Menu
Projetos e Obras
Busca

As texturas naturais proporcionam mais aconchego aos espaços, como esse espaço externo (Projeto: Oskar Metsavaht / Foto: Max Zambelli)

Conteúdo Matérias

Texturas naturais: deixe a decoração mais aconchegante

24/12/2021

Entenda a tendência das texturas naturais na decoração e transforme sua casa, deixando-a mais aconchegante e personalizada!

As texturas naturais são a nova trend de decoração — inclusive com destaque na última edição da Cersaie, a maior feira de revestimentos do mundo, que acontece em Bolonha, na Itália.

A escolha adequada desses elementos é capaz de transformar totalmente os ambientes, deixando-os mais harmônicos. 

Você quer investir nesse hype, mas não sabe como? Veja quantas ideias e dicas bacanas nós reunimos neste artigo!

Quais são as principais texturas naturais?

As texturas naturais, como o próprio nome indica, são aquelas baseadas em elementos da natureza. Atualmente, elas trazem um pouco dos ambientes outdoor para as criações indoor. 

Se antes marcavam presença apenas em áreas externas, hoje ganham destaque em praticamente qualquer espaço.

A grande vantagem é que esses elementos favorecem o aconchego e ajudam a trazer uma sensação de leveza. 

Algumas opções muito usadas são madeira, pedras, rattan, vime, algodão, linho, lã e outras tramas naturais.

Por que investir em uma decoração com texturas naturais?

Primeiramente, é importante explicarmos o que é o conceito de texturas na decoração. 

Estamos falando da qualidade da superfície de um material, ou seja, de seus aspectos físicos que podemos sentir com o tato. Cada elemento oferece uma textura diferente e, portanto, uma sensação única.

Quando bem aplicada ao décor, a textura ajuda a diferenciar superfícies, trabalhar a luz, influenciar a escala, se comunicar com um design específico e adicionar mais calor, vida e personalidade aos ambientes.

As diferentes texturas contribuem para deixar um ambiente mais aconchegante e convidativo
As diferentes texturas contribuem para deixar um ambiente mais aconchegante e convidativo (Projeto: Juliana Pippi)

Além das texturas táteis, existem as visuais — que são aquelas que chamam a atenção do nosso olhar por serem atraentes e vistosas. Juntos, esses dois sentidos fazem com que nos sintamos bem em um ambiente.

Quando falamos em texturas naturais, essas sensações se tornam ainda mais evidentes. Com a chegada da pandemia, nos voltamos para o lar e sentimos a necessidade de criar ambientes acolhedores, que sejam uma extensão do nosso estilo de vida.

As texturas naturais podem compor ambientes com outros detalhes orgânicos, como a ênfase na iluminação, a exemplo dessa ideia com a presença do cobogó
As texturas naturais podem compor ambientes com outros detalhes orgânicos, como a ênfase na iluminação, a exemplo dessa ideia com a presença do cobogó (CASACOR 2021 /Projeto: Adriana Fontana; Foto: Carolina Mossin)

Essa necessidade de acalento se reflete em inúmeros detalhes decorativos. São eles que ajudam a deixar os espaços mais calorosos e fazem com que nos sintamos abraçados, criando camadas, de modo a despertar diferentes sensações.

Como decorar com as texturas naturais?

Já está convencido de que as texturas naturais são grandes aliadas da decoração? Então, veja algumas opções e dicas interessantes!

Madeira

Impossível falarmos de texturas naturais sem citarmos a madeira! A cada ano ela ganha ainda mais destaque nos projetos e, dessa vez, uma das que devem brilhar é o carvalho americano.

A madeira é fácil de combinar, pois pode aparecer em uma infinidade de itens, como nos móveis, nos objetos de decoração e nos revestimentos de pisos e paredes. 

A principal vantagem da madeira é que ela adiciona rapidamente calor e aconchego a qualquer ambiente.

A madeira é um elemento versátil que pode aparecer em pisos, paredes e móveis. Também ser combinada com outros itens mais modernos e urbanos, como o cimentício
A madeira é um elemento versátil que pode aparecer em pisos, paredes e móveis. Também ser combinada com outros itens mais modernos e urbanos, como o cimentício (Projeto: Portobello S.A.)

Se você está em busca de uma decoração moderna, clean e sofisticada, a dica é combinar a madeira com outros materiais, como o aço e o vidro.

Caso queira algo mais rústico, poderá combiná-la com o ladrilho hidráulico ou com materiais que recriam o concreto.

Para os que amam tendências, uma parede de madeira ripada é uma opção ousada, além de adicionar um toque tátil surpreendente.

Pedras naturais

As pedras também estão em alta, especialmente o mármore. Nobre, ele adiciona um toque de elegância a qualquer decoração. Os coloridos e fortes devem se destacar nos próximos meses — assim como o mix de diferentes tipos em um só lugar.

Você pode investir na interpretação do clássico travertino, por exemplo, mas compor o ambiente com diversas texturas. Sem dúvida, é uma opção de décor para quem não tem medo de ousar e adora dar bastante dramaticidade aos espaços.

O mármore pode ser combinado com diferentes texturas naturais, como os detalhes em madeira na parede ou o cobogó mais rústico
O mármore pode ser combinado com diferentes texturas naturais, como os detalhes em madeira na parede ou o cobogó mais rústico
(Projeto: Portobello S.A.)

Uma alternativa interessante é a dos porcelanatos e das lastras, que recriam perfeitamente as texturas naturais dos mármores e permitem que você crie ambientes exclusivos, mas com muito mais praticidade, economia e sustentabilidade.

Tecidos naturais

Os tecidos naturais são ótimos para favorecer o aconchego. O linho é um dos queridinhos nesse sentido. Além dele, há espaço para o algodão, a lã e várias outras opções — até as mais pesadas, como o couro.

São inúmeras as formas de usar essas texturas. Desde os móveis até os têxteis, passando por maneiras inusitadas, como os revestimentos que recriam esses materiais.

Os tecidos naturais ajudam a trazer aconchego e conforto aos ambientes
Os tecidos naturais ajudam a trazer aconchego e conforto aos ambientes (Projeto: Marcelo Rosenbaum)

Assim, você poderá levar a leveza de qualquer tecido natural para paredes, pisos e outros detalhes da decoração. Juntos, todos esses elementos convidam a relaxar e desfrutar o espaço.

É possível, por exemplo, criar uma sala com piso de porcelanato amadeirado, sofá de couro, manta simples de lã e parede de destaque, com um revestimento que recrie as tramas delicadas do linho.

Tramas naturais

As tramas naturais, como o rattan, o vime e a própria palhinha — muito presentes em vários móveis brasileiros —, trazem uma atmosfera orgânica e brincam com as profundidades dos espaços.

As tramas naturais podem aparecer em detalhes, como o lustre, deixando os ambientes acolhedores
As tramas naturais podem aparecer em detalhes, como o lustre, deixando os ambientes acolhedores (Projeto: Portobello S.A.)

Como são leves, elas também se tornam extremamente versáteis e, assim, combinam com quase qualquer estilo decorativo. 

As tramas naturais podem aparecer em diferentes pontos da sua decoração, inclusive em áreas externas
As tramas naturais podem aparecer em diferentes pontos da sua decoração, inclusive em áreas externas
(CASACOR 2021 / Projeto: Rafael Granero e Ana Lívia Mafra; Foto: Carolina Mossin)

É possível usar cestos de rattan, vasos de vime ou móveis com detalhes em palhinha para decorar um espaço ou até um belo lustre ou abajur que conte com as tramas naturais. 

Certamente, fazem a diferença e dão unidade ao décor.

Plantas

É claro que, ao falarmos em texturas naturais, as plantas também teriam que estar presentes. Afinal, elas trazem o verde e a vivacidade da natureza para os espaços. Por isso, integram cada vez mais os projetos de decoração de interiores.

As plantas adicionam um charme especial e combinam com outros elementos naturais, como a cerâmica e os tons terrosos
As plantas adicionam um charme especial e combinam com outros elementos naturais, como a cerâmica e os tons terrosos (Projeto: Duda Senna)

Você pode tanto usá-las como detalhes quanto deixá-las em total protagonismo, no melhor estilo urban jungle, com paredes verdes, jardins verticais, plantas pendentes e muitas outras inspirações.

Os vasos ajudam a complementar esse visual — aliás, eles também podem ser produzidos em elementos naturais, como a cerâmica.

Qual a importância do revestimento certo?

Os revestimentos são a base para qualquer projeto decorativo. E não poderia ser diferente quando o assunto são as texturas naturais. Afinal, eles ajudam a dar o tom e a destacar diferentes pontos, fazendo um jogo de contrastes e despertando diversas sensações.

Por isso, a tendência é buscar revestimentos que retomam essas texturas mais naturais, como os porcelanatos que recriam diferentes tipos de madeira, pedras, tecidos e até com estampas florais ou de folhagens.

Os ramos naturais também podem aparecer na sua decoração, dando um toque diferenciado ao espaço
Os ramos naturais também podem aparecer na sua decoração, dando um toque diferenciado ao espaço (Projeto: Doma Arquitetura)

A grande vantagem é que você poderá contar com todos os benefícios dessas texturas, além da facilidade de instalação e manutenção dos porcelanatos. Ainda contribuirá para um mundo mais sustentável, por não explorar jazidas de mármore ou usar madeira de lei na sua decoração.

Gostou das nossas inspirações com as texturas naturais? Então, aproveite para se inspirar com os ambientes da Casacor Bolívia que exaltaram o convívio e a natureza!

Foto de destaque: As texturas naturais proporcionam mais aconchego aos espaços, como esse espaço externo (Projeto: Oskar Metsavaht / Foto: Max Zambelli)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *