23.02.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
tendências
Créditos: Pinterest Predicts

O que vai ser tendência em 2022?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
23.02.2022
Na minha coluna de estreia aqui vou te falar sobre como identificar tendências e o que podemos esperar para este ano.
minutos de leitura

Essa é uma pergunta que muita gente se faz. E nesta minha primeira coluna aqui no Archtrends eu vou te contar. Eu sou André Carvalhal, escritor, consultor, especialista em design para sustentabilidade e comportamento. Muito prazer. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Mas antes de começar vou te explicar o que é tendência – que muita gente confunde com modismo. Quando percebemos um padrão de comportamento ou uma sequência de eventos em comum, que tem determinado impulso e direção clara, podemos dizer que uma tendência está surgindo. 

A partir daí, caso essa nova “tendência” se confirme, podemos dizer que virou moda, ou seja, se estabeleceu como um movimento de grande escala. As tendências se desenvolvem a partir da necessidade de inovação de uma sociedade e se refletem por meio de sinais em contextos sociais, culturais e até econômicos.

Então para analisar e falar sobre as tendências de 2022, eu vou usar uma ferramenta que muitos de vocês devem conhecer, o Pinterest. Antes de ser um grande mural de referências estéticas, o Pinterest é uma plataforma de buscas. Reparar o que as pessoas estão buscando ali pode nos ajudar a identificar movimentos que estão começando e que já se estabeleceram. 

No final de cada ano o Pinterest divulga um balanço com os principais movimentos nas buscas, e aposta no que acredita que está reservado para o ano. E quase sempre dá certo, na virada para 2021, 8 em cada 10 previsões se confirmaram. 

Vamos dar uma olhada agora no que deve acontecer em 2022 com base nas buscas do ano passado – e olhando bem, é possível ver que muita coisa já está rolando.

O futuro é redondo

tendências curvas
Créditos: Pinterest Predicts

Na decoração, o sofá curvo tem tudo para ser o símbolo máximo de 2022. É possível que essa tendência se espalhe pela casa toda, chegando à cozinha, à parede, à piscina e onde mais o desejo mandar. Como podemos apostar nisso? Veja alguns números:

Ideias de deck para piscina redonda: +170%

Sofá curvo para sala: +3x

Decoração de paredes curvas: +4x

Design de bar curvo: +140%

Ideias de ilha de cozinha curva: +3x

Natureza em casa

tendências biofílico
Créditos: Pinterest Predicts

Depois de encher a casa de vasos de plantas, deve ser a vez de transformar os próprios ambientes em vaso. Isso mesmo, juntar o quintal com a sala. Cada vez mais pessoas estão buscando ideias e soluções biofílicas, que integrem o interior e o exterior da casa e aumentam o bem-estar. Veja alguns termos de pesquisa que estão virando tendência:

Arquitetura biofílica: +150%

Escritório biofílico: +3x

Quarto biofílico: +100%

Jardim escada: +175%

Teto floral: +3x

A Graça da Grécia

tendências pinterest grécia
Créditos: Pinterest Predicts

Tendências do passado sempre voltam para decorar o futuro. E essa veio de longe, há cada vez mais pessoas resgatando elementos que fazem referência a Grécia Antiga, nas ideias de decoração, moda e beleza. Pense em colunas coríntias, joias com inspiração grega e referências a deusas como Afrodite. Veja:

Grécia antiga aesthetic: +65%

Papel de parede Afrodite aesthetic: +180%

Estátua grega: +3x

Coluna coríntia: +40%

Joias da grécia antiga: +120%

Olhando os números de crescimento, podemos ter um cheiro do que está ainda começando e o que já está mais presente na vida das pessoas. Para prever tudo isso, foi analisado o que mais de 400 milhões de usuários em todo o mundo estavam pesquisando. Alguns outros insights interessantes:

Viagem: Há muita vontade de viajar para este ano. A tendência “Sombra e água doce” mostra que todo mundo vai querer descansar à beira de um lago ou rio. 

Beleza e moda: Em 2022 as pessoas vão pensar o look da cabeça aos pés, com tendências que envolvem muitas cores, pérolas, peças com muito volume (e até penteados) e unhas mais decoradas. 

Comemorações e alimentos: As comemorações de 2022 vão ser divertidas e inesperadas: a adoção de um bichinho vai virar motivo de festa e o fim de namoro vai virar bolo. É que as pessoas vão celebrar datas “Muito além do aniversário”. 

Para conferir o Pinterest Predicts, com o report completo organizado em mais de 175 tendências, nas categorias de casa, beleza, moda, alimentos, bem-estar e produtos e serviços para pais e mães, entre outros, clique aqui. Para baixar o report em PDF é aqui.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

O que vai ser tendência em 2022?...

O que vai ser tendência em 2022?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

André Carvalhal
Colunista
Colunista

Escritor, consultor e especialista em design para sustentabilidade. Autor dos best-sellers "Como salvar o...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies