Menu
Projetos e Obras
Busca
Cadeiras e bancos monocromáticas

Cadeiras e bancos também fazem parte da paleta monocromática do projeto (Foto: Niveditaa Gupta)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

TinTin Bar: um bar e restaurante monocromático cheio de experiência

02/03/2022

O interior do TinTin Bar usa da materialidade monocromática autêntica como ponto de partida. Confira os detalhes desse projeto!

O projeto de interiores do restaurante asiático TinTin Bar, na cidade de Chandigarh na Índia, mergulha em uma paleta de materialidade minimalista e monocromática, mas ao mesmo tempo completamente estimulante para os clientes.

Concebido pelo escritório RANESA Architecture, o design espacial do restaurante foi pura experimentação. Seu cliente, TinTin Bar, é um restaurante moderno de comida asiática e bar de coquetéis.

monocromático, branco e preto
A materialidade como ponto de partida do projeto TinTin Bar (Foto: Niveditaa Gupta)

O estúdio de arquitetura e interiores RANESA está localizado em New Delhi, na Índia. Todos os projetos de sua autoria criam experiências únicas para os usuários. Eles utilizam a materialidade como ponto de partida de seus projetos.

Os materiais são explorados de forma única em cada um de seus espaços projetados, sejam eles comerciais, residenciais ou institucionais. Alguns de seus projetos de interiores tornaram-se virais no Pinterest por serem completamente inusitados.

A intenção no projeto do TinTin Bar foi gerar um espaço imersivo que envolve os visitantes não só pela sua gastronomia, mas também pelo seu local.

tons monocromáticos
Detalhe dos tons monocromáticos do projeto (Foto: Niveditaa Gupta)

Para isso, os arquitetos da RANESA optaram por uma paleta monocromática e materiais sóbrios. Porém, conseguiram aplicar esses detalhes em formas curvas nada óbvias. A mistura de arcos e detalhes redondos no gesso quebram a monotonia do branco e preto.

Os arcos servem de cenografia e passagem na área principal do restaurante. Mas também conectam mesas e superfícies criando sub-ambientes dentro do grande salão.

As mesas e espaços para sentar fogem do óbvio como qualquer restaurante. É como se os arquitetos quisessem que as pessoas interajam com as outras mesas ao seu redor.

O layout do projeto aproveita os cheios e vazios, criando um dinamismo para quem transita pelo restaurante.

Mas o destaque principal do projeto vai para o revestimento em si. O mesmo revestimento foi utilizado para revestir paredes, piso e mobiliário. É como se fosse um mosaico em grande escala.

O rejunte desse mosaico é mais espesso do que o usual, visto em qualquer projeto de arquitetura e interiores por aí. Isso traz uma certa estranheza a princípio, porém é o que deixa o projeto ser tão único e experimental.

Os arcos servem de cenografia e passagem mas também conectam e formam as mesas (Foto: Niveditaa Gupta)

Nas paredes e no piso, esse mosaico cria formas orgânicas intercalando-se entre tons monocromáticos mais e menos intensos (conheça revestimentos monocromáticos e orgânicos da Linha Ipanema, Portobello).

O projeto do TinTin Bar usa da materialidade como ponto de partida e explora isso da forma mais autêntica possível.

O mobiliário como bancos, sofás e cadeiras completam o cenário nos mesmos tons do conceito geral. As luminárias redondas cinzas criam uma malha no teto, saindo do óbvio, mas também integrando-se no conceito monocromático do projeto.

Cadeiras e bancos TinTin Bar
Cadeiras e bancos também fazem parte da paleta monocromática do projeto (Foto: Niveditaa Gupta)

O branding e a identidade visual do TinTin Bar combina perfeitamente com o conceito da arquitetura.

Nos dias de hoje é imprescindível projetar espaços comerciais com um apelo emocional e inovador. Levar os visitantes a uma completa experiência, não só gastronômica, mas também arquitetônica.

Quer ver mais exemplos de restaurantes e bares com projetos inovadores? Acesse aqui e leia a matéria do Gala Restaurante em Barcelona, um restaurante todo inspirado no Surrealismo.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *