Vários tipos de escadas marcaram a arquitetura de diferentes civilizações. Se algumas equilibravam forma e função, outras davam maior ênfase à primeira ou segunda característica.
Seja para representar alguma crença ou identidade, para transmitir poder ou status, o fato é que muitos modelos espalhados pelo mundo são carregados de simbolismo.
Hoje os arquitetos têm mais liberdade para definir o estilo e a utilidade dessas estruturas, contanto que a principal função — vencer desníveis — seja preservada e feita com conforto e segurança.
Quer ideias para se inspirar? Então, fique conosco e veja as melhores dicas para compor escadas criativas!
Cinco tipos de escada para incluir em projetos
O principal fator que diferencia os modelos de escadas é o formato. Ele varia de acordo com a quantidade e direção dos lances, bem como a disposição dos degraus.
Veja abaixo cinco opções que você pode incluir em diferentes projetos.
1. Escada reta
É aquela tradicional, compacta e comprida. Pode ter um ou mais lances (com patamares intermediários entre eles), mas não muda de direção, ou seja, não faz curvas nem viradas.
Projeto Portobello. Escada reta é tradicional, compacta e comprida
Sua principal vantagem está na simplicidade que facilita a construção.
Temos alguns exemplos de escadas retas cadastradas por arquitetos: na sala projetada por Giordano Rogoski, no hall de entrada de autoria de Andrea Manes de Oliveira Carminate e no acesso à residência concebida por Sidney Quintela.
Hall de entrada de autoria da arquiteta Andrea Manes de Oliveira Carminate
Sala projetada pelo arquiteto Giordano Rogoski
2. Escada em L
Segue o formato da letra “L” ao mudar de direção para algum lado, formando, assim, um ângulo de 90°. Essa transição pode ser feita a partir da adição de um patamar no trecho em que ocorre o desvio ou pode acontecer gradualmente (utilizando degraus triangulares).
Como exemplos desse modelo temos os seguintes projetos: hall de entrada feito pelo arquiteto Benedito Coelho Neto, acesso à cobertura no trabalho do escritório USOS arqdesign e sala de estar criada pela arquiteta Rosane Zanardo.
3. Escada em U
Tem dois lances ligados por um grande patamar e que seguem direções opostas, compondo o desenho em “U”.
Também pode receber um terceiro lance no centro, dividindo o patamar em duas partes para fazer a mudança de direção.
Apesar de ocupar mais espaço, o modelo se encaixa em diferentes ambientes, como no hall planejado por Sergio Coelho, no centro do cômodo feito pelo escritório Maciel e Maira Arquitetos e nas salas integradas do projeto de Edgar Monteiro.
Hall planejado pelo arquiteto Sergio Coelho
Já a profissional Sandra Moura apostou no uso de três lances ao criar um exemplar inspirador.
4. Escada caracol
Escada em caracol, também conhecida como helicoidal
Muitos profissionais conhecem como helicoidal, mas o nome popular também é aceito por se tratar de um modelo que lembra a concha do caracol.
O que diferencia essa escada das demais é sua estrutura central, composta por um eixo de onde “brotam” todos os degraus.
É uma opção interessante para ambientes compactos porque ocupa pouco espaço.
5. Escada circular
Também tem curvas, mas não segue um eixo central como a helicoidal (caracol).
Na circular, os lances e seus degraus mudam de direção de maneira aleatória, compondo caminhos sinuosos de modo suave — ideal para projetos com linhas orgânicas.
Projeto da arquiteta Andrea Carminate
Outra opção que não tem a ver com o formato e sim com a fixação dos pisos e patamares é a escada suspensa. Ela esconde os pontos de apoio e ganha charme com degraus flutuantes, que podem receber diferentes cores.
Veja como exemplo um modelo em tons escuros criado por Rosana Piló e outro em tons claros, de autoria de Regina Claudia Purchio Galletti.
Escada em tons escuros criada pela arquiteta Rosana Piló
Materiais indicados para a estrutura e acabamento
Com novos produtos e técnicas cada vez mais avançadas para aplicar na construção de elementos, os profissionais de hoje conseguem pôr ideias ousadas em prática.
Ainda assim, é preciso considerar a configuração do espaço, o orçamento do cliente e outros fatores antes de escolher a melhor solução para o projeto.
Veja abaixo os materiais indicados para construir diferentes tipos de escada:
Estrutura
A definição do sistema estrutural vai depender do cálculo — que considera diferentes cargas e esforços internos — e também da tipologia da escada: armada transversal ou longitudinalmente, com mais ou menos patamares, lajes em balanço, ortogonais ou adjacentes, entre outros detalhes.
Na maioria dos casos, os materiais preferidos para formar a estrutura de escadas são aço, madeira e concreto armado. Também é comum a mistura desses componentes em projetos mais contemporâneos.
Acabamento
Os revestimentos aplicados nos patamares, bases/pisos e espelhos dos degraus têm influência no estilo da escada e podem ser trabalhados para gerar efeitos específicos.
Nessas superfícies, você tem a possibilidade de incluir os seguintes materiais:
- pedra;
- mármore/granito;
- madeira;
- vidro;
- inox;
- acrílico;
- cerâmica;
- porcelanato.
Os revestimentos aplicados nos degraus têm influência no estilo da escada
O porcelanato tem a grande vantagem das peças com resistência ao escorregamento, o que se torna uma solução vantajosa em casas com crianças e idosos.
Além disso, é um produto capaz de reproduzir o aspecto de vários materiais citados, incluindo mármore e seus veios, madeira em tábuas, tons da argila, textura das pedras naturais, metal e concreto em diferentes tonalidades.
Trata-se de um revestimento que traz inovação e praticidade para compor todos os tipos de escada, tanto as mais simples quanto exemplares sofisticados.
É fácil harmonizar o visual dos degraus com o estilo do ambiente utilizando porcelanato. Para isso, você tem a opção de aplicar o mesmo modelo de placa na escada, pisos e paredes ou, ainda, trabalhar com contrastes e combinações de tom sobre tom.
Modelos de guarda-corpo e corrimãos
Nem todo projeto inclui guarda-corpo e corrimão — ainda que ambos sejam importantes para garantir a segurança das pessoas que vão utilizar a escada.
De qualquer forma, se a ideia é adicionar esses itens na estrutura, você também deve se preocupar com detalhes como estética e formato.
Guarda-corpo
O vidro é o material mais indicado, especialmente em guarda-corpo de escadas concebidas a partir de linhas simples ou que pedem um visual minimalista (como as suspensas).
Nesses casos, é importante utilizar vidro laminado ou temperado com espessura entre 8mm e 12mm, pois estilhaça sem deixar pedaços pontiagudos.
Em ambientes que seguem um estilo clássico ou rústico, os guarda-corpos de madeira ou ferro são boas pedidas. As peças podem ter barras sobrepostas ou dispostas de modo a compor desenhos retos e curvos, em forma de grade ou tramas esculpidas.
Corrimão
Uma barra lateral que oferece apoio para as mãos também deve dialogar com os materiais e formato da escada. Para isso, você tem diversas opções além do tradicional corrimão de madeira. Há modelos de ferro tubular, aço inox, alumínio e até corda!
Muitos fabricantes já fornecem guarda-corpo e corrimão em uma única peça, na qual os componentes tendem a apresentar o mesmo material.
Há vários modelos de corrimão que podem compor sua escada
Aço e ferro fundido costumam ser escolhidos por garantirem a maleabilidade necessária para a produção de modelos ornamentados ou trabalhados com linhas sinuosas.
É importante ter cuidado com a escolha de cada parte que vai compor a escada para harmonizar as cores e texturas. Isso não significa manter tudo com a mesma linguagem, afinal, bons projetos provam que é possível unir diferentes materiais e superfícies sem perder a coerência.
E então? Já elegeu seu modelo preferido entre os principais tipos de escada? Com a combinação perfeita de estrutura, acabamento e complementos, todos podem ficar incríveis no ambiente.
Agora, para dar continuidade ao assunto, que tal dar uma olhada em nossas ideias para aproveitar o espaço embaixo das escadas? Você vai se surpreender com o potencial decorativo desses locais!
4 Comentários
Justo o que eu procurava sobre corrimão de vidro, cortinas bh e protecao radiologica
Gostaria de um orcamento
Olá, Eliesa,
Recomendamos você entrar em contato com um consultor de loja mais próximo de você.
Acesse aqui e digite o nome da sua cidade para ver os contatos.
Grande abraço,
Equipe Archtrends Portobello