Menu
Projetos e Obras
Busca
automação

Conteúdo Colunistas

Tecnologia em alta

23/07/2021

Sistemas inteligentes e suas vantagens.

Conforme prometido no último artigo, vamos seguir falando dos benefícios da automação para suas casas, escritórios e empresas. Na primeira parte expliquei que a automação é um sistema amplo de comandos para sua casa e que abrange diversos itens como conforto e segurança, sempre vinculados com tecnologia e equipamentos.

Agora, para que possamos entender a amplitude das vantagens de automatizar as edificações, vamos ter que compartilhar os princípios básicos da sustentabilidade. Estamos em 2021, os recursos naturais do planeta começam a demonstrar escassez, e cabe a todos nós assumirmos nossa parcela de culpa e solução para isso. É um movimento que precisa começar de pequenos hábitos e ações, dentro de nossos lares e nos nossos ambientes de trabalho.

A economia de energia elétrica, combustível e água são uma necessidade urgente, pois com a demanda desenfreada e a dificuldade de fornecimento, veremos acontecer tudo o que estamos assistindo acontecer com o preço da gasolina, pagaremos muito caro por esta conta.  

automação
Automação da iluminação é controlada pelo aparelho Alexa (Projeto: Victor Romansini)

Nesta linha sustentável e de consciência, pequenas mudanças já estão acontecendo de forma real. Para o assunto da água, podemos instalar uma cisterna para reaproveitar a água da chuva; podemos instalar válvula de acionamento, que podem liberar apenas o volume necessário de água para os WC’s e torneiras; e na automação existe o controle de irrigação e também o gerenciamento de consumo. 

Para a energia elétrica, podemos contar com os sistemas de aquecimento solar, bem como o sistema fotovoltaico, mas com a automação o controle é geral e efetivo, onde se pode medir o consumo da cada região da casa ou empresa, podendo, assim, administrar melhor o uso da energia.  

automação
Living com sistema de automação (Projeto: Ilana Santiago)

“Uma casa inteligente é uma casa sustentável.”

Li esta frase numa explicação de um técnico expert em automação, uma afirmação com a qual eu concordo plenamente. Apenas faço a correção para que seja uma visão mais ampla, estendida  para os ambientes comerciais e industriais também, pois o desperdício deve (e pode) ser evitado de todas as formas, e nisso a automação é a principal ferramenta aliada. Com seu potencial de comandos e funções, tudo pode ser gerenciado e controlado de forma racional e planejada.

Se sua intenção é buscar gradualmente conhecer estes sistemas e  funcionalidades e implantar no seu dia a dia um oceano de facilidades e gerar uma bela economia, meu conselho é que busque uma empresa séria e comprometida para elaborar um plano (ou projeto) e estudar a viabilidade disto o mais rápido possível. 

Da mesma maneira que hoje falamos em automóveis híbridos, a automação é uma realidade; no mundo contemporâneo a tecnologia é essencial para tudo, principalmente para gerenciarmos tempo e recursos. Fazendo o investimento correto, o sistema acaba por se pagar em um espaço médio de tempo e o resultado a longo prazo é só positivo. 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *