Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Arquitetura modernista, tecnologia e criatividade compõem a sede de empresa de satélites espanhola Hispasat

09/11/2011

A nova sede espanhola da empresa Hispasat – operadora de satélites de comunicação para os mercados de língua espanhola e portuguesa – inspira tecnologia. O projeto arquitetônico de reconstrução da antiga estrutura é uma tradução da própria empresa no quesito construção. As formas arredondadas e metalizadas da fachada são um reflexo da atividade da Hispasat(…)

A nova sede espanhola da empresa Hispasat – operadora de satélites de comunicação para os mercados de língua espanhola e portuguesa – inspira tecnologia. O projeto arquitetônico de reconstrução da antiga estrutura é uma tradução da própria empresa no quesito construção.

tecnologia na arquitetura

As formas arredondadas e metalizadas da fachada são um reflexo da atividade da Hispasat e lembram as formas de um satélite. E essa era justamente a proposta da Herreros Arquitectos, responsável pela revitalização do prédio.

Construído na década de 70, apenas a estrutura do antigo edifício foi mantida. A fachada ganhou novo formato e uma vestimenta dentro de um conceito mais contemporâneo de escritório, sem se esquecer do conforto para os funcionários.

tecnologia na arquitetura

A transparência e visibilidade da parte interna do espaço deveriam ser – e foram – compatíveis com os móveis que compõem o interior da empresa. Paredes com sua estrutura em vidro, um teto formado por placas de alumínio suspensas e, no piso, um revestimento com peças grandes garantem a atmosfera minimalista e moderna à sede.

tecnologia na arquitetura

tecnologia na arquitetura

Uma faixa intermediária fosca e esbranquiçada assegura a privacidade para os funcionários da empresa.

Mas certamente o que chama mais atenção nesta construção comercial é a sua fachada. A ideia principal do projeto de reconstrução do prédio era criar uma nova imagem para a empresa e ao mesmo tempo proteger o ambiente dos raios solares, sem bloquear completamente a luz natural, assim como refinar os pontos de visibilidade quando o assunto é segurança.

tecnologia na arquitetura

tecnologia na arquitetura

O efeito enigmático das placas de alumínio resulta em uma visão diferente do edifício conforme as condições climáticas, criando uma nova paisagem a cada dia. Quando há sol, a cor refletida é uma, com o tempo nublado, a estrutura ganha um visual mais sombrio e com o pôr-do-sol, o reflexo da luz alaranjada dá ainda mais destaque à arquitetura.

projeto de reconstrução da estrutura de 3.300 m2 custou 2.285.000.

Fotos: José Hevia

LogoASSINATURAbranco A decoração de sua casa ou apartamento merece pisos e revestimentos em porcelanato Portobello. Uma linha para cada ambiente.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *