, por exemplo, no banheiro. “Essa tendência vai chegar forte no Brasil”.


2 / O conceito sustentável e a beleza da reprodução das pedras – Sandra Moura

“Esta foto acima que escolhi destaca um revestimento de parede em algo que remete ao mármore. Isso porque a macrotendência desta feira de 2019 é a utilização da reprodução das pedras naturais, o que demonstra que o homem está cada vez mais preocupado em apresentar um produto que seja o mais real possível sem ter que extrair a matéria da natureza”.

3 / Porcelanatos para revestir todo o ambiente da casa – Márcia Carvalhaes 

 

“Em fotografias eu não consigo expressar o tanto que gostei desse ambiente exposto na feira de Cersaie. Tem porcelanato para piso, para bancada, apresenta-se em formas diferentes para as paredes, para o chuveiro. Então, me encantei com tudo: as cores, a modernidade levada para dentro de casa. Tudo isso será a tendência para 2020”.

4/ A imperfeição dos acabamentos cria produtos mais artesanais – Clay Rodrigues 

Para Clay, as peças dos revestimentos não estão mais retificadas, nem com bordas perfeitas. E essa imperfeição dá uma sensação de uma pedra mais natural, como se fosse um produto realmente extraído da natureza. “Isso aparece nas pedras, mas também nos mosaicos, pastilhas, tornando os produtos mais artesanais. Já as peças que estão nos móveis, nas faces dos armários, nos acessórios dos banheiros, vão trazer uma tendência do minimalismo e um pouco mais de flexibilidade, próprias dos porcelanato, o qual virá forte como revestimento por causa da facilidade da manutenção, limpeza, e bloqueio da umidade nas áreas molhadas”.

5/ Lastras de grandes formatos reproduzem mármores exóticos – Natássia Cruz

“Fique impressionada com a qualidade e fidelidade em relação a esses grandes mármores que são difíceis de encontrar hoje na natureza. Com muita precisão eles conseguiram evidenciar os veios, a forma natural. Para quem olhava, jurava que era não um porcelanato. Estamos chegando exatamente no ponto que almejamos. A tendência não é do mármore em si, que já vem de muitos anos se perpetuando no mercado, mas de reproduzi-lo em novas versões, com texturas e nuances, saindo do convencional e seguindo para uma linha mais exótica, com mais contraste e mais cor. São excelentes para revestimento de parede e detalhes de mobiliário. Um novo estilo de mármore vem por aí!”.

O que achou da opinião de nossos arquitetos parceiros? Lembramos que toda a cobertura pode ser acompanhada nos stories do Instagram da Portobello e do Archtrends. Não deixe de seguir e compartilhar sua opinião conosco!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *