02.02.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Tendências de arquitetura, batalhas, Instagram, Portobello, Archtrends
: As batalhas no Instagram do Archtrends permitem entender melhor as preferências do público em relação às principais tendências de arquitetura (Projeto: Diogo Mendes Gonçalves)

Tendências de arquitetura: as preferências do público do Archtrends

 minutos de leitura
calendar-blank-line
02.02.2022
Confira quais são as tendências de arquitetura preferidas do público do Archtrends e veja como divulgar seus projetos no nosso Instagram!
minutos de leitura

As tendências de arquitetura devem ser acompanhadas de perto por quem é do setor ou deseja transformar seus ambientes. 

Uma maneira interessante que o Archtrends encontrou para medir a popularidade das novidades é por meio de “batalhas” em seu Instagram.

Atualmente, nosso perfil promove disputas entre arquitetos, com projetos que seguem determinadas temáticas e são votados pelos seguidores.

Assim, é possível saber a preferência do público e divulgar os trabalhos dos profissionais. Quer entender melhor? Siga conosco!

Como funcionam as batalhas sobre tendências de arquitetura?

Tendências de arquitetura, área externa, Instagram, Archtrends, Portobello
Projetos atualizados e com imagens de qualidade têm mais chances de participar das batalhas (Projeto: Mariane Gimenes)

A ideia nasceu em julho de 2021, como uma forma de dar mais visibilidade aos profissionais cadastrados no Archtrends e interagir com o público no Instagram.

Geralmente, as disputas acontecem a cada 15 dias. Porém, podem sofrer alteração em caso de eventos especiais, como o Archtrends Summit

São selecionados oito projetos por batalha, que atendam aos critérios estabelecidos. A partir disso, os trabalhos entram em votação, em esquema eliminatório, por meio de enquetes no perfil do Archtrends.

Acontecem, portanto, quartas e semifinais, além da grande final. O projeto vencedor é anunciado nos stories, sempre às segundas-feiras após o término da votação. 

Também é feita uma publicação no feed do perfil da Portobello no Instagram, com destaque e créditos ao profissional responsável.

A escolha dos projetos

De modo geral, os projetos são selecionados a partir dos cadastros mais recentes na plataforma Archtrends. Daí a importância de manter seu perfil profissional atualizado.

As equipes também verificam se os produtos Portobello usados na composição ainda não saíram de linha. 

Para checar esse ponto, basta clicar em “Saiba Mais” onde aparece o material da Portobello, na própria imagem do projeto.

Você será direcionado a uma página no site da Portobello, na qual é possível conferir se o produto é ou não comercializado.

Além desses pontos, a curadoria do Archtrends avalia a foto ou do render, considerando as possíveis batalhas. 

Portanto, para ter chances de participar, é fundamental sempre cadastrar imagens com boa resolução e qualidade na plataforma.

Quais são as vantagens dessas batalhas?

Tendências de arquitetura, banheiro, banheira, Instagram, Archtrends, Portobello
As batalhas no Instagram do Archtrends são excelentes para divulgar seu trabalho e alcançar mais clientes (Projeto: Eduardo Tavares Moreira)

Ser selecionado para participar de uma batalha no perfil do Archtrends é uma maneira incrível de divulgar o seu trabalho. 

Afinal, seu projeto ganhará um enorme destaque, uma vez que os usuários tendem a interagir bastante com essas publicações.

Além da divulgação no lnstagram do Archtrends, você terá seu trabalho divulgado no perfil da Portobello caso seja vencedor, alcançado ainda mais visibilidade e atraindo novos clientes.

Mas para que tudo isso aconteça, é imprescindível manter um perfil atualizado no Archtrends, como já mencionamos.

Ao acompanhar as batalhas, você também tem a oportunidade de entender as preferências dos consumidores.

Existem várias tendências de arquitetura sendo lançadas continuamente. Mas você sabe quais, exatamente, são as preferidas das pessoas? Isso é crucial para desenvolver projetos apaixonantes.

Assim, ao ter em mente as preferências do público, você passa a aplicar essas ideias e inspirações, conquistando e fidelizando mais clientes.

Quais são as principais tendências de arquitetura levantadas pelo Archtrends?

Mas quais será que foram as preferências do público até agora? Confira as principais tendências de arquitetura postas à prova em nossas batalhas.

Ambiente interno x Ambiente externo

Tendências de arquitetura, área externa, área interna, Instagram, Archtrends, Portobello
A nossa casa se tornou um verdadeiro refúgio. Por isso, as áreas externas são tendências de arquitetura

A área externa das casas está cada vez mais em alta. Especialmente na pandemia, quando voltamos a enxergar o nosso lar como um refúgio. Não à toa, o projeto de piscina de Mariane Gimenes foi o vencedor dessa batalha.

Nele, a profissional renovou o espaço com a troca dos revestimentos. A escolha para piso e bordas foi o porcelanato Ms. Barcelona Cristal, que deu amplitude visual. E para o tanque, Barlavento Caribbean Relevo, que adicionou um toque de cor e profundidade.

Para dar sensação de aconchego, um muro verde e muitos detalhes naturais.

Porcelanato branco x Revestimento colorido

Tendências de arquitetura, porcelanato branco, revestimento colorido, Instagram, Archtrends, Portobello
O revestimento colorido é uma forte tendência, trazendo mais descontração e personalidade aos ambientes

O branco é neutro e atemporal. Contudo, as cores invadem os espaços, até mesmo o banheiro, que sempre foi um reduto de sobriedade.

As novas gerações adoram ambientes vivos e personalizados, como o banheiro flamingo, idealizado por Marcelo Pereira Arquitetura e vencedor dessa batalha.

A combinação de diferentes tons de rosa com detalhes em dourado e branco criou uma atmosfera leve, feminina e diferenciada.

Para conseguir isso, Liverpool Flamengo foi aplicado na área do box, criando um ponto de contraste interessantíssimo com o restante do ambiente.

Ambiente para socializar x Ambiente para relaxar

Tendências de arquitetura, ambiente para socializar, ambiente para relaxar, Instagram, Archtrends, Portobello
O bem-estar físico e mental é uma meta para muitas pessoas. As residências refletem essa busca, com espaços relaxantes e meditativos cada vez mais presentes

Outra tendência de arquitetura no mundo pandêmico é a preferência por ambientes que nos permitam relaxar após um dia caótico.

Essa busca por bem-estar foi um dos aprendizados que tivemos com o período de isolamento social, quando entendemos a importância de cuidar do corpo e da mente.

Essa trend foi verificada nessa batalha, com o lindíssimo banheiro Tofano, desenvolvido por Eduardo Tavares Moreira.

A madeira foi um dos principais elementos usados para criar essa sensação de aconchego e acolhimento que tanto buscamos.

A iluminação favorecida é outro ponto fundamental, com destaque para os revestimentos das linhas Ms. Barcelona e Nordik Wood.

Revestimento branco x Revestimento cinza

Tendências de arquitetura, revestimento branco, revestimento cinza, Instagram, Archtrends, Portobello
O cinza é uma das cores mais usadas atualmente, tanto como base quanto em um conceito monocromático

O cinza é uma das principais tendências de arquitetura dos últimos anos. Neutro, ele combina com praticamente qualquer tonalidade e pode ser usado em diversos espaços. Um exemplo é essa cozinha monocromática, desenvolvida por Bianca Larissa Kruger e campeã da batalha.

Embora tenha sido projetado totalmente em cinza, o ambiente não ficou sem graça ou sem charme. Especialmente devido à mescla de diferentes texturas, como a parede com Bleu de Savoie, adicionando o luxo e a sofisticação.

Para o piso, o toque de aconchego foi possível graças ao porcelanato Araucaria Clara, que reproduz madeira.

Revestimento pequeno x Revestimento grande

Tendências de arquitetura, revestimento pequeno, revestimento grande, Instagram, Archtrends, Portobello
Os revestimentos em grandes formatos trazem amplitude e modernidade, sendo os preferidos atualmente

Os revestimentos em grandes formatos estão em alta há algum tempo. E não é por acaso. Afinal, eles fazem com que os espaços pareçam maiores.

Além disso, quando recriam materiais naturais, dão uma sensação mais fidedigna, porque não precisam de tantos recortes quanto os pequenos.

E essa tendência pode ser usada em pisos e paredes, exatamente como aconteceu no projeto campeão dessa batalha, a Gourmet Bratislava, criada por Mariana Massedo Dalmas

A profissional usou Nord Ris no formato 90x90 cm na parede. A paleta desse espaço gourmet une cinza-claro a detalhes em cinza-escuro, preto e amadeirado.

Reprodução de mármore x Reprodução de pedra

Tendências de arquitetura, mármore, pedra, Instagram, Archtrends, Portobello
A reprodução de mármore é atemporal, compondo ambientes diversos

Cheio de personalidade, o mármore é um verdadeiro clássico. Portanto, nunca deixa de ser tendência de arquitetura. 

E, para conseguir aliar a beleza dessa matéria-prima com a funcionalidade que a rotina contemporânea demanda, nada melhor do que os porcelanatos que a recriam.

Esses produtos estão cada vez mais fidedignos, em versões em maxiformatos e lastras, podendo ser usados em pisos, paredes, tetos, ambientes internos, externos, fachadas, móveis etc.

Justamente por isso, o vencedor dessa batalha foi o projeto Casa Nascer do Sol, de Diogo Mendes Gonçalves, com detalhes em Bianco Covelano.

Reprodução de mármore x Reprodução de concreto

Tendências de arquitetura, mármore, concreto, Instagram, Archtrends, Portobello
As reproduções de concreto trazem um ar moderno e urbano que está em alta

Essa foi uma batalha difícil, já que tanto o mármore quanto o concreto estão muito em alta. Um traz o ar clássico e atemporal. O outro adiciona modernidade e um toque urbano.

Nesse caso, o vencedor foi o projeto de uma bela área gourmet, criado por Diovana Sinezio, que mesclou reprodução de pedra e concreto em um mesmo ambiente.

Podemos ver Superquadra Concreto no piso, Dansk Cement Graphite na churrasqueira e Pietra Lombarda Grigio nos detalhes. Sem dúvida, uma criação arrojada.

Edição black: Classic Marquinia x Nero Venato

Tendências de arquitetura, preto, Classic Marquinia, Nero Venato, Instagram, Archtrends, Portobello
O preto é uma forte tendência. Portanto, nada melhor do que uma batalha com grandes opções da Portobello

O preto é um clássico no mundo da moda e está cada vez mais presente nos projetos arquitetônicos. Ousado, ele dá um toque de personalidade, tanto a ambientes internos quanto externos.

Atenta a essa tendência, a Portobello conta com ótimas opções no seu catálogo, como Classic Marquinia e Nero Venato, que foram postos à prova nessa batalha. 

O vencedor foi Classic Marquinia, que teve um destaque bem especial no projeto desse living, desenhado pela Portobello Shop Gabriel.

O ambiente engloba hall de entrada, sala de jantar e corredor íntimo, mesclando o detalhe charmoso do mármore escuro com o aconchego do piso de madeira em Araucaria Escura Touch.

Gostou de conhecer as principais tendências de arquitetura levantadas pelo Archtrends? Quer ver seus projetos participando desses embates? 

Então, cadastre-se na plataforma porque a batalha de tendências 2022 já começou e já saiu o primeiro resultado (veja aqui)! É só acessar o site e clicar em “Cadastre-se”, no botão superior direito da página inicial. 

Foto de destaque: As batalhas no Instagram do Archtrends permitem entender melhor as preferências do público em relação às principais tendências de arquitetura (Projeto: Diogo Mendes Gonçalves)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Tendências de arquitetura: as preferências ...

Tendências de arquitetura: as preferências do público do Archtrends

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies