Menu
Projetos e Obras
Busca

Foto: Luca Aless

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Terrazza Mascagni, um sugestivo pôr do sol no litoral toscano

11/11/2020

Conheça o projeto de restauro da esplêndida praça com vista para o mar, que é marcado pelo seu piso xadrez em preto e branco. O terraço está situado na Itália e no post a seguir contamos todos os detalhes para vocês!

Livorno está localizada no litoral da Itália, a aproximadamente 90 km da capital da Toscana, Florença. A cidade portuária é muito frequentada durante o verão por diversos italianos e turistas do mundo todo. Conhecida pela sua variedade de culturas e origens, é considerada um lugar imponente devido a sua localização estratégica e a sua ampla gama de lazer, combinada com atividades culturais, esplêndida gastronomia e uma atmosfera incrível pelas suas ruas.

Imagem da cidade de Livorno no litoral da Itália (Imagem: Luca Aless)

Além disso, os aficionados por admirar uma boa arquitetura, descobrirão aqui construções surpreendentes, como a Catedral de Livorno – o Duomo – construção de Alessandro Pieroni, datada em 1606.

Detalhes da arquitetura do Duomo de Livorno (Imagem: Lucarelli)

Mas, para apreciar ainda mais maravilhosas vistas em harmonia com a boa arquitetura e com um espaço urbano de qualidade, o passeio obrigatório é ele, o belíssimo calçadão com vista para o mar, que tem como marco principal seu piso particular em preto e branco. É um dos lugares mais evocativos da cidade de Livorno, daqui você pode desfrutar uma vista deslumbrante, admirar os vários tons de azul, que vão do céu ao mar, e apreciar um pôr do sol de tirar o fôlego.

Terraza Mascagni em Livorno, litoral da Toscana, na Itália (Imagem: Luiza Vegini)

Neste miradouro existia outrora o Forte dei Cavalleggeri, uma estrutura defensiva que foi desmantelada no século XIX, mas só em 1925 a zona foi transformada numa grande praça com vista para o mar, graças ao projeto do engenheiro Enrico Salvais. No início dos anos trinta, Ghino Venturi construiu o Gazebo, um elegante templo redondo com colunas, destinado para a música, que foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, reconstruído fiel ao original.

O projeto do Gazebo assinado por Ghino Venturi na Terrazza Mascagni (Imagem: Pixabay)
A grandiosidade da Terraza Mascagni conhecida pelo seu revestimento que lembra um tabuleiro de xadrez em branco e preto (Imagem: Luiza Vegini)

A arquitetura do Terraço, batizado em homenagem ao compositor de Livorno Pietro Mascagni, é muito particular: o piso é um tabuleiro de xadrez que se perde na sua imensidão, com 8.700 metros quadrados, composto por mais de 34 mil azulejos pretos e brancos, e 4 mil colunas separam a praça do mar.

Aqui podemos entender a imensidão do Terraço, que parece se conectar diretamente com o mar e o céu azul de Livorno (Imagem:  Francesco Sgura, de Pexels)

O estilo da Terrazza Mascagni, requintado e deslumbrante na sua simplicidade, tornam este local perfeito para uma escapadela romântica, para fotografias com um cenário inusitado ou para uma caminhada ao entardecer. É um espaço urbano de permanência muito valorizado e usufruído pelos cidadãos locais e turistas de todo o mundo.


Gostaram do projeto? Se você estiver passeando pela Toscana, na Itália, durante o verão, vale a pena uma visita ao litoral e uma parada em Livorno e claro, um passeio durante o fim de tarde pela Terrazza Mascagni.


Foto de destaque: Luca Aless

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *