08.02.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O teatro grego está localizado em uma antiga pedreira (Foto: Bárbara Cassou)

Um teatro grego escondido nos pontos turísticos de Barcelona

calendar-blank-line
08.02.2021
Uma joia escondida entre os pontos turísticos de Barcelona, o teatro grego hoje em dia é palco para encontro de jovens locais. Confira mais!
minutos de leitura

No meio de tantas obras famosas de Gaudí, Barcelona esconde um teatro grego ao ar livre, onde jovens moradores locais se encontram para tomar vinho e bater papo.  

Em catalão é chamado de Teatro Grec. Apesar de ter este nome, sua construção não foi feita pelos antigos gregos. O projeto foi concebido em 1929 pelos arquitetos Ramon Raventós e Nicolau Maria Rubió i Tudurí, especialmente para a Exposição Internacional de Barcelona, que se inspiraram no teatro Epidauro, um antigo teatro construído no século IV a.C. na Grécia. 

O teatro grego de Barcelona foi construído no bairro Montjuic, mais precisamente em uma antiga pedreira que ali habitava, onde a parede de pedra recortada virou cenário do palco do teatro. O bairro Montjuic abriga vários pontos turísticos famosos da cidade, como por exemplo o Pablo Español, o Museu Nacional de Arte da Catalunya, a Fundação Joan Miró, o Castelo de Montjuic e o Pavilhão Mies Van der Rohe e está localizado em uma parte alta da cidade, ganhando vistas incríveis para a capital catalã. 

Conheça melhor a arquitetura do Pavilhão Mies Van der Rohe e as intervenções artísticas que ali acontecem

teatro grego em barcelona
Aberturas do edifício concebem vistas para paisagens e edifícios importantes da cidade (Foto: Bárbara Cassou)

O teatro grego pode chegar a abrigar 1900 espectadores para shows e concertos ao ar livre, no total de 460 metros quadrados. Porém, hoje em dia, é mais usado por jovens locais, que aproveitam os finais de semana de sol para se reunir com os amigos, fazer piquenique, tomando um bom vinho sentados nas escadarias do teatro. 

teatro grego em barcelona
Jardins que fazem parte do complexo do teatro grego (Foto: Bárbara Cassou)

Jardins fazem parte do complexo do teatro ocupando uma superfície de 1,65 hectares, que foram apelidados de Rosaleda de Amargós, em homenagem a Josep Amargós, arquiteto que realizou o primeiro projeto de urbanização do bairro montanhoso de Montjuic.

O teatro e os jardins estão sobre uma colina, onde a entrada se dá pela rua Paseo de Santa Madrona, através de uma grande escadaria de pedra. Pérgolas de madeira com trepadeiras completam o paisagismo do local. Um edifício branco também faz parte do complexo, onde suas aberturas enquadram vistas de paisagens e edifícios importantes de Barcelona.

teatro grego em barcelona
Entrada principal do teatro grego que fica em cima de uma colina no bairro Montjuic (Foto: Bárbara Cassou)

Desde a sua abertura, o teatro passou por várias mudanças: de 1932 à 1968 foi palco de espetáculos de dança, música, ópera, representações folclóricas e teatros; de 1969 à 1972 permaneceu fechado; de 1973 à 1975 passou a ser administrado por uma entidade privada e em 1976 voltou a ser gerenciado pela prefeitura, quando a mesma inaugurou o primeiro Festival Grec.

O Festival Grec acontece até hoje durante o verão (entre julho e agosto). Já no restante do ano, permanece aberto para visitações e encontros de jovens locais. 

teatro grego em barcelona
O Teatro Grec de Barcelona foi inspirado no teatro Epidauro (Foto: Bárbara Cassou)

Em uma cidade como Barcelona, que é famosa pela Sagrada Família e todas as demais importantes obras de Gaudí, o Teatro Grec é uma joia que fica escondida, mas que é muito bem aproveitada pelos moradores locais. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Um teatro grego escondido nos pontos turísti...

Um teatro grego escondido nos pontos turísticos de Barcelona

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies