10.09.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Tijolinhos rústicos: paginação com junta orgânica garante charme à nova Linha Brickstar

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.09.2018
Há tempos, os tijolinhos são tendência na arquitetura e decoração de interiores. A aparência rústica das peças, conquistada pela maneira artesanal de produção, traz ainda mais beleza ao ambiente se a paginação for realizada com junta orgânica. Acompanhe as dicas que o Archtrends preparou com a aplicação da Linha Brickstar e crie um espaço de muita personalidade!
minutos de leitura

Com uma proposta handmade, textura rústica e um leve brilho metalizado, a nova Linha Brickstar traz um tijolinho rústico de muita personalidade. Com um toque áspero, que se assemelha a uma pedra bruta, o charme do produto está exatamente na variação de tamanhos em todos os sentidos. Largura, altura e, também, profundidade.  E pela aparência rústica e para tornar o revestimento ainda mais contemporâneo, a orientação é assentá-los com o conceito de junta orgânica (ou a chamada junta seca, que significa sem rejunte), entre 1 a 4mm de espaçamento.

“Em arquitetura, consideramos orgânico tudo que não é regular, reto ou ortogonal. As obras de Oscar Niemeyer, Zaha Hadid e do próprio Ruy Ohtake, por exemplo, defendem esse mesmo conceito. Ou seja, menos racional e mais natural”, explica Eduardo Scoz, Coordenador de Produto da Portobello.

Os efeitos da superfície dos tijolinhos Brickstar acontecem no forno, onde as altas temperaturas provocam uma reação no esmalte. A rusticidade se opõe às nuances metalizadas que surpreendem quando aplicadas com junta quase seca – é uma forma de ressaltar o conceito artesanal (feito à mão) do material. O encanto e a beleza da linha são garantidos na forma da aplicação dos pequenos formatos. A paginação de forma transpassada potencializa o aspecto natural do produto e traz personalidade ao projeto.

Transpasse de 50%, com junta orgânica entre entre 1 a 4mm, garante mais rusticidade na paginação (Linha Brickstar Sky)
Transpasse de 50%, com junta orgânica entre entre 1 a 4mm, garante mais rusticidade na paginação (Linha Brickstar Sky)

Mas o que significa junta orgânica?

Na verdade, é um nome que a equipe técnica da Portobello criou para salientar a característica rústica dos produtos em que são recomendados a junta seca (mas não há diferença conceitual entre junta seca e orgânica, é apenas para enfatizar que as juntas vão ficar desalinhadas). Ou seja, a junta orgânica assume a rusticidade do produto porque apresenta desencontros e eventual variação de espaçamento, proporcionando um aspecto artesanal à paginação.

Onde pode ser utilizada?

Esse tipo de junta só pode ser utilizada em áreas secas, ou seja, áreas internas que não tenham contato direto com a água. Isso porque ao encostar uma peça na outra aparecerá um pequeno vão decorrente da variação dimensional das placas, que são inerentes ao seu processo de fabricação mesmo. Esse espaço não permite que a argamassa de rejuntamento entre e, quando ela consegue entrar, fica apenas uma "casquinha" tão frágil que normalmente sai rápido. No entanto, a água consegue penetrar nesse espaço e chegar até a base, podendo causar diversas patologias, como, por exemplo, o descolamento do revestimento. Então, relembramos que a junta orgânica deve ser usada apenas em áreas internas secas!

Como a junta de assentamento serve basicamente para "disfarçar" as diferenças dimensionais e pequenas imperfeições existentes nos revestimentos cerâmicos, ao utilizar a junta orgânica (encostando uma peça na outra) as pequenas variações existentes tornam-se evidentes. Por esse motivo, não é recomendado, por exemplo, o assentamento da Linha Brickstar com junta seca na paginação alinhada (veja imagens abaixo). Se o cliente assentar dessa maneira, a estética do produto vai ficar comprometida. O ideal mesmo é utilizar a paginação com transpasse de 50% . As pequenas variações são bem-vindas, pois dá ao pano uma cara mais rústica!

Lembretes importantes:

  • O assentamento da Linha Brickstar é igual ao assentamento de outras peças do mesmo tamanho (passo a passo disponível do Manual Digital), mas ao invés de colocar o espaçador entre as placas, para deixar a junta de assentamento de um tamanho específico, o profissional encosta uma peça na outra;
  • Nunca utilize junta orgânica em fachadas, banheiros (dentro ou fora do box), cozinhas (paredes atrás da pia ou locais que espirra água) ou ainda, em qualquer local que terá contato com a água;
  • Nas fachadas, a junta mínima indicada é de 6mm e deve ser preenchida com rejunte apropriado para esse uso. Nesse caso, a paginação pode ser com transpasse ou alinhada. Veja abaixo:
Linha Brickstar, versão Caramel
Tijolinho rústico da Linha Brickstar, versão Caramel
Linha Brickstar, versão Carbon
Linha Brickstar, versão Carbon
Linha Brickstar, versão Rust
Linha Brickstar, versão Rust

Gostou das dicas? Acesse www.portobello.com.br e fique por dentro de todas as novidades sobre porcelanatos de pequenos e grandes formatos.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Tijolinhos rústicos: paginação com junta o...

Tijolinhos rústicos: paginação com junta orgânica garante charme à nova Linha Brickstar

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies