21.01.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
tendência da azulejaria

Voltou com tudo! Fique por dentro da nova tendência da azulejaria

 minutos de leitura
calendar-blank-line
21.01.2019
Apesar de ser um revestimento bem antigo, os azulejos foram modernizados e, hoje, são capazes de incrementar a decoração de um ambiente, tornando-o moderno e criativo. Saiba mais sobre as novas tendências da azulejaria lendo o post!
minutos de leitura

A palavra azulejo tem sua origem no azzelij (ou zuléija), palavras árabes que significam “pequena pedra polida”. Elas eram usadas para designar o mosaico bizantino do Próximo Oriente. No entanto, é comum que algumas pessoas acreditem que a origem do azulejo venha de Portugal devido à grande fama dos “azulejos portugueses”.

O interessante é que a utilização dos azulejos pode ser observada desde a Antiguidade, no período do Egito Antigo, e também pela zona do Mediterrâneo (norte da África e Europa). Após, o oriente islâmico impulsionou a produção desse produto sob influência das porcelanas chinesas.

Dessa forma, o azulejo entrou na Rota da Seda, ficando conhecido em centros artísticos no oriente. Entre o século XII e XVI, a produção foi concentrada na Europa, visto que a permanência islâmica nesse território propiciou a criação de técnicas mais modernas para a produção dos azulejos.

Somente na virada do século XV para o XVI, o azulejo chega a Portugal. Como o país já possuía vasta experiência com a cerâmica, foi possível produzir peças de qualidade, em sua maioria, de cor azul. Atualmente, o azulejo é produzido nos mais diversos países com suas diferenças estéticas. No entanto, Portugal ainda é um local de destaque pela quantidade de produção em azulejos.

Os azulejos são uma tendência na decoração. Isso significa que eles podem ser usados nos mais variados projetos de arquitetura. Saiba quais são as novidades e como utilizar essa peça nos projetos lendo o post!

Como os azulejos são feitos atualmente?

A cozinha ganhou um toque especial revestida com o Náutica Mix  | Dayse Braga 

Grande parte da matéria-prima utilizada para produzir a cerâmica está espalhada pela superfície terrestre, sendo os potássicos, a sílica e a argila. Além desses três componentes principais podem ser adicionados aditivos para incrementar o seu processamento ou suas propriedades finais.

Utiliza-se essa mistura para moldar uma peça que, após esse processo, é submetida a uma secagem lenta para que grande parte da água seja evaporada. Esmaltes ou vidrados são uma mistura de matéria-prima aplicada na superfície da cerâmica com o objetivo de formar uma camada vítrea e fina. A finalidade desse processo é aprimorar a estética, melhorar a resistência e tornar a cerâmica impermeável.

Após a aplicação do esmalte, a peça é submetida a altas temperaturas para que ocorra a fusão dos componentes e, assim, se torne rígida e resistente.

Quais são as novidades em azulejaria?

Cozinha personalizada com a tendência da azulejaria | Portobello Shop Mooca 

Existem azulejos com as mais variadas estampas e cores para incrementar os ambientes e a decoração de residências. Segundo a tendência da azulejaria, as peças abandonaram o tradicional formato quadrado e agora estão disponíveis em formas hexagonais, triangulares, com bordas circulares e outros.

Essa é uma maneira de acompanhar a tendência que predomina na decoração, em que é importante promover a personalização, o bom humor, a descontração e a criatividade para um ambiente moderno e elegante. Afinal, com essas peças pode-se criar paredes e pisos de padrão geométrico.

Inspirado em Athos Bulcão, o azulejo fez toda a diferença na varanda gourmet| Denis Cleto Arquitetura 

Observa-se que essa é uma tendência que voltou visto que era uma das referências de grandes artistas, como Athos Bulcão, artista plástico nascido em 1918. Seus murais estão espalhados em locais famosos, como o Congresso Nacional e no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, onde é possível observar o predomínio de obras geométricas e cores.

Outra tendência entre os amantes de azulejos é o estilo marroquino, chamado de Zellige. Desde que a Hermès criou uma enorme construção no Salão do Imóvel de Milão, em 2018, usando o azulejo Zellige, o revestimento ganhou destaque e se tornou um desejo decorativo entre os arquitetos.

O interessante é que esse tipo de cerâmica é feito à mão, traz pequenas variações nas cores, possui brilho e certas irregularidades. O azulejo marroquino traduz a globalização de um tesouro milenar da cultura do Marrocos. Normalmente, são usadas cores primárias e, para se adequar às tendências, essas cores foram reinventadas em tons pastel, o que entrega ao ambiente mais leveza.

Quem deseja criar uma decoração minimalista e sofisticada pode apostar na linha Casablanca, da Portobello. Os azulejos marroquinos são ideais para incrementar ambientes como cozinhas, banheiros e salas de estar. Para uma cozinha alegre, pode-se apostar em uma parede revestida de azulejos coloridos mesclados com tons mais claros, por exemplo. Na sala de estar, azulejos zellige de cores fortes podem ser usados para compor desenhos e padrões, incrementando o ambiente.

Quais são as vantagens da azulejaria?

Banheiro revestido com a tendência da azulejaria | Ludmila Tavela Rampinelli

De modo geral, os azulejos são peças decorativas resistentes à umidade e a manchas. Quando bem cuidados, podem durar toda a vida. Sendo assim, é comum que a sua aplicação seja feita em áreas molhadas, como a cozinha, lavanderia e banheiros.

Outra vantagem é a grande facilidade de limpeza desse tipo de material, o que pode ser feito com produtos simples comprados no supermercado. Assim, não é necessário aplicar nenhum produto específico para garantir o brilho e a impermeabilidade. Além disso a gordura é facilmente retirada com uma mistura de água e sabão, tornando os azulejos boas opções para revestir áreas em que as refeições são preparadas.

Como utilizar a azulejaria nos projetos?

Dentro do box, um diferencial para o ambiente | Portobello Shop São Carlos

A variedade de azulejos no mercado é impressionante. Existem opções personalizadas, com padrões, lisos, pequenos e grandes e de formas geométricas ou tradicionais. Desse modo, para a decoração, os azulejos são um material extremamente versátil. Sendo assim, eles são aplicáveis em qualquer ambiente. Contudo, deve-se observar a nobreza do material e as suas cores para que o revestimento seja compatível com a área da casa a ser aplicada.

Esse tipo de material pode ser usado para ampliar ambientes (usando-se tons claros), o que é interessante para áreas da residência como a lavanderia e cozinhas pequenas. Em tons mais escuros, a azulejaria é ideal para tornar o ambiente sofisticado. Assim, cores como o preto são ideais para deixar cozinhas de maiores proporções elegantes e até para criar mosaicos com outras cores na sala de estar.

O azulejo português, tradicional peça com fundo branco e desenhos em tons de azul, é outro produto que voltou a aparecer devido a seu uso no vestuário. De forma geral, essa peça é recomendada para espaços de refeição, como a cozinha, áreas de churrasqueira e ambientes gourmet.

Seguindo as tendências da azulejaria, os azulejos de padrão geométrico são ideias para a sala de estar, visto que é possível criar paredes com revestimento moderno. Isso também pode ser aplicado para banheiros, contudo, devem ser preferidos tons mais claros.

E então, entendeu quais são as tendências em azulejaria? Agora você pode utilizar essa peça para deixar as áreas da sua casa mais modernas e ainda usufruir das vantagens dos azulejos. Se você gosta de decoração, nos siga nas redes sociais e fique por dentro das novidades! Estamos no Facebook, Instagram, Pinterest e Twitter.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Voltou com tudo! Fique por dentro da nova ten...

Voltou com tudo! Fique por dentro da nova tendência da azulejaria

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies