Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Conheça a nova casa do arquiteto brasileiro Tito Ficarelli

21/06/2012

Uma casa deve transparecer aquilo que você é, do que gosta, o que o faz sentir bem, e, sobretudo, ter a sua cara. Com essa premissa, Tito Ficarelli, o jovem arquiteto modernista brasileiro, partiu para desenhar uma casa para viver, nos arredores da Vila Madalena, em São Paulo. Com R$235 mil e quatro meses de obra,(…)

Uma casa deve transparecer aquilo que você é, do que gosta, o que o faz sentir bem, e, sobretudo, ter a sua cara. Com essa premissa, Tito Ficarelli, o jovem arquiteto modernista brasileiro, partiu para desenhar uma casa para viver, nos arredores da Vila Madalena, em São Paulo. Com R$235 mil e quatro meses de obra, ele conseguiu tudo que desejava: sentir-se cercado de coisas de que gosta muito, com as cores prediletas, os livros, discos e quadros que sempre quis ter.

tito ficarelli casa

Com 192m² de área total e oito metros de frente, o terreno, quase plano, coube perfeitamente na imaginação de Tito, para que ele pudesse expressar toda a sua arte, utilizando para isso estruturas metálicas e blocos de concreto, num estilo que ele mesmo conceitua como europeu.

tito ficarelli casa

O vão livre de 7,60 metros é composto por ligas metálicas de 30cm de altura e preenchimento de laje pré-moldada. O piso, feito na própria obra, reúne partes iguais de cimento cinza e cimento estrutural branco. Nas paredes, blocos de concreto.

tito ficarelli casa

Por ter escolhido as estruturas de ligas metálicas e os blocos de concreto, Tito teve a certeza de que poderia então fazer algo de que gosta muito: abusar das cores. Tanto nos móveis, quanto nos acessórios, por exemplo, a escada amarela, o arquiteto buscou colocar algo que o fizesse se sentir em casa.

tito ficarelli casa

A sacada é totalmente aberta e o jardim também ficou do jeito de que ele gosta mais. “Não adianta dizer que é porque se vive em São Paulo que não dá pra ter planta em casa, até mesmo em apartamentos, sempre mostro que dá pra colocar até quatro ou cinco vasos de plantas, elas fazem muito bem para qualquer um”, conta.

tito ficarelli casa

E veja que ideia simples Tito teve para mudar o astral: o solário com um pequeno lounge garante um espaço de lazer para cultivar mais algumas plantas, estender as roupas, convidar os amigos para assistir ao pôr do Sol ou simplesmente ter um espaço aberto para aproveitar melhor o tempo que se passa em casa.

tito ficarelli casa

tito ficarelli casa

No quarto, a decoração ao lado direito, feita com discos de vinil, foi desenvolvida pelo próprio arquiteto, que combina os acessórios de estilos diferentes no mesmo ambiente, como a luminária. No teto, as vigas de madeira sem pintura irão permanecer assim, de acordo com a preferência do arquiteto, que considera o mais importante de tudo, que a aparente desordem ou aspecto de inacabado seja natural e que combine com o dono da casa.

tito ficarelli casa

Aqui, você pode visualizar de que forma a casa foi pensada, com as estacas, vigas e blocos de concreto e também a planta baixa. Tito fez oito projetos antes de chegar ao resultado final. Tudo imaginado, desenhado e projetado de acordo com o seu astral moderno: ele toca contra-baixo, gosta de ler, andar de bicicleta. Ou seja, uma casa simples para um jovem de vida simples na imensidão da cidade.

tito ficarelli casa

 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *