Menu
Projetos e Obras
Busca
Tons terrosos paleta

Os tons terrosos são tendência para 2021 e capazes de deixar qualquer ambiente muito mais aconchegante (Projeto: Portobello S.A.)

Conteúdo Matérias

Tons terrosos: como usar essa paleta de cores na decoração?

12/05/2021

Descubra quais são os tons terrosos e veja dicas para usar essas cores tendência na decoração da sua casa, deixando os ambientes aconchegantes!

Anualmente, o Pinterest lança o Pinterest Predicts, um relatório com as principais previsões de tendências para o ano. Para 2021, uma delas é o uso dos tons terrosos na decoração.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

A plataforma notou um aumento de três vezes nas pesquisas relacionadas a paletas de cores neutras com tons terrosos — o que indica que essas cores, que já são muito usadas, devem se tornar ainda mais buscadas em 2021.

Quer usar essa trend aí na sua casa também? Continue a leitura!

Quais são os tons terrosos?

Areia, marrom, caramelo, cobre, ocre, rosa-queimado, terracota, coral, marsala e laranja — esses são alguns exemplos de tons terrosos.

Como o próprio nome indica, agrupamos nesse termo todas as cores associadas à terra, que vão do marrom mais escuro até algumas tonalidades de verde, como o verde-musgo.

Essas são cores fáceis de combinar, que ajudam a trazer um toque mais acolhedor aos espaços e reforçam referências naturais, além de serem atemporais.

Paleta tons terrosos são aqueles que variam em nuances de marrom, bege até o laranja e o verde-musgo. Eles são neutros e fáceis de combinar (Projeto: Portobello S.A.)

Significados

As cores evocam sentimentos e despertam sensações. E, por isso, é sempre importante considerar quais tons selecionar na hora de decorar os ambientes, os tornando adequados ao uso que terão.

No caso dos tons terrosos, eles estão associados a sentimentos como inspiração, calma e nutrição, refletindo o desejo de nos reconectarmos com o mundo exterior.

Esses sentimentos explicam o motivo de os tons terrosos estarem em alta. Com a pandemia de Covid-19, vivemos em um mundo cheio de incertezas, mas as cores que representam a natureza trazem tranquilidade.

Quais cores combinam com tons terrosos?

Uma das vantagens dos tons terrosos está justamente na versatilidade que eles oferecem. Como são cores neutras, podem combinar com diversas outras tonalidades e vários estilos decorativos.

Para quem deseja criar um ambiente clean, é possível combinar esses tons com outras cores neutras, como o branco, o preto e o cinza, criando um décor equilibrado.

Cores neutras como o cinza e o branco formam uma excelente combinação com os tons terrosos
Cores neutras como o cinza e o branco formam uma excelente combinação com paleta tons terrosos (Projeto: Portobello S.A.)

Você também poderá usar cores um pouco mais fortes, porém suavizadas em versões claras, como o lavanda (que é um roxo mais suave), o verde-menta ou o azul-claro. Aliás, essa é uma dica bacana para ambientes pequenos que precisam de um toque de cor.

No caso dos marrons profundos, uma boa ideia é associá-los a tons esverdeados ou azulados, deixando os ambientes mais leves. Outra opção interessante é o amarelo.

Porém, de forma geral, os tons terrosos são usados em decorações em que eles são os protagonistas. Você pode escolher um deles para se sobressair no ambiente e compor o espaço com os demais. Para equilibrar, o branco é um ótimo aliado.

Como usar os tons terrosos na decoração?

Os tons terrosos podem ser usados em praticamente todos os ambientes da sua casa. O segredo está na composição. Vamos ver algumas dicas importantes?

Capriche na escolha dos revestimentos

A escolha dos revestimentos é um dos pontos mais importantes para compor seu espaço. Como os tons terrosos são bem neutros, é fundamental pensar em texturas que combinem com essas cores mais próximas da natureza.

Você pode, por exemplo, compor espaços com pisos lisos, como o cimento queimado, e criar um destaque com uma parede de tijolinhos, que traz um clima rústico.

Outra ideia é optar pelas versões de porcelanato que recriam madeira. Você pode usar a madeira clara no piso para ampliar visualmente o cômodo e criar uma combinação de cores mais ousada para as paredes.

paleta Tons Terrosos
A harmonia é fundamental na hora de decorar com tons terrosos. Para complementar, invista em cores que criem contraste, como o preto (Projeto: Portobello S.A.)

Busque a harmonia

É muito importante não sobrecarregar o ambiente. Se o cômodo for pequeno, cuidado com as cores mais fechadas. Prefira deixá-las apenas para os detalhes, como uma parede de destaque, e o restante do décor em tons neutros e claros.

Outra alternativa para espaços pequenos é usar móveis e paredes no mesmo tom, suavizando com complementos, como tapetes e cortinas em outras cores. Tenha em mente que a ideia de usar os tons terrosos é trazer mais aconchego; por isso, o excesso pode dificultar.

Abuse dos elementos naturais

Os tons terrosos têm uma forte ligação com a natureza. Justamente por isso, combinam com tudo o que é natural: tecidos orgânicos, artesanato, cerâmica, palhinha, sisal e, claro, algumas plantas, para trazer um toque verde.

Você também pode seguir por esse caminho nas estampas, preferindo aquelas que remetam à natureza, brincar com materiais sustentáveis ou até inovar com arranjos em folhas secas, trazendo o clima do outono, que tem uma forte relação com essas cores.

Outros materiais naturais que podem aparecer na sua composição são a lã, o vime e a própria madeira. Um trio imbatível é a mistura de verde-musgo, tons amadeirados e fibras naturais.

Trabalhe com texturas

Para que o ambiente não fique “sem graça”, as texturas têm papel fundamental na sua decoração com tons terrosos. O couro é um elemento incrível, que ajuda a trazer diferentes sensações, além de um toque de luxuosidade. Ele pode aparecer revestindo os sofás, as poltronas e os pufes.

As texturas são grandes aliadas da decoração com paleta tons terrosos. Uma ideia são vasos diferenciados que recriam a tradicional cerâmica de uma maneira inovadora, como essa opção com Concret Mud, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Invista no mix de texturas, algo muito frequente na decoração com tons terrosos. Você pode, por exemplo, revestir uma parede com porcelanato amadeirado, usar um sofá em tons de couro e um tapete felpudo. Ou ainda apostar em alguns vasos de cerâmica com plantas secas. Solte sua criatividade!

Preste atenção na iluminação

A iluminação sempre deve ser considerada nas decorações com tons terrosos, já que, dependendo da tonalidade usada e de onde ela for aplicada, você poderá acabar com ambientes mais escuros.

Tente sempre privilegiar a luz natural, mas não se esqueça de investir em um bom projeto de iluminação artificial.

Para os ambientes que precisam de mais aconchego, a dica é apostar nas luzes amarelas, que intensificam essa sensação de conforto e se equilibram muito bem com as tonalidades da paleta terrosa.

Considere a decoração monocromática

Caso queira uma decoração mais ousada, invista na monocromia. Por exemplo, escolha um tom de marrom e use nos móveis e nas paredes, suavizando com complementos em tons mais claros da mesma cor, como a cortina ou o tapete.

Use uma base neutra, se necessário

Se você quer apostar nos tons terrosos, mas está com medo de sobrecarregar o ambiente, a dica é investir em uma base neutra.

Você pode brincar com um mix de estampas que tragam detalhes em diferentes tons terrosos e aplicar várias texturas para favorecer ainda mais o aconchego.

Como usar os terrosos por ambientes?

Os tons terrosos são muito ricos e você pode trabalhar com uma variação de ambiente para ambiente.

Nas áreas sociais — por exemplo, cozinha, sala de estar ou de jantar —, é possível apostar em uma atmosfera mais vibrante e quente, usando tons de marrom avermelhados e até o goiaba.

Já nas áreas mais íntimas, como os quartos, você pode investir em tons suaves e aconchegantes, como os beges e cáquis, dando leveza à decoração e ajudando a relaxar.

Cozinhas

As cozinhas podem ficar extremamente sofisticadas com tons terrosos. Existem muitas opções para esse ambiente. Quem deseja um toque ousado pode mesclar terracota com belos painéis de mármore, detalhes em madeira ou concreto, criando uma identidade única.

paleta Tons Terrosos
Brincar com o mármore e os tons de terracota ajuda a criar um ambiente ímpar, como essa bela cozinha desenvolvida por Maurício Arruda na 2ª Mostra Unlimited (Projeto: Maurício Arruda)

Se você desejar um ambiente impactante, poderá investir em uma decoração apenas com os tons terrosos. Para cozinhas pequenas, lembre-se do equilíbrio, dosando com detalhes em cores neutras e claras, como o branco.

Salas

A sala é o ambiente que permite soltar a criatividade. Você poderá investir em um belo sofá que remete ao couro, por exemplo, para adicionar textura, e deixar o restante do décor em diferentes tons de terra, mesclando com vasos de plantas e tapetes de sisal, imprimindo uma forte identidade natural.

paleta Tons Terrosos
Para uma sala sofisticada, mescle paleta tons terrosos com mármore e outros materiais, como esse projeto com Travertino Navona Bianco no piso (Projeto: Cristina Motta Mourão)

Se deseja algo mais sofisticado, combine tons terrosos com mármore ou detalhes em aço e vidro, brincando com o natural e o moderno em um contraste bem surpreendente. Por exemplo, um belo painel de TV em mármore e o restante do décor em diferentes tonalidades de marrom.

Quem deseja algo mais delicado pode combinar os tons de marrom com detalhes em rosa-claro ou rosa-queimado e brincar com peles, madeiras e outras texturas, favorecendo o aconchego.

Quartos

Muitas pessoas têm dificuldades em incluir essas cores nos quartos. Mas você pode fazer isso em detalhes pontuais.

Por exemplo, usando um jogo de cama marrom, uma colcha areia ou alguns tons, como o terracota, nas paredes.

Uma cabeceira de cama com detalhes em madeira e um tapete felpudo em um dos tons terrosos garantem ainda mais conforto.

Finalize com uma iluminação indireta, com abajures ou pendentes, em tons amarelos, para deixar tudo ainda mais aconchegante.

Os banheiros também podem ser decorados com tons terrosos. Mas como tendem a ser ambientes pequenos, prefira as cores mais claras e brinque com as texturas, inclusive nos revestimentos
Os banheiros também podem ser decorados com paleta tons terrosos. Mas como tendem a ser ambientes pequenos, prefira as cores mais claras e brinque com as texturas, inclusive nos revestimentos (Projeto: Portobello S.A.)

Banheiros

Os banheiros, como são pequenos, exigem cuidado extra na hora de adotar os tons terrosos. Prefira usar as cores em tonalidades neutras e claras para o principal e deixar as fechadas para os detalhes, como a bancada ou um revestimento diferenciado dentro do box.

Como você viu, os tons terrosos são excelentes para transformar qualquer espaço, o deixando muito mais aconchegante. Gostou das nossas dicas? Então, aproveite para ver o nosso conteúdo que ensina como escolher a paleta de cores para decorar a casa toda!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *