06.06.2014
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Telhados verdes: terminal ferroviário Kowloon apresenta sustentabilidade no seu projeto

 minutos de leitura
calendar-blank-line
06.06.2014
minutos de leitura

Telhados sempre ficaram escondidos, cobertos de antenas, tão alto que raramente eram valorizados porque, antigamente, os projetos arquitetônicos eram concebidos para serem apreciados do chão. Uma nova tendência na arquitetura vem quebrando paradigmas: os telhados verdes, espaços habitáveis que estão mudando a perspectiva dos arquitetos sobre edificações.

O terminal Express Rail Link West Kowloon, em Hong Kong, projetado por André Bromberg, do escritório de arquitetura Aedas, se destaca em meio ao centro urbano por sua beleza e área verde. A linha terá 142 quilômetros e vai ligar Hong Kong à Rede Ferroviária de Alta Velocidade da China, promovendo integração social e econômica com as cidades vizinhas.

Kowloon
Kowloon

O Kowloon será o maior terminal subterrâneo do mundo, com 430 mil metros quadrados e 15 faixas. A estrutura busca aprimorar a eficiência para usuários e também para o ambiente. Para isso, foram projetados espaços abertos, para serem utilizados como áreas de lazer, e um anfiteatro ao ar livre, para promover a cultura.

Kowloon
Kowloon

O telhado do terminal será composto de uma série de faixas que se encontram no nível do solo, transformando o edifício em uma grande elevação que pode ser percorrida a pé.

Kowloon

O interior também contará com paredes verdes. A fachada será divida em faixas, mesclando vidros e áreas verdes, permitindo um maior aproveitamento da luminosidade natural e maior conforto às pessoas que caminham pelo local.

O projeto foge aos padrões das estações subterrâneas comuns, totalmente fechadas e iluminadas por sistemas artificiais. A previsão é de que o terminal esteja totalmente finalizado em 2015.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Telhados verdes: terminal ferroviário Kowloo...

Telhados verdes: terminal ferroviário Kowloon apresenta sustentabilidade no seu projeto

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É muito interessante que a arquitetura esteja assumindo uma postura mais moderna e mais contemporânea, sobretudo sobrepujando temas que antes nem sequer seriam cogitados.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies